Pesquisar no blog

sábado, 1 de dezembro de 2018

LIVRO NEGRO - ANIMAIS MAIS PERIGOSOS DO BRASIL

Alguns bichos brasileiros são mais fofos e carismáticos, como os boto-cor-de-rosa e as preguiças.  Mas quem dera o reino animal fosse constituído só de fofura. Dentre nossos quase 2 milhões de espécies, há também aquelas que são difíceis de engolir: os animais perigosos, aqueles bichos que queremos ficar o mais longe possível.




JARARACUÇU
(Bothrops jararacuçu Lacerda). Conhecida também como surucucu, urutu, é uma víbora venenosa da família dos viperídeos. De até 2 m de comprimento e coloração dorsal variável entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto, com manchas triangulares marrom-escuras. A picada causa muita dor e um sério inchaço no local. A parte picada também irá desenvolver bolhas e pode haver hemorragia local.

CASCAVEL
(Crotalus durissus). Uma cobra peçonhentas dos gêneros Crotalus e Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda. Os sintomas após a picada evoluem para a Insuficiência Renal Aguda (IRA). Normalmente, o local da picada não apresenta uma lesão evidente, só uma sensação de formigamento. Mas a vítima começa a apresentar dificuldade para abrir os olhos, aspecto sonolento, visão turva ou duplicada, dor muscular pelo corpo todo e o xixi começa a sair vermelho. Ou seja, se ouvir o chocalho, corra bem rápido para o outro lado.

CORAL VERDADEIRA
(Micrurus Corallinus).O veneno dessas cobras é o mais potente do país, e os acidentes com elas normalmente são graves. A pessoa pode ter insuficiência respiratória aguda e morrer. No local da picada, haverá uma pequena reação, e a vítima começará a ter visão dupla, dificuldade de ficar de olho aberto e também dificuldade para engolir. Mas as cobras corais não são agressivas de uma forma geral.

 ARANHA-MARROM
(Loxosceles). Uma picada dessas pequenas aranhas certamente irão resultar em uma enorme ferida no local, e é comum a dor só aparecer horas depois do acidente. Quem já passou pela experiência diz que a dor parece a de uma queimadura por cigarro. O local fica inchado e a ferida custa a cicatrizar. A vítima também costuma ter um mal-estar geral, náuseas, febre e começar a fazer xixi com cor escura. A maioria dos acidentes com as aranhas marrons acontece quando a pessoa vai se vestir ou enquanto dorme e aperta a aranha contra a pele. A picada é a reação natural do animal ao “ataque”.


ARANHA-ARMADEIRA
(Phoneutria )Para essa espécie, o ataque é a melhor defesa. Encontradas em bananeiras, folhagens, madeiras e pedras empilhadas, elas atacam quando se sentem ameaçadas. A dor da picada é grande, a vítima começa a salivar, ter náuseas, tremores e a suar muito. Parece que é grave, mas é muito raro que um acidente dessa natureza termine em morte.


 ARANHA VIÚVA-NEGRA
(Latrodectus). Essas, sim, são perigosíssimas.  Ela é pequena, veneno é superpoderoso. Encontradas nas vegetações de praia, nas restingas e até em áreas urbanas, a picada  tem sintomas similares a uma “bad trip” de algumas drogas. Além de uma dor muito forte no local da picada, a vítima pode começar a sentir sensação de angústia, agitação, excitação, confusão mental, dores e contrações musculares, rigidez no abdômen, alterações na pressão arterial e nos batimentos cardíacos. Tudo isso acompanhado de uma sudorese intensa.


ESCORPIÃO AMARELO
(Tityus serrulatus)Apesar de pequenos, os escorpiões amarelos são os que produzem os acidentes mais graves. Quando a vítima é uma criança menor de sete anos, o risco de moralidade é alto. A dor no local da picada vai de moderada a muito intensa, e a pessoa começa a suar muito. A temperatura corporal baixa, a pressão arterial sobe, a pessoa começa a salivar e a sentir náuseas. Aí vêm os tremores, as convulsões, alterações cardíacas, insuficiência respiratória e vômitos.


 PIRANHA
Trata-se de um peixe muito voraz, carnívoro de água doce, predador e com mandíbulas fortíssimas. A maioria das piranhas são rápidas, mas geralmente atacam quando estão estimuladas para isso. Dentro das inúmeras espécies de piranhas, algumas são canibais e outras não, mas todas possuem comportamentos agressivos.


  CANDIRU
(Vandellia cirrhosa), também chamado de canero ou peixe-vampiro, é um peixe de água doce encontrado no Rio Tocantins, no Rio Madeira e nos seus afluentes e tem uma reputação entre os nativos de ser o peixe mais temido naquelas águas, até mais que a piranha. O peixe que tem perfil aerodinâmico de um supositório, ao ser atraído pelo cheiro ou, pode aprumar suas nadadeiras, ao fluxo da urina (no caso do banhista nu) e nadar até penetrar na uretra, no ânus ou na vagina . Ele então se instala e não tendo como voltar da mesma maneira que entrou pois ele abre a parte posterior do corpo e suas nadadeiras dão forma de guarda-chuva. Ele se alimenta do sangue e tecido do agente hospedeiro e só pode ser retirado por meio de cirurgia.


MOSQUITO DA DENGUE
(Aedes aegypti). É um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia. Está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa, que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio. Seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicie a incubação. As fêmeas podem percorrer até 2500 m. É considerado vetor de doenças graves como o dengue, a febre amarela e a chicungunha. Tem como vítima preferencial o homem e faz praticamente nenhum som audível antes de picar. Mede menos de 1 centímetro; é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas.


SUCURI
(Eunectes). Também conhecida como anaconda. Tem a fama de ser uma cobra enorme e muito perigosa. É a maior serpente do mundo e pode viver até 30 anos. As fêmeas são maiores que os machos. A maior sucuri de que se tem registro por fonte confiável media 11,65m. Habitat: Lagos, rios, cavernas e florestas perto das margens dos corpos d’água são os ambientes onde esta cobra costuma circular. Seus olhos e narinas são fixados no topo de sua cabeça, que permite ver e respirar enquanto o corpo está submerso. Após o bote (com uma mordida), puxa a presa para dentro da água, matando-a por constrição e afogamento. Na sequência a serpente procura a cabeça da presa para iniciar a sua ingestão. Como a digestão é muito lenta, depois de uma refeição a sucuri passa muito tempo ao sol.

 JACARÉ-AÇU
(Melanosuchus niger). Também conhecido como jacaré-negro, é um predador de topo de cadeia alimentar. É a maior espécie de jacaré, podendo atingir até 4,5 metros de comprimento e mais de trezentos quilogramas. Porém já foram encontrados exemplares com mais de 5,5 metros de comprimento e possivelmente meia tonelada de peso. Habito alimentar: carnívoro. Habitat: rios e lagos da bacia amazônica. Nadam com o movimento ondulante da cauda. Olhos e narinas são salientes, permitindo-lhes ficar semi-submersos como um submarino.

BARBEIRO
(Triatoma infestans). Existem mais de 100 espécies de barbeiros. Estes insetos geralmente são pretos ou acinzentados, possuem manchas vermelhas, amarelas ou alaranjadas ao redor de seu abdômen. São hematófagos. Para se alimentarem, utilizam sua tromba (que funciona como uma agulha). Esta é introduzida através da pele do animal de que ele vai se alimentar, e por ela suga o sangue. Prefere atacar durante o sono. Para não acordar a vítima, a picada do barbeiro não é dolorosa, mas acompanhada de pequena coceira. O barbeiro possui, em sua saliva, uma substância que anestesia o local onde introduz sua tromba. Os barbeiros podem ser transmissores da Doença de Chagas (causada por um protozoário parasita chamado Trypanosoma cruzi).


ONÇA PINTADA
A onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie de felino de corpo robusto e musculoso encontrada em praticamente todos os biomas brasileiros. Destaca-se como o único representante do gênero Panthera no nosso continente. Produz um som bastante grave chamado esturro, que atua na comunicação. É considerado o maior felino das Américas e o maior carnívoro da América do Sul seu peso varia entre 35 kg e 130 kg, e seu comprimento de 1,7 metro a 2,4 metros. A pelagem da onça varia de amarelo-claro a castanho e destaca-se pela presença de várias manchas em formato de roseta. Essas manchas apresentam tamanhos variados e funcionam como se fossem a impressão digital do animal. Está em perigo de extinção devido a caça e perda do habitat.

TUBARÃO CABEÇA CHATA
O Tubarão-Cabeça-chata (Carcharhinus leucas) também é chamado de Tubarão-Touro. Seu corpo tem coloração cinza e a barriga é branca. O nariz é pequeno e bem largo e os olhos pequenos. As fêmeas são maiores do que os machos e atingem cerca de 3,5 metros de comprimento. É considerado o mais agressivo tubarão e um dos mais perigosos para humanos. É capaz de viver tanto em água salgada como em água doce. São encontrados no Brasil, principalmente em Recife, onde foram responsáveis por diversos ataques. É a principal espécie em ataques a humanos em áreas fluviais, graças a essa capacidade de viver em baixa salinidade. Vivem numa profundidade de 30m até menos 1m. Também é o ser vivo com maior índice de testosterona do planeta, e até as fêmeas apresentam-no em nível elevado. São muito territorialistas e constantemente atacam outros seres marinhos, mesmo maiores que ele.

(*)Na lista não considerei o bicho homem nem o político.

18 comentários:

  1. Faltou o sr barbeiro!!! Que causa a doença de Chagas!!!

    ResponderExcluir
  2. Puta que pariu! E eu, que iria cavar uma cova, e fazer uma sala de mal-estar subterrânea na restinga de Itanhaém, com meu gato ( que eu botar pra caçar e me fazer poupar na racão) ...agora estou começando a pensar em ficar por aqui mesmo no condomínio aguentando a mulher.

    ResponderExcluir
  3. Nossaa!! Eu tenho um respeito e paixão pela jararacucu Nossa e linda.

    ResponderExcluir
  4. Não quero nem pensar! tenho pavor deles.

    ResponderExcluir
  5. Eu ia morar na mata Atlântica, mas acho melhor construir uma armadura antes.

    ResponderExcluir
  6. faltou a onça pintada =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho este animal tão belo, que esqueci de coloca-lo na lista. Grato por lembrar.

      Excluir
  7. Nenhum animal é mais mortal do que o ser humano. Destrói a Terra numa selvageria e ganancia. Aprisiona o belo, mata por prazer. Aí que saudades da Amélia.

    ResponderExcluir
  8. não sabia deste tal de candiru, a sucuri é bem calma, a pintada é linda. aranhas tenho pavor, jararacuçu é nervosa.

    ResponderExcluir
  9. Falta os tubarões Cabeça Chata que é o tubarão mais perigoso de todas as especies porque a mordida dele é a mais potente e ele é o mais agressivo, até mais que o tubarão branco ... responsável pela maioria dos ataques no Recife. E também o Tubarão Tigre, é a segunda espécie de tubarão mais agressiva, perde apenas para o cabeça chata e antecede uma posição do branco, o tubarão tigre também tem participação em alguns ataques no Recife, e está presente em todo o litoral brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, grato pela informação. Não os considerei porque o ataques de tubarão são mínimos em comparação a esses outros animais listados. Pesquisando contatei que os tubarões cabeça chata são capazes de subir o rio Amazonas até Manaus. É a principal espécie a atacar humanos em áreas fluviais, graças a essa capacidade de viver em baixa salinidade.

      Excluir
  10. nossa tem animais muito perigoso aqui

    ResponderExcluir
  11. faltou o hippo. um filhote fraco quando cresce mata gente.os hipopotamos tem dentes que que quebra uma tartaruga em dois faltou o ele elefante que quebra a cabeça de um adulto(homem) com uma unica trombada. tambem faltou o tamandua. se vc ja assistiu happy tree friends e viu o tamandua azul morrendo toda hora e acha que isso faz sentido pois tamanduas sao fracos, esta errado pois um unico tapa quebra um casco de um jabuti. quando perguntam qual animal e a fera do mar, a primeira coisa que vem na sua cabeça e o baby shark mastigando mil pessoa ao mesmo tempo. mas nao. golfinhos sao malvados e matam os filhotes por diversao. eu gostei do conteudo e foi legal

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por essas informações incrívels

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...