Vulcões de lama, rio cor-de-rosa, floresta de pedra e árvores coloridas... Acredite. Isso tudo não faz parte de um filme de ficção científica, mas existe de verdade.
Existem vulcões de lama! Apesar de não serem considerados perigosos, é melhor não ficar perto se um deles entrar em erupção. A cada 20 anos, um deles explode com muita força e dispara gases, rochas fundidas e lama. Dependendo do tamanho, ele pode jorrar detritos a alturas de até 700 metros.
Onde: Mais de 300
vulcões de lama podem ser encontrados no Azerbaijão (na Ásia).
A Morning Glory Pool é uma colorida piscina de água quente. No centro, a cor
azul é causada por uma bactéria. Já o tom amarelado das bordas tem a ver com a
decomposição de lixo que as pessoas jogam dentro dele.
Esta paisagem que mais parece um filme de ficção científica é bem real! Trata-se do Rio Tinto. A cor da água têm uma explicação: desde tempos remotos, o rio sofre as consequências da exploração de ouro, que contaminou as águas e fez com que o líquido ficasse com um tom avermelhado.
Onde: Andaluzia
(Espanha).
A geleira Taylor é bem bizarra. De dentro dela, por um orifício, escorre um
líquido de cor estranha. Isso acontece porque a água é rica em ferro e, em
contato com o ar, enferruja imediatamente. Daí, a cor laranja.
O efeito de lâmpadas dentro d’água rola graças à uma colônia de bactérias! São
as marinhas Vibrio harveyi, que têm formato de bastão e produzem uma luz
azulada incrível.
Onde: Oceano Índico.
Onde: Oceano Índico.
O Lago Retba tem essa cor por dois motivos: muito sal e algas. Ele é infestado
com uma microalga que adora comer sal. Ao se alimentar, ela produz um pigmento
vermelho que deixa a água rosada.
Onde: Senegal (África ocidental)
Onde: Senegal (África ocidental)
Os morros são cobertos por terras incrivelmente coloridas, que se formaram há milhares de anos graças a rochas vulcânicas que resfriaram em temperaturas diferentes. O resultado é uma diversidade nunca vista de areia multicor!
Onde: Vila de
Chamarel (Ilhas Maurício, no Oceano Índico).
FLORESTA FEITA DE PEDRA
Parece mentira, mas existe mesmo. A Floresta de Pedra é o resultado de um grande bloco de rocha jurássica que não se dissolveu por igual e originou um labirinto de torres afuniladas. Muitos animais vivem nessa selva, como um estranho lêmure de pernas longas.
Onde: Madagascar
(África)
Nem só pedras caem do céu numa chuva de meteoros. A star jelly (geleia das estrelas) é uma gosma nojenta que já foi vista em diversos países do mundo. Não se sabe ao certo como ela se forma, mas uma das hipóteses é a da multiplicação de células de microrganismos parecidos com fungos. Eca!
Onde: Reino Unido e outros países.
No Oceano Índico, encontrase a mais fantástica e bizarra ilha do planeta: Socotra. Lá existem plantas e animais que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo. Umas das mais estranhas é a Dracaena cinnabari, uma árvore em forma de guarda-chuva com seiva vermelha.
Onde: Ilha Socotra (Oceano Índico).
O rio Mekong cospe fogo. Ele solta bolhas avermelhadas que sobem em direção ao céu e depois desaparecem. Uma das teorias diz que o rio solta bolhas de gás metano - ele produz fogo quando chega à superfície e entra em contato com o ar. Mas ainda não se a teoria está correta.
Onde: Países asiáticos.
Em erupção há mais de 100 anos, o vulcão Erta Ale se tornou um lago de fogo. Isso porque ele expele lava constantemente e, em contato com o ar, ela seca e forma um crosta fina transparente que esconde o magma quente embaixo.
Onde: Etiópia
(África).
Isso mesmo! Os vulcões também existem no fundo do mar. E a Fossa Cayman é a mais profunda delas. De lá saem, em vez de lavas, águas muito, muito quentes!
Onde: Mar do Caribe
(Estados Unidos)
ÁRVORE ARCO-ÍRIS
A Rainbow eucalyptus já nasce assim mesmo, multicolorida. Todos os anos, a árvore mostra uma casca bem verde. Ela escurece, amadurece e ganha cores diferentes, como azul, roxo, laranja e marrom.
Onde: Ilhas da Indonésia, na Ásia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!