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terça-feira, 5 de abril de 2016

EVOLUÇÃO DA MOTOCICLETA

Motociclo ou motocicleta ,também conhecida simplesmente por motoca ou moto, é um veículo de duas rodas e tração traseira - salvo raras excepções - É um meio de transporte bastante utilizado devido ao mais baixo consumo de combustível e por ter um preço mais acessível que a maioria dos automóveis. Entretanto, há motos que consomem mais combustível do que muitos automóveis, variando, entre outros fatores, com a cilindrada do motor.




Além de um meio de transporte, a motocicleta pode ser usada por áreas como desportos (Superbike, Motocross, Supermoto, moto GP e Rali), lazer (Motoclube), utilitária (Motoboy) e como veículo militar.  A motoca começou como magrela, passou por duas guerras mundiais, conquistou Manaus e a América. Agora, o futuro ao hidrogênio pertence. 


O CICLO DA MOTOCICLETA



1500 - O Esboço de Da Vinci
A novidade: Um esboço do que seria um veículo sobre duas rodas.
A máquina: Desenhado por volta de 1500, o projeto incluía manivelas, pedais e transmissão por corrente, algo que só seria inventado 3 séculos depois.


1790 - O pai de todas 
A novidade: Um veículo sobre duas rodas. 
A máquina: O projeto do francês conde de Sivrac tinha rodas unidas por uma tábua de madeira onde o condutor se sentava. O movimento vinha do impulso dos pés no solo.

1817 - Assumindo o comando
A novidade: Fazer curvas! E pedalar!
A máquina: Com um eixo vertical na roda, o barão Drais inventou a magrela com curvas – antes, o guidão não se mexia. Seu modelo seguinte incluiria pedais – a engenharia era a mesma de Da Vinci.

1869 - Passeio sem força
A novidade: Um motor.
A máquina: A paternidade é disputada pelo americano Roper, que fez, mas não patenteou; e pelo francês Perreaux, que patenteou, mas não fez.

1885 - Força na traseira
A novidade: A propulsão que usamos até hoje.
A máquina: Pedais, corrente, coroa na roda traseira. Todo o sistema que faria as motos andar estava aqui – com a exceção do motor.

1885 - Motor explosivo
A novidade: Um motor decente.
A máquina: Gotlieb Daimler (o mesmo da Daimler-Benz) acoplou um motor de combustão aos modelos já existentes. Agora as motos atingiam incríveis 6 km/h.

1887 - A roda reinventada
A novidade: Pneus!
A máquina: O filho do escocês John Boyd Dunlop reclamava da vibração nas rodas de madeira. Papai então criou um tubo de borracha oco que inflava com uma bomba de ar.

1894 - Esquema industrial
A novidade: A primeira fábrica de motos.
A máquina: Bom para a história, ruim para os donos: a Hildebrand & Wolfmüller vendeu apenas algumas centenas de suas motos caras e cheias de problemas. A empresa foi para o vinagre em 3 anos.

1897 - Os primeiras pegas
A novidade: Vamos ver quem chega mais rápido ali do outro lado.
A máquina: A primeira corrida aconteceu em Surrey, subúrbio de Londres. A velocidade se tornaria um laboratório de melhorias técnicas.


1900 - Descobrindo a América
A novidade: As motos chegam em casa.
A máquina: Nenhum outro lugar receberia as motos tão bem quantos os EUA. Uma década após o início da produção, mais de 20 montadoras já estavam em operação.

1914 a 1918 - O poder do mito
A novidade: A 1ª Guerra muda as motos.
A máquina: A Harley-Davidson é a principal fornecedora do Exército dos EUA. Os combates levaram a uma revolução tecnológica, em especial nos freios e na suspensão.

1939 a 1945 - Moto em guerra
A novidade: As grandes marcas entram em combate. A máquina: Cerca de 200 000 motos foram usadas em combate. Entre elas, a BMW R75 com sidecar, dos nazistas, e a WLA, produzida pela Harley com exclusividade para o Exército americano.

1951 - Nós temos motoca
A novidade: Uma brasileirinha.
A máquina: A Monark lança moto com motor de 125 cc. A fábrica ainda lançaria 3 modelos maiores (com motores da Checoslováquia) e o ciclomotor Monareta.


1955 - Anos dourados
A novidade: Descer a rua Augusta com uma lambreta nacional.
A máquina: Começam a ser montadas no Brasil as primeiras Lambrettas e Vespas, que marcariam os hábitos e costumes de toda uma geração.

1976 - A favorita
A novidade: O Brasil produz em massa.
A máquina: A Honda inicia a produção em Manaus. De lá sairiam quase 10 milhões de unidades – a marca é líder de vendas no Brasil e fabrica a CG 125, grande dama do motociclismo nacional.


1998 - Motovelocidade

A novidade: Acelerar a mais de 300 km/h.
A máquina: Há uma década esta é a mais rápida do mundo, com 320 km/h. Mas isso foi antes de os fabricantes concordarem em limitar a velocidade máxima a 300 km/h. Eles temiam uma chuva de processos por acidentes fatais com motos.

2007 - Cara de boazinha


A novidade: A moto do bem.
A máquina: As motos precisam de um futuro ecológico – elas poluem pelo menos 5 vezes mais do que um carro. Este protótipo a hidrogênio chega a 80 km/h e não emite poluentes. Seu único problema: o motor não faz barulho de moto.

2011 - moto ar comprimido
A novidade: ecologicamente correta.
A máquina: Austrália, apresentou o protótipo de uma moto movida a ar comprimido. A O2 Pursuit foi projetada por Dean Benstead, estudante de Desenho Industrial da Universidade RMIT em Melbourne, que diz querer “explorar a viabilidade do ar comprimido como fonte alternativa de energia”

2015 - A elétrica Italiana

A novidade; A italiana Piaggio,redefiniu o conceito de meio de transporte barato e estiloso desde o seu lançamento da Vespa, em 1946. 
A máquina: O motor da Me é um modelo elétrico de 1,5kW que não libera nem o odor nem o barulho – e nem os poluentes – da Vespa. Uma bateria de íon-lítio supre a scooter com energia suficiente para percorrer 80 quilômetros – ou até um pouco mais no modo “recovery”. Um painel retrofuturista em LED mostra quantos quilômetros ainda restam. Entre uma utilização e outra, a Me pode ser plugada diretamente em uma tomada de 220V, ou ter sua bateria removida para ser recarregada em outro lugar. uma espécie de molde para seu chassis, que é ao mesmo tempo robusto e ultraleve, para criar algo que parece um iPhone fazendo ioga. O material é um composto de poliéster reforçado com fibra de vidro, conhecido como “a fibra de vidro do futuro” e famoso por sua durabilidade e versatilidade.Esse material revolucionário permite que o modelo dispense a barra horizontal que marca as outras motocicletas, o que é bastante conveniente. O condutor também pode dirigir a roda de trás diretamente, em vez de usar uma correia, o que simplifica o design e a manutenção do veículo.


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