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terça-feira, 1 de março de 2016

PLANO DE AULA - AVALIANDO O DESENVOLVIMENTO



O QUE É: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO?

É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico.






Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas. Podemos definir:
  • Crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
  • Desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.
Como se pode ver, o conceito de desenvolvimento é mais qualitativo, pois inclui as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, violência, condições de saúde, alimentação, transporte, educação, higiene e moradia). Em suma, podemos afirmar que desenvolvimento econômico é algo que combina crescimento com distribuição de renda.
O Desenvolvimento de cada país depende de suas características próprias, tais como: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cultura, população e riquezas naturais. A Organização das Nações Unidas (ONU) usa os seguintes indicadores para classificar os países, segundo o grau de desenvolvimento: índice de mortalidade infantil esperança de vida média, nível de industrialização, grau de dependência externa, potencial científico e tecnológico, grau de alfabetização, instrução e condições sanitárias. De maneira geral, as mudanças que caracterizam o desenvolvimento econômico de uma cidade, região ou país, consistem no aumento da atividade industrial em comparação com a atividade agrícola, migração de mão de obra do campo para a cidade, redução das importações de produtos industrializados e das exportações de produtos primários e menor dependência de auxílio externo.

Conceitos
Desenvolvimento econômico e social, saneamento básico, longevidade, qualidade da educação, gráficos, tabelas, mapas, IDH, renda per capita, distribuição de renda, taxa de mortalidade infantil.

Objetivos
O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, descrever, produzir gráficos, tabelas e mapas de fenômenos socioeconômicos e compará-los. Também será capaz de associar esses fenômenos à distribuição espacial dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
  1. Coletar dados sobre escolaridade, taxa de analfabetismo, renda per capita, distribuição de renda, taxa de mortalidade infantil e expectativa de vida em alguns países;
  2. Organizar esses dados em uma tabela, por ordem alfabética;
  3. Transformar esses dados em gráficos, se possível a partir de algum programa de informática, organizando os dados a partir da maior ou menor intensidade do fenômeno;
  4. Dividir os países, a partir da análise dos gráficos e da tabela, nos seguintes grupos: com melhores indicadores sociais, com piores indicadores sociais e com indicadores sociais bons em algumas áreas e inadequados em outras;
  5. Pesquisar sobre as atividades econômicas (e a distribuição da População Economicamente Ativa - PEA) mais importantes dos países com os melhores e piores indicadores sociais e sobre os percentuais (em relação ao PIB) de investimento em saúde, educação, saneamento básico, etc.
  6. Estabelecer relações entre os países dos diferente grupos e propor uma teoria para explicar as diferenças quanto ao nível de desenvolvimento.
Estratégia
  1. Dividir a sala em grupos. Cada grupo ficará encarregado de pesquisar sobre alguns países de diferentes níveis de desenvolvimento (o ideal é que sejam de diferentes continentes);
  2. Pesquisar e ler  textos sobre o tema;
  3. Cada grupo, no decorrer da pesquisa, deverá expor como e onde pesquisou e como organizou os dados, estabelecendo uma cooperação entre os diferentes grupos;
  4. Os alunos deverão organizar um texto comparando o resultado de suas pesquisas com a classificação de IDH da ONU, expondo a metodologia de pesquisa e as conclusões de cada grupo.
Conclusão da atividade
  1. Fazer um debate sobre os caminhos para o desenvolvimento, tomando por base a pesquisa e os conhecimentos sobre o Brasil;
  2. Fazer uma exposição sobre situações extremas de desigualdade social.

Referências
carlosescossia.com  /  economiaerealidade.com/ Wikipédia.org
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