Pesquisar no blog

terça-feira, 3 de julho de 2018

AGROTÓXICOS X ORGÂNICOS

Com a aprovação da “PL do veneno” pela comissão especial. A comida sem agrotóxicos entra em evidência no Brasil. Afinal, todo mundo quer ter assegurado seu direito a um alimento seguro e acessível – e, claro, sem veneno. Mas há muitos interesses em jogo e ainda não sabemos qual será o resultado final.


Se você já plantou alguma coisa na sua vida, sabe que ela pode ser atacada por pragas. Num contexto doméstico posso usar várias técnicas naturais para o controle das pragas. Porém num contexto de produção em massa isto não é possível. Usa-se os agrotóxicos, que acarretam em algum momento custos para saúde e meio ambiente, influenciando todo o ciclo saudável: solo, água, ar, flora e fauna. Quanto maior a carga de pesticidas maior os danos para o ser vivo e  o meio ambiente em si.
Uma das maiores críticas à produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos é de que, sem o uso dos venenos, seria impossível produzir comida para a população mundial em constante crescimento. Cada vez mais, sabemos que não vivemos só, fazemos parte de um grande ecossistema. Dessa forma, acredito fortemente que podemos usar a tecnologia a favor de um cultivo mais seguro e produtivo para todos, como o uso mínimo (ou, de preferência, nenhum) de defensivos agrícolas. E, se essa produção fortalecer o meio ambiente e se puder nos deixar mais conectados e saudáveis, melhor ainda. 

O que é, afinal, orgânico? 
Alimento orgânico é todo aquele produzido sem o uso de agrotóxicos ou defensivos agrícolas. Existem certificações apropriadas para que determinados produtos possam usar o selo de orgânico. Mas a verdade é que esse conceito vai muito além de, simplesmente, não utilizar agrotóxicos na produção. Para ser chamado de orgânico, o cuidado com o alimento é feito de maneira integral, desde o manejo da terra (sem o uso de fertilizantes químicos), até uma proposta de não-agressão da natureza e de preservação do meio ambiente. Assim, as técnicas para produção de orgânicos incluem o uso de compostagem orgânica, adubação verde e diversidade de culturas. Ou seja, não plantar apenas uma coisa num espaço enorme, mas, sim, diversas variedades – ao mesmo tempo ou com intervalo entre elas. 

Conheça o sistema de produção que tem por objetivo preservar a saúde do meio ambiente, a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. [CLICAR]

Agrofloresta, o que é isso? 
Produção agroflorestal consiste, basicamente, em cultivar plantas, juntas, que acabam por se defender entre si, sem muita intervenção humana. Há inúmeras formas de manejo que permitem que uma planta seja capaz de se defender de determinadas pragas. Além disso, os chamados “sistemas agroflorestais” são considerados consórcios de culturas agrícolas. Ou seja: algumas espécies podem ser usadas na recuperação de florestas e áreas degradadas. 

Saiba o que é e como funciona um Sistema Agroflorestal (SAF) [CLICAR]

Biodinâmica, o que é isto? 
A agricultura biodinâmica é bastante similar à orgânica, mas não se limita a não usar defensivos agrícolas para combater pragas. Muito mais do que isso, é um sistema de produção de base ecológica com características particulares, pois segue princípios como os da homeopatia e também o acompanhamento do calendário astronômico, como as fases da lua e o movimento dos astros. Não é tão comum no Brasil, porém é um sistema de cultivo tradicional utilizado.

Conheça a forma holística de plantar - tudo sobre a agricultura biodinâmica - [CLICAR]

O produtor orgânico pode ter ou não um selo, que, muitas vezes, acaba custando caro. Por isso, quem quer consumir produtos sem agrotóxico, pagando um preço mais justo, pode começar a procurar feiras de produtores e outras iniciativas que aproximem o consumidor final do produtor. Afinal, não se trata apenas de preço, mas também da qualidade do produto que está indo para a sua mesa. Se você tem pouco dinheiro e quer consumir orgânicos, comece pelas hortaliças, como legumes e verduras. Não tenha medo de provar ingredientes novos, coisas que você não comeria normalmente, como as pancs – plantas alimentícias não convencionais. 
Como é difícil de saber se o produto é legitimo, existem fraudes como a de comerciantes que, se aproveitando do maior valor agregado dos orgânicos, comercializam produtos da agricultura tradicional como se não tivessem sido cultivados com agrotóxicos.


O Que é a "PL do Veneno"- Projeto de Lei 6299/02- [clicar aqui]  -  [aqui]


Um comentário:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...