Pesquisar no blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

PLANO DE AULA - TRABALHANDO CHARGES/CARTUNS/ TIRINHAS/ CARICATURAS

As charges são temporais, pois refletem uma realidade imediata, enquanto os cartuns são atemporais, em geral retratam situações que transpõem a barreira do tempo. Assim, cuidado ao trabalhar o tema, visto que são verdadeiras joias, pois permitem analisar o contexto histórico, geográfico  e social. 



As charges, Cartuns, Tirinhas e Caricaturas, também são um meio eficiente de averiguar se os alunos estão conectados ao mundo que os rodeia. Esse questionamento é possível porque esses meios de comunicação abordam fatos ou acontecimentos, e para ser compreendida, exige que o aluno conheça os contextos sociais, econômicos, políticos ou culturais nos quais o autor se baseou para criar a imagem.
O objetivo : Exercitar a leitura da charge, tirinhas, cartuns e caricaturas e sua contextualização. Para seu desenvolvimento sugere-se os seguintes passos:
  1. Selecionar uma charge atual que retrate uma situação polêmica;
  2. Pedir que os educandos verbalizem o que compreendem da charge em questão e para que procurem matérias no jornal que abordem o mesmo assunto tratado na charge. 
  3. Com base nas informações extraídas das matérias, juntamente com a leitura da charge, deve-se debater os valores sociais que as charges carregam, analisando a opinião nela expressa, e posicionando-se frente a essa opinião.
  4. A partir do debate outras atividades podem ser geradas. Desde novas charges a textos produzidos por eles













PARA SABER MAIS : CLIQUE AQUI