Pesquisar no blog

sábado, 5 de setembro de 2015

CORDILHEIRA A

O ponto mais frio da face da terra. Ele fica nos confins do Polo Sul
Cordilheira A (ou Rigde A) está situado no Território Antártico Australiano a 929 quilômetros do polo Sul. 




Este local é o ponto mais frio do mundo, com temperatura média de -70ºC e há a possibilidade da temperatura ficar abaixo de -100 ° C. O Lago Vostok, também na Antártida, já registrou 90º negativos, mas como o fato foi uma exceção, a “Cordilheira A” foi considerada como o lugar mais frio.
Além disso, também foi analisada por cientistas da Austrália e dos EUA como o melhor ponto de observação astronômica devida suas condições meteorológicas favoráveis (céu limpo e baixa umidade do ar), além de diferentes fatores que favoreciam os equipamentos astronômicos.
No local existe o observatório “PLATO-R, o PLAT eau O bservatory para R idge A, é uma plataforma automatizada auto-suficiente para a realização de experiências durante todo o ano completamente roboticamente do planalto antártico. É o resultado de uma colaboração científica entre a Universidade do Arizona e da Universidade de New South Wales. desenvolvido por estudantes da Universidade do Arizona e da Universidade de Nova Gales do Sul, o observatório é uma plataforma automatizada auto-suficiente. Ou seja, é executado sem nenhuma interferência humana, visto que até hoje o mais próximo que uma pessoa conseguiu ficar do local foi 928 km de distância. Deste mesmo lugar é possível fazer imagens do cosmos até três vezes mais precisas que de qualquer outro lugar da Terra e pode ser comparada com a qualidade das fotos tiradas no espaço.
PLATO-R na Ridge A, de janeiro de 2012. O Módulo de Instrumento é a caixa amarela, o telescópio HEAT é o objeto preto na esquerda, em palafitas. O objeto preto na direita é uma matriz de painel solar, e consiste em oito painéis de 195W dispostos em um cubo. No telhado do módulo Instrumento você pode ver várias antenas de satélite Iridium, webcameras, e uma câmera de todo-céu chamado HRCAM3. O módulo do motor, que fornece energia quando o sol está baixo, é de 60 metros de distância (crédito: Craig Kulesa).

Fonte:
fatosdesconhecidos.com.br/ soral.as.arizona.edu/  http://mcba11.phys.unsw.edu.au/~plato-r/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...