segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

BIODIVERSIDADE EM PERIGO


O MAPA QUENTE DA BIODIVERSIDADE. ALGUMAS REGIÕES DO PLANETA SÃO MAIS RICAS EM BIODIVERSIDADE. ELAS EXIGEM AS AÇÕES MAIS URGENTES PARA PRESERVAR A RIQUEZA DAS ESPÉCIES.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA - O MELHOR DE 2012



DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA ATINGE MENOR ÍNDICE
A notícia, fresquinha, foi divulgada no fim de novembro pelo Ministério do Meio Ambiente
.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ACIDENTE COM ANIMAIS PEÇONHENTOS




Os acidentes com animais peçonhentos aumentam 30% no período de calor e chuvas, principalmente de dezembro a março. Os dados, do Instituto Butantan, mostram ainda que entre os acidentes mais comuns estão as picadas de serpentes (principalmente da jararaca) e de escorpiões.
 
 
 
 “No Brasil, a espécie mais comum nos acidentes é a jararaca, em função da quantidade e variedade de espécies que o país tem. Em segundo lugar vem a cascavel. A jararaca causa mais acidentes, mas é a que menos mata, apesar de deixar sequelas às vezes graves. A cascavel, apesar de causar poucos acidentes, é a que mais mata”, destaca o biólogo e diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto. As mortes causadas pela cascavel ocorrem, segundo ele, em função do tipo de ação do veneno, que pode provocar insuficiência renal aguda.


De acordo com o Instituto Butantan:

Em caso de picadas de cobras deve-se, em primeiro lugar, manter a calma, lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão, dar bastante água à vítima para manter a hidratação e procurar o serviço médico o quanto antes. Se possível, deve-se manter erguida a parte atingida. Em hipótese alguma, por mais que seja prática comum, deve-se amarrar, cortar, sugar ou colocar qualquer outro tipo de produto sobre o local do acidente, ou beber qualquer outro líquido que não seja água. Também não se deve tentar tocar no animal sem a ajuda de uma pessoa qualificada.

Quanto à ferroada de escorpião, a primeira medida a ser adotada é colocar compressas de água morna sobre a ferida. O procedimento ajuda a aliviar a dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo. Em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas, é importante não mexer no ferimento e procurar atendimento médico imediatamente.



Para evitar os acidentes, o Butantan recomenda manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, não acumulando entulho e lixo doméstico; aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas; vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque e ralos de chão com tela ou válvula apropriada. Também é recomendável colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar aparecimento de baratas, moscas e outros insetos, que são o alimento predileto de escorpiões; examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las; andar sempre calçado e usar luvas de couro ao trabalhar com material de construção e lenha.
O Hospital Vital Brazil, do Instituto Butantan, disponibiliza um telefone de orientação em casos de emergência e acidentes com animais peçonhentos. O serviço funciona 24 horas e orienta sobre o local mais próximo para atendimento. O telefone é o (11) 2627-9529.  Dicas de prevenção também podem ser encontradas no http://www.butantan.gov.br .CLIQUE AQUI

Fonte: Bruno Bocchini/ Agência Brasil

TATU-BOLA O MASCOTE DA COPA 2014



O NOSSO  POKEMON E SUA POKEBOLA

Mascote da Copa do Mundo de 2014 classificado como espécie “vulnerável” em uma tabela internacional de animais em risco de extinção, o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) será rebaixado para a categoria “em perigo de extinção”, um nível mais próximo da extinção. Poderá ser extinto em 50 anos. 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CACHAÇA



Como é feita a cachaça?
A cachaça é o caldo de cana fermentado e destilado. A cachaça teria sido inventada ao acaso, no Brasil colonial e açucareiro. A boa caninha tem os seus segredos. Como na escolha da uva para o vinho, conta aqui boa qualidade da cana.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FLORESTA ESTACIONAL SEMPRE VERDE

 
Também chamada de Floresta Estacional Perenifólia, a vegetação se caracteriza pela manutenção de uma coloração muito verde, mesmo em períodos de estiagens. Localizada apenas no estado de Mato Grosso- Brasil.

domingo, 16 de dezembro de 2012

CONFERÊNCIA DO CLIMA DE DOHA



ENTENDA O QUE FOI APROVADO NA CONFERÊNCIA DO CLIMA DE DOHA.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

COMO CONSTRUIR UMA HABITAÇÃO NUMA ILHA DESERTA



Vai que um dia você vai parar em uma ilha deserta... Não adianta ter decorado os episódios de Lost. Para sobreviver, tem que ter disposição e habilidade.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ATOL DAS ROCAS - BRASIL

 
Mergulhe no atol das Rocas, um santuário ecológico visitado por milhares de peixes e aves - e nenhum turista. Paraíso atlântico.

domingo, 9 de dezembro de 2012

O QUE ESTÁ HAVENDO COM O CLIMA?

Seca, enchentes, nevascas... O que está havendo com o clima? Não é de hoje que é impossível prever e controlar o tempo. Não é de hoje também que tragédias naturais matam muita gente. Será que você não devia estar mais preocupado com isso?

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

BUTIÁ


BUTIÁ é a designação comum às palmeiras do gênero Butia, nativas da América do Sul. Às margens da Lagoa dos Patos, butiazal ocupa 800 hectares no RS.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FLORESTA AMAZÔNICA PERDEU 240 MIL KM²


http://ia.nspmotion.com/tracking/?p=87622&sc=20152&r=
Entre 2000 e 2010, a floresta amazônica, distribuída por nove países da América do Sul, perdeu o total de 240 mil km² devido ao desmatamento, o equivalente a uma Grã-Bretanha.

DICAS PARA CONSERVAR ALIMENTOS



Os fazendeiros do Ecology Center elaboraram uma longa lista de formas de armazenar alimentos sem usar plástico, evitando que feiras livres e clientes descartem lixo não degradável. A seguir, algumas dicas para acondicionar frutas e legumes.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

DESENHOS PARA COLORIR - NATAL




Que tal atividades de natal para colorir na sala de aula para seus pequenos, são diversos desenhos com temas natalinos para ajudar seu alunos a entender esta data tão especial.



domingo, 2 de dezembro de 2012

A TERRA É MUITO LOUCA



Vulcões de lama, rio cor-de-rosa, floresta de pedra e árvores coloridas... Acredite. Isso tudo não faz parte de um filme de ficção científica, mas existe de verdade.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ATÉ QUE ENFIM, FÉRIAS!



Viaje sem esquecer a sustentabilidade.FÉRIAS, finalmente elas estão chegando e você já deve estar planejamento qual roteiro irá fazer. Praias, montanhas, fazendas, parques ecológicos, cidades, museus, ou mesmo ficar em casa a deriva do tempo e do ócio.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

COMO REUTILIZAR BORRA DE CAFÉ E SAQUINHO DE CHÁ

Em geral, os grãos de café e as folhas de chá empreendem uma longa viagem até chegar à mesa da cozinha – e nada mais justo que honrá-los com outras tarefas antes de condená-los à lata de lixo. Além de serem reaproveitados na compostagem, eles ainda podem ser muito úteis depois de cumprirem sua missão.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

AMAZÔNIA - UM BASTA NA DEVASTAÇÃO

A história da ocupação da Amazônia brasileira tem sido triste, mas ainda há tempo para construir um final feliz. A Amazônia não precisa de obras faraônicas para se desenvolver.

sábado, 24 de novembro de 2012

COMO SURGIU O DINHEIRO


A história do dinheiro inclui alguns sucessos imediatos e uma série de fracassos vergonhosos.
A busca de uma convenção para medir riquezas e trocar mercadorias é quase tão antiga quanto a vida em sociedade.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

NOVO VIZINHO




Estudo traz os primeiros dados sobre o Makemake, planeta-anão do Sistema Solar descoberto em 2005.

ÁRVORE SANGUE DE DRAGÃO

Segundo uma lenda árabe, um elefante e um dragão lutaram até a morte na ilha africana de Socotra, a sudeste do Iêmen, fazendo brotar lá uma árvore cuja seiva é vermelha como sangue.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ORIGEM DOS NOMES DOS PLANETAS


A mitologia greco-romana domina o Sistema Solar porque o céu era associado a deuses na Antiguidade. E porque isso ajuda a evitar possíveis polêmicas religiosas ou políticas.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

URUBU DO BRASIL



Muita gente acha o urubu um bicho detestável. É verdade que ele come carniça, adora lixo e é meio sinistro. Mas também é ecologicamente correto. Como se alimentam de carne em estado de putrefação, são extremamente importantes para o equilíbrio ecológico, pois evitam a disseminação de doenças.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

TERREMOTOS II - PORQUE, ONDE, COMO?


Poucas catástrofes naturais são tão devastadoras quanto os terremotos. Mas o que mata não é o tremor do chão, e sim as coisas que o homem constrói em cima dele.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

GEOPARK QUADRILÁTERO


 
Em meio a uma região de grande expansão imobiliária e extração mineral, o projeto de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela deve proporcionar a região metropolitana de Belo Horizonte mais uma área de preservação ambiental, com grande potencial turístico.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

OPILIÃO, O PAPAI PROTETOR


Ficar no ninho, protegendo os ovos, enquanto a fêmea vai cuidar da vida, não é nenhum problema para os opiliões da espécie Iporangaia pustulosa. Na verdade, esta é uma estratégia para fugir de predadores e atrair outras fêmeas para o ninho.

domingo, 11 de novembro de 2012

SABOR BRASILEIRO: FRUTAS DO BRASIL

O exotismo e a diversidade das frutas do Brasil, um país que aprendeu a se identificar com ilustres estrangeiras como a banana e o coco-da-baía e conhece pouco suas delícias escondidas nas matas e nos campos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CORUJAS, RAINHAS DA ESCURIDÃO



A natureza fez delas excelentes caçadoras, graças à plumagem e à visão e audição privilegiadas. Os mesmos atributos que garantem sua segurança. De olhar profundo e penetrante, as corujas parecem ameaçadoras e, embora inofensivas, são cercadas por lendas e superstições.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A VIDA NOTURNA DOS ANIMAIS

Morcegos, sapos, cobras, lobos, corujas, gambás - uma infinidade de animais desperta para a luta quando a noite cai. Graças a atributos especiais, tomam conta de um mundo onde o homem vale pouco.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

LIVRO NEGRO - MONSTROS ALIENÍGENAS



É uma história digna de um filme de Halloween. Uma praga de formigas alienígenas se alastra por um país, atacando tanto seres humanos quanto a vida selvagem, deixando um rastro de mortes.

BICHO ESTRANHO - CAVALO MARINHO



A fêmea toma a iniciativa do namoro, o macho dá à luz os filhotes. Não têm boca, mas comem muito. Têm características de muitos animais, mas na verdade são apenas peixinhos.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

COMO AS OSTRAS FAZEM PÉROLAS?


A maioria das joias são confeccionadas usando-se metais preciosos e pedras preciosas encontradas no solo, porém as pérolas são encontradas dentro de uma criatura viva, a ostra. As pérolas são resultado de um processo biológico - é a maneira da ostra se proteger de substâncias estranhas.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SAPO DE KIHANSI



Sapo considerado extinto na natureza vai ser reintroduzido na Tanzânia. O animal foi visto pela última vez na natureza em 2004, e é considerado extinto desde 2009 pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

sábado, 27 de outubro de 2012

ANIMAIS FANTASMAS

Elas podem parecer fantasmagóricas, muitas vezes belas e, na maioria dos casos, surpreendentes. Apesar da aparente fragilidade, as criaturas transparentes são, em vários casos, mais antigas que os dinossauros.

LIVRO NEGRO - CORES MORTÍFERAS





Nos sapos das florestas úmidas, a ciência está descobrindo as formas e os tons mais elegantes da natureza. E também os venenos mais violentos do reino animal.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VAMOS MERGULHAR


FUNDO DO MAR EM FIJI E TONGA
O arquipélago de Fiji consiste de 322 ilhas, um terço das quais são desabitadas. é um país insular da Oceania.

PESCA PROIBIDA

A pesca de pelo menos duas espécies de peixes está proibida no país. Instrução do governo federal.A medida se baseia no declínio da população dos peixes e nos sérios riscos de extinção.
Quem desrespeitar a proibição está sujeito está sujeito a apreensão da espécie e multa.

CACHORRO-VINAGRE



Cachorro-vinagre é visto em Minas Gerais depois de 170 anos
Uma rara espécie encontrada em Minas Gerais somente em 1842, quando foi descrita pelo dinamarquês Peter Lund, foi registrada recentemente no Parque Estadual Veredas do Peruaçu, no Cerrado mineiro.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

IDEIAS PARA APROVEITAR RESTOS DE HORTALIÇAS

Mais pessoas querem consumir mais hortaliças e ter uma alimentação melhor, mas quando vão a um mercado orgânico ou recebem uma caixa de verduras de uma cooperativa, muitas vezes não sabem o que fazer com produtos menos corriqueiros, nem com as folhas, raízes ou talos das hortaliças em sua forma natural.

domingo, 21 de outubro de 2012

QUE VOLTEM AS BORBOLETAS

O manacá de cheiro era presença certa nos quintais das casas das vovós do início do século 20. Hoje não é tão fácil encontrar essa espécie nativa da Mata Atlântica em quintais, porque boa parte desses lotes cheios de pomares e flores deu lugar a apartamentos.

sábado, 20 de outubro de 2012

LIVRO NEGRO - INSETOS VAMPIROS


A galeria mostra insetos e outras classes de animais que ganham a vida se alimentando do sangue de outras espécies, geralmente de maior porte.A ciência os conhece como hematófagos, mas Hollywood os chamaria de vampiros.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

GÊISER


Um raro espetáculo. Existem menos de 1000 gêiseres.
A região campeã é Yellowstone, parque americano, com 400. A península de Kamchatka, na Rússia, tem quase 200. O vale de El Tatio, no Chile, 50. A ilha Umnak (Alasca), a ilha Norte da Nova Zelândia e a região de Hveavellir, na Islândia, têm cerca de 15 cada uma.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O MUNDO DE AGITA



Terremotos, erupções vulcânicas, secas e inundações abalam periodicamente a Terra. Por que isso acontece? Onde entra o homem nesse processo? É possível prevenir as catástrofes?

domingo, 14 de outubro de 2012

BORBOLETAS E SUAS MAQUIAGENS

Borboletas, mariposas e traças são seres frágeis e vulneráveis. Têm poucas defesas. Muitas sobrevivem só na base do disfarce. Outras se esmeram na beleza. Todas capricham no make-up.

OÁSIS


Em geografia, um oásis é uma área isolada de vegetação em um deserto, tipicamente vizinho a uma nascente de água doce. O local de um oásis tem sido de importância crítica para rotas de comércio e caravanas nas áreas desérticas.