Pesquisar no blog

sábado, 16 de maio de 2020

O QUE É MINERAR

Das máquinas modernas às mais simples presentes em nosso cotidiano, passando pelos materiais que edificam nossas casas, os minerais estão presentes em todos os bens produzidos na atualidade, seja direta ou indiretamente. Sem a mineração, a vida moderna não seria possível. Por isso, devemos sim cobrar de empresas mineradoras que realizem suas atividades de forma sustentável e que tenham contrapartidas compatíveis com o inevitável impacto ambiental causado por elas. Devemos enxergar o importante papel social e econômico da mineração, reconhecer suas atividades e necessidade.




A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MINERAIS PARA A HUMANIDADE 


Assim como a agricultura, a mineração é uma das primeiras indústrias básicas da civilização, sendo a agricultura a primeira e a mineração a segunda atividade da espécie humana. A importância da mineração para a humanidade remonta desde a pré-história, quando os recursos minerais eram utilizados para a confecção de ferramentas para a caça e pesca, armas para a guerra (bronze e ferro); ornamentos (pedras e metais preciosos), construção civil (areia, argilas, pedras, etc...), bem como moeda (ouro, prata e cobre) destinada à diversas transações comerciais. 
A partir da Revolução Industrial, outros minérios ganharam importância tais como aqueles utilizados pela indústria do aço (minérios de ferro e manganês, carvão mineral, etc.), geração de energia térmica e elétrica (carvão mineral e petróleo), combustíveis para veículos diversos (carvão mineral e petróleo), indústria eletroeletrônica (cobre, alumínio, silício, nióbio, ouro, etc...), indústria química (cloretos, nitratos, fosfatos, etc...) e, mais recentemente, energia nuclear gerada por minerais radioativos (eletricidade, medicina e armas nucleares). 
Um bom exemplo da importância dos recursos minerais do nosso cotidiano é uma casa, onde todos os utensílios que a compõem provêm dos recursos minerais.


MINERAÇÃO 

A mineração envolve procedimentos que vão desde a procura e descoberta de ocorrências minerais com possível interesse, até o reconhecimento do seu tamanho, forma e valor econômico. As fases de prospecção e pesquisa mineral poderão revelar dados promissores para a futura lavra, se demonstrarem a existência de reservas econômicas capazes de suportar um empreendimento de natureza industrial. A mineração engloba ainda o transporte, o processamento e a concentração dos minérios e toda a infraestrutura necessária a estas operações, dando lugar aos processos da metalurgia e da indústria transformadora. 
A mineração compreende diversas fases que estão interligadas entre si e são descritas a seguir: 
  • Prospecção e Pesquisa Mineral – ela se inicia com a procura do bem mineral, visando definir áreas com indícios de ocorrência. É seguida pelo estudo mais profundo da ocorrência mineral descoberta, visando qualificar e quantificar as reservas minerais existentes, bem como definir o seu valor econômico. 
  • Lavra de Jazidas – é a fase onde começa o aproveitamento econômico / industrial da jazida. Pode ser desenvolvida a céu aberto ou em subsolo, envolvendo basicamente as seguintes operações unitárias: perfuração, desmonte, carregamento e transporte. 
  • Beneficiamento de Minérios – abrange a transformação física do minério bruto em produtos minerais (concentrados) com especificações técnicas bem definidas e compatíveis com as exigências do mercado consumidor. 
  • Recuperação Ambiental – é a fase final de preparação para a devolução das áreas utilizadas e degradadas pela mineração à comunidade, ao governo ou a particulares. Com estas fases fecha-se o ciclo da mineração com responsabilidade ambiental, passando a mineração a ser encarada como uma atividade meio e não como atividade fim como era no passado. 


PROSPECÇÃO E PESQUISA MINERAL

Pode-se conceituar prospecção mineral como sendo a ciência de rastrear, localizar e avaliar ocorrências minerais. Os trabalhos preparatórios para uma prospecção mineral começam com estudos de mapas topográficos e geológicos, e com a pesquisa bibliográfica aproveitando publicações e relatórios disponíveis.
Entende-se por pesquisa mineral a execução dos trabalhos necessários à definição da jazida, sua avaliação e a determinação da exequibilidade do seu aproveitamento econômico. A pesquisa mineral compreende, entre outros, trabalhos de campo e de laboratório, tais como levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala conveniente, estudos dos afloramentos e suas correlações, levantamentos geofísicos e geoquímicos de detalhe, abertura de escavações visitáveis e execução de sondagens no corpo mineral, amostragens sistemáticas, análises físicas e químicas das amostras e dos testemunhos de sondagem, ensaios exploratórios de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis, para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento industrial. 

LAVRA DE JAZIDAS

Entende-se por lavra o conjunto de operações coordenadas objetivando o aproveitamento industrial de uma jazida, a começar da extração das substâncias minerais úteis que contiver até o seu beneficiamento. Os trabalhos de lavra se dividem basicamente em duas fases: o desenvolvimento e a lavra propriamente dita. Deve-se proceder a uma preparação do local, dentro de um determinado planejamento, envolvendo uma série de operações e atividades denominadas desenvolvimento. Trata-se de uma fase que envolve investimentos significativos e que, por segurança, deve ser iniciada somente após a certeza de posse da jazida. O planejamento de lavra, de uma maneira geral, envolve o estabelecimento de programas de trabalho de curto, médio e longo prazo exigindo basicamente: 
  • Planos de trabalho de curto e médio prazo. 
  • Desenvolvimento de um inventário da mineralização. 
  • Escolha da técnica de planejamento. 
  • Estabelecimento dos parâmetros básicos. 
  • Estabelecimento do limite final da cava. 
  • Disposição de serviços. 
  • Seleção de equipamentos.

BENEFICIAMENTO DE MINÉRIOS 

O beneficiamento de minérios pode ser conceituado basicamente como sendo a ciência que transforma “pedras” em matérias primas para suprir os mais diversos ramos industriais. Na realidade, compreende um universo amplo e multidisciplinar, envolvendo diversos campos de engenharia e da ciência propriamente dita. Hoje em dia, poucos minérios brutos são passíveis de utilização direta como produto final. Na maioria dos casos necessitam de um determinado beneficiamento, utilizando essencialmente processos físicos, sem alterar a estrutura química dos minerais presentes. Os materiais assim obtidos são usualmente denominados concentrados.


RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

A mineração, independente do tipo ou característica do depósito mineral, causa diversos mudanças no meio ambiente. A lavra subterrânea torna a área  afetada superficialmente, ao contrário da lavra a céu aberto que, pela maior movimentação de materiais, impacta de maneira acentuada a superfície com significativas mudanças na topografia e estabilidade da paisagem, além da remoção e disposição de rocha estéril com as aberturas de cavas. A recuperação e reabilitação de áreas mineradas têm como objetivo primordial:

  • Proteção da saúde e segurança da comunidade. 
  • Minimizar ou eliminar o impacto ambiental. 
  • Permitir, no local, um uso produtivo similar ao original ou uma alternativa aceitável. 
  • Uso futuro da área, quando do fechamento da mina, a reabilitação e recuperação dos sítios minerados devem ser compatíveis com o uso futuro das áreas vizinhas. 
  • Restauração da área lavrada semelhante à área antes da lavra com a restauração do ecossistema nativo. 
  • Restauração da área lavrada com o retorno da vegetação nativa, restaurando as atividades anteriores à lavra, tais como: agricultura ou florestas nativas.
  • Desenvolvimento da área para usos significativos, mas diferentes do existente antes da mineração. 
  • Criação de uma nova forma de benefícios para a comunidade local. Ex.: áreas de lazer, habitação, florestas temáticas, agricultura, etc... 
Estes trabalhos geralmente compreendem os estágios de reconformação (recuperação) do solo e reconstrução de uma superfície estável; e a revegetação ou desenvolvimento do uso alternativo ao solo reconformado e construído. A recuperação de áreas mineradas deve, sempre que possível, ser executada através de um plano estabelecido antes da implantação da mina, e, à medida que as operações mineiras estejam sendo desenvolvidas, programas de controle e preservação ambiental devem ser implementados. Finalizadas as operações mineiras, iniciam-se os trabalhos de recuperação ambiental destas.


Para saber mais

Mineração Artesanal
Garimpo
Garimpo Ilegal



2 comentários:

  1. interessante.. pra mim mineração é somente destruição. nunca pensei pelo lado da necessidade, mas ism exploração

    ResponderExcluir
  2. Texto excelente e de alto teor didático e informativo. O processo de extração mineral é visto como destruidor da natureza. Mas, vive-se sob o poder do que a natureza nos presenteia. Da areia ao cimento.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...