Pesquisar no blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O QUE É GUERRA


Em resumo, é um grupo de pessoas usando de violência para se impor sobre outro grupo. Guerra é um espectro de conflito envolvendo milhares de variáveis. Tiroteio entre gangues locais está no limite inferior desse espectro, e no entanto esses confrontos matam milhares de pessoas anualmente. No extremo superior estão nações planejando o controle do espaço. Morte e destruição se distribuem por esse espectro. Por exemplo, um homem armado com um abridor de cartas pode se apoderar de um avião, matando pessoas ocupadas no planejamento de guerra nuclear em escala global. A missão dos militares é lutar através desse espectro de conflito.
A História está repleta de conflitos entre aqueles que governam nações e pessoas que rejeitam esse governo. Todos os impérios enfrentaram contínuas rebeliões
A palavra 'guerrilha' surgiu para denominar a luta da população espanhola contra os exércitos de Napoleão. O termo terrorista foi usado para descrever o Viet Cong, em substituição ao termo mais antigo 'anarquista'. Antes disso, a palavra 'assassino' foi usada desde o tempo das Cruzadas para descrever os fanáticos muçulmanos que cometiam ataques suicidas.
Os avanços tecnológicos tornaram desnecessários exércitos maciços. Guerras poderiam ser travadas por um pequeno número de profissionais bem treinados equipados com armas e dispositivos de alta tecnologia coordenados através de 'Guerra centrada em redes'.
1.1 Modalidades de guerra segundo a intensidade do confronto

1.2 Modalidades de guerra segundo a abrangência do conflito

1.3 Modalidades de guerra segundo a forma ou desenvolvimento do confronto

1.4 Modalidades de guerra segundo a causa do confronto bélico, ou causus belis

1.5 Modalidades de guerra segundo o tipo de armas estratégicas utilizadas

2 Motivações

3 Os conflitos no tempo

4 Questões humanitárias

5 Curiosidades bélicas

6 Etimologia

7 Ver também



FONTE:
The Spectrum of Future Warfare', deCarlton Meyer /   http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...