Pesquisar no blog

quinta-feira, 5 de julho de 2018

FÉRIAS - UM DIA NA FAZENDA

Você já visitou uma fazenda? Se já visitou sabe o quanto é interessante e divertido! É uma forma de aprender coisas novas e estar em contato com a natureza e a vida do campo.



Uma fazenda possui uma extensa área de terras, sempre situada na zona rural e oferece uma vida bem diferente, com alimentos naturais e uma rotina baseada em hábitos saudáveis, livre da poluição ambiental que tanto se fala nas grandes cidades.
Os fazendeiros são aqueles que se dedicam ao trabalho que envolve a produção de alimentos ou de matéria-prima para diversos produtos. Essa produção pode ser apenas para o consumo das pessoas que vivem nas fazendas, para venda no comércio local ou mesmo para exportação de produtos. O tipo de atividade desenvolvida em uma fazenda vai depender da extensão de terras e do objetivo de cada produtor.


Vamos conhecer algumas atividades realizadas em uma fazenda:
A pecuária , uma das atividades principais realizadas nas fazendas e representa o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objetivos econômicos. Assim, quem se dedica à pecuária pode criar diversos tipos de animais, com finalidades diferentes, como, por exemplo:
  • Gado leiteiro
  • Gado para corte
  • Suinocultura - criação de porcos - com objetivo de consumo de carne,
  • Criação de diversos tipos de aves também para consumo

Entre as atividades dos pecuaristas, temos a produção de leite, que é um alimento muito nutritivo e importante para todas as idades. A ordenha é a retirada de leite da vaca, que pode ser manual - geralmente feita dessa maneira quando o consumo é apenas para as pessoas que vivem no local - ou mecânica, quando se utiliza equipamentos para facilitar a retirada do leite, usada quando o leite é vendido para cooperativas que fazem o envasamento do produto ou que fazem a produção de derivados do leite para venda.
Existe também a criação de gado para corte. Nessa atividade o gado é criado para o abate e posterior consumo da carne. Isto também acontece com a criação de suínos para o abate e consumo.

Algumas fazendas se dedicam também à piscicultura, criação de peixes de determinadas espécies para consumo. A piscicultura é importante por respeitar a época de reprodução e crescimento dos peixes.
Outro tipo de atividade muito comum nas fazendas é a agricultura, que é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, energia (como no caso da produção de cana-de-açúcar para produção do combustível etanol), matéria prima (como a madeira para a produção de móveis ou o algodão para produção de roupas).
Em qualquer atividade a qual o fazendeiro se dedique é fundamental ter cuidados de higiene específicos tanto para a criação de animais saudáveis, preparação dos produtos a serem comercializados em condições de higiene adequadas e atenção às formas de armazenamento quando necessário. O governo federal tem fiscalização frequente nas fazendas dedicadas à produção de alimentos para consumo.


Dá para perceber que na fazenda se trabalha muito, não?!?! Mas independente do tamanho da fazenda e do tipo de atividade produtiva que realize, na maioria das fazendas há um pomar, onde podemos pegar frutas direto das árvores, fresquinhas e deliciosas... Uma horta com verduras e legumes para consumo dos moradores, onde dá para tirar cenouras direto da terra e um galinheiro, onde podemos pegar ovos direto “da fonte”. Que coisa boa!
Em muitas fazendas ainda se preserva o hábito de preparar alimentos nos fornos à lenha, como pães, bolos e às vezes refeições completas. HUMM! Quem já experimentou sabe que a comida preparada dessa forma é uma delícia!
Se você ainda não conhece a rotina de uma fazenda, aproveite as férias e vá fazer um passeio diferente, pois muitas aventuras estão esperando por você!!!

Curiosidades
As atividades em uma fazenda começam bem cedo, aproximadamente às 4h da madrugada! Portanto, quem quer passar uns dias em uma fazenda tem que gostar de dormir e acordar com as galinhas, isto é; levantar cedo para acompanhar todo o trabalho.

Não esqueça

  • Deixe o computador, celular, jogos e qualquer outro aparelho eletrônico em casa.
  • Só pode levar um radinho a pilha. 
  • Vai sentir como é divertido passar uns dias no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...