Pesquisar no blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SUSTENTABILIDADE - RESUMÃO

Segundo a Wikipédia, sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Sustentabilidade nos dicionários estará definida como a capacidade de ser sustentável. Mesmo parecendo uma redundância; esse conceito quando aplicado em relação à atuação humana frente ao meio ambiente em que vive é plenamente compreendido e se assenta como uma luva. Nesse contexto, sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse maio. Assim, pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim. A partir dos diversos conceitos estudados, chega-se ao ponto de formular que a Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. 

Mas afinal de contas; O que é e o que quer dizer isso?
Desta forma, pode-se dizer que um empreendimento sustentável, devolve ao meio ambiente todo ou parte dos recursos que processou e garante uma boa qualidade de vida as populações que nele atuam ou que vivam nas imediações ou na área afetada pelo projeto. Garantindo assim, uma longa vitalidade e um baixo impacto naquela região durante gerações. Muito além das definições, o ideal de sustentabilidade total, onde toda a influência provocada, por um agrupamento humano ou em empreendimentos ainda é muito difícil. Mesmo assim, é importante ter em mente que adotar as práticas que transformem nossa presença em determinado lugar o mais sustentável possível é a única saída para determos a degradação ambiental que estamos experimentando nos últimos anos e as graves alterações climáticas que vemos causar grandes desastres em diversas partes do planeta. É necessário entender o que é sustentabilidade é muito mais conhecer seu significado bonito e orientado para empresas e organizações ligadas ao meio ambiente. É muito importante entender e saber que a adoção de práticas sustentáveis na vida de cada indivíduo é um fator decisivo para possibilitar a sobrevivência da raça humana e a continuidade da disponibilidade dos recursos naturais. Ao atuarmos de forma irresponsável e queimarmos indiscriminadamente nossos recursos naturais, sem dar tempo ao planeta para se recuperar, estamos provocando a escassez de recursos necessários a nossa sobrevivência e dificultando a vida de milhões de pessoas. Um exemplo clássico disso é a falta de água potável que muitas comunidades vem enfrentando em alguns países e que, se uma forma mais grave de escassez se manifestar, acabará causando guerras pela posse e conquista das fontes de água potável remanescentes. Se todos entendessem a importância da adoção de práticas sustentáveis desde muito cedo; todas essas alterações climáticas poderiam ser evitadas ou retardadas ao máximo e os recursos naturais estariam disponíveis e fartos por muito mais tempo. O que daria tempo para a humanidade buscar formas mais eficientes para resolver esses problemas em longo prazo. Ações aparentemente simples e de pouco impacto, quando tomadas por um grande número de pessoas, tornará a sustentabilidade uma realidade palpável e real em qualquer parte onde haja a presença humana e garantirá a sobrevivência de nossa espécie por muito mais tempo.

Organizações que preocupam com a sustentabilidade.

WWF-Brasil - "World Wildlife Fund" o que foi traduzido como "Fundo Mundial da Natureza".

É cada vez mais importante que as empresas tenham consciência de que são parte integrante do mundo e não consumidoras do mundo. O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que nós dependemos destes para a sobrevivência humana, para a conservação da diversidade biológica e para o próprio crescimento econômico é fundamental para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não em quantidade. O consumidor é cada vez mais consciente do peso ecológico e social de suas próprias escolhas. Assim, para a empresa garantir a satisfação dos consumidores ela terá, cada vez mais, que fornecer respostas coerentes a estes assuntos, reconhecendo a crescente sensibilidade do mercado às temáticas como a sustentabilidade e empenhando-se a atingir resultados positivos a favor do ambiente.  Empresas que queiram manter a competitividade ao longo prazo devem, portanto, responder às expectativas dos cidadãos-consumidores, valorizando o comportamento responsável. Para o WWF-Brasil a colaboração e as parcerias com o mundo privado representam um pressuposto essencial para um futuro sustentável, ajudando desta forma a trazer o conceito de sustentabilidade da teoria para a prática.




O Grupo Terra Viva - empresa familiar agrícola que gera valores nos campos social econômico, humano e ambiental de maneira sustentável, favorecendo o ser humano- tem em seus pilares que a sustentabilidade de seu desenvolvimento a médio e longo prazo resulta de 4 campos ou dimensões.




Para Grupo TERRA VIVA, os 4 campos da Sustentabilidade são definidos assim:
SUSTENTABILIDADE  ECONÔMICA

A dimensão econômica do desenvolvimento sustentável se refere aos efeitos das atividades da organização sobre as circunstâncias econômicas das partes interessadas e sobre os sistemas econômicos em nível local, nacional e mundial*.
= Gerar bons resultados para investir na  manutenção, inovação,  desenvolvimento e crescimento do próprio empreendimento, bem como  remunerar  seus  Colaboradores,  Fornecedores e  Acionistas adequadamente, produzindo com responsabilidade  sócio-ambiental e  atendendo às  necessidades  do  cliente/ consumidor.

=Focar a qualidade, a produtividade, o controle dos custos e o bom atendimento ao cliente, através do domínio técnico, da  busca de  processos e produtos cada vez mais sustentáveis** e do comprometimento consciente de todos visando bons resultados positivos.

=Ser  co-responsável,  através  de  seus negócios,  pelas  práticas adotadas ao longo da cadeia   de   interdependência econômica  com  os  seus   fornecedores   e  clientes   e  os  seus  efeitos  no  âmbito  da  sociedade da  qual  faz  parte.

=Investir em pesquisa e desenvolvimento tecnológico/produtivo focado na sustentabilidade**.

= Gerar  recursos,  para investir nas necessidades das  demais áreas: no desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas e da sociedade e na preservação/recuperação do  meio ambiente.
SUSTENTABILIDADE  AMBIENTAL

A dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável se refere aos efeitos das atividades da organização sobre os sistemas naturais vivos e não vivos, entre os quais terra, ar, água e ecossistemas.*
= Aprimorar  constantemente  as práticas  produtivas, visando  minimizar seus  impactos  negativos  sobre  a  natureza;

= Contribuir  ativamente para a preservação  e  recuperação  dos  recursos naturais  e  ambientais.

= Zelo  pela  terra, água  e  ar,  buscando  sua melhoria,  de  modo   harmonioso  e  equilibrado.

= Promover  a  conscientização  visando a  co-  responsabilidade  e  o  engajamento   de  todos da Empresa, na  preservação  do  meio  ambiente.

= Pesquisar e investir na busca de tecnologias, logísticas, recursos, processos e produtos cada vez mais sustentáveis**, incluindo o que é   agregado aos produtos, como embalagens, transportes, etc.

= Buscar alternativas para os resíduos produzidos e adquiridos, através da redução/ recusa, reutilização ou  reciclagem destes.

= Focar a conscientização e as práticas ambientais junto a todos aos quais estamos ligados na cadeia produtiva.
SUSTENTABILIDADE  SOCIAL


A dimensão social do desenvolvimento sustentável se refere aos efeitos das atividades da organização sobre os sistemas sociais dentro dos quais ela opera.*

= Ter  uma  gestão que  prioriza   a   relação  ética  e transparente  com  todos  os  públicos com  os  quais  se  relaciona, respeitando  a  diversidade  e adotando práticas  compatíveis com  o  desenvolvimento sustentável**  da  sociedade.

= Contribuir  para  o  desenvolvimento educacional, social e cultural  principalmente  das  futuras gerações, nas Comunidades em que fazemos parte.

= Gerar oportunidades dignas de trabalho para as Comunidades onde estamos inseridas.

= Contribuir para a diminuição das desigualdades sociais através de projetos e ações  que promovam a conscientização e  melhoria  da  qualidade  de  vida  das famílias e suas comunidades (saúde, educação,  moradia,  lazer,  etc).

= Apoiar iniciativas sociais externas que visam o desenvolvimento da vida social.

= Cumprir a legislação vigente e contribuir  regionalmente para uma legislação mais justa e coerente.
SUSTENTABILIDADE  HUMANA

A dimensão humana do desenvolvimento sustentável se refere aos efeitos das atividades da organização sobre a qualidade de vida de seus colaboradores (adaptação do *)
=Oferecer remuneração competitiva (direta e indireta), mais justa e adequada  à contribuição/trabalho dos Colaboradores.

= Zelar por atividades laborais e relacionamentos que preservem  a  integridade  física, psíquica e social.

= Contribuir pela qualidade de vida dos Colaboradores em todos os seus aspectos físicos, psíquicos e sociais priorizando a conscientização e as ações pró-ativas.

= Adotar  procedimentos  e  ações      para a  formação  de  Comunidades  de  Trabalho, orientadas  pelo princípio  de  equivalência  e  valorização  dos Colaboradores.

= Promover  a   inquietação criativa/inovativa nos Colaboradores, através de uma gestão pedagógica e participativa, bem como através de processos inovativos, de melhoria e de desafios  contínuos.

= Oferecer oportunidades  de   crescimento  e  desenvolvimento  do potencial  humano e espiritual  de  seus  Colaboradores.

= Disseminar,  vivenciar e exigir a prática de  valores  éticos  e  morais em todas as relações.

FONTE:
www.ecologiaurbana.com.br /http://www.suapesquisa.com.br/ http://www.wwf.org.br/ ttp://www.terraviva.agr.br/ http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário: