Pesquisar no blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O QUE É SOLSTÍCIO DE VERÃO

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. Esse movimento recebe o nome de translação (aquele em que a Terra gira em torno do Sol) e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano. 


NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA, MAS SIM A INCLINAÇÃO DO EIXO
O que dá origem aos padrões climáticos que chamamos de estações é a inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol – 23,5 graus. Graças a ela, os raios solares incidem de forma diferente ao longo do ano, nas regiões do planeta, com maior ou menor intensidade. 
No verão, o Sol está alto no céu. Os dias são mais longos e a incidência dos raios é quase perpendicular (ângulo de 90º) à superfície do planeta, deixando a energia mais concentrada. 
Já no inverno, quando o Sol está mais baixo no céu, eles incidem num ângulo mais agudo (-90º) e se dispersam. Cada m² da Terra recebe menos calor. e por isto a temperatura cai.


SOLSTÍCIO 
O solstício de verão é um fenômeno astronômico que marca o início do verão também representa o dia mais longo do ano no hemisfério sul, em contrapartida a noite mais curta. Acontece quando um dos hemisférios da terra está inclinado no ângulo em que recebe o máximo de luz solar possível. Em 21 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão no hemisfério sul, o hemisfério norte passa pelo solstício de inverno (em que há a maior noite do ano). Já em 21 de junho, os fenômenos são invertidos. 
O início de um novo ciclo solar se tornou, em muitas culturas, a representação de um recomeço. Sociedades que já usavam calendários cíclicos viam o fenômeno como o renascimento de um ano. Durante o Império Romano, por exemplo, o fenômeno marcava o nascimento do deus Sol Invictus, que teria nascido no dia 25 de dezembro. Em muitas sociedades, essas festividades ainda representavam a última grande comemoração antes do início do inverno mais intenso. Em regiões temperadas, em que o frio é maior, era necessário estocar comida e bebida e abater os animais para garantir a sobrevivência na estação do ano que começava. Assim, o solstício era o momento em que havia a maior abundância de alimentos e bebidas fermentadas ao longo do ano. 
  • Inverno boreal – verão austral  - Por causa da inclinação do eixo da Terra, os raios solares incidem quase perpendicularmente sobre o Hemisfério Sul entre os meses de dezembro e março, deixando a energia mais concentrada e proporcionando dias mais longos nessa metade do planeta. É o verão austral. 
  • Verão boreal – inverno austral - Entre os meses de junho e setembro, a inclinação do eixo da Terra provoca incidência mais intensa (perpendicular) de raios solares sobre o Hemisfério Norte e menos intensa sobre o Hemisfério Sul. É isso que explica o fato de ser verão na “metade de cima” do planeta e inverno na “metade de baixo”. 

EQUINÓCIO 
O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono. Esse evento ocorre duas vezes por ano. Durante dois dias do ano, as noites e os dias terão quase a mesma duração, 12 horas. O evento ocorre em consequência da inclinação no eixo da Terra que resulta na incidência da luz solar diretamente sobre a faixa intertropical durante alguns períodos do ano. 
Como os dois hemisférios estarão postados igualmente perpendiculares em relação ao Sol, recebem a mesma quantidade e intensidade de luz solar. Essa é a explicação da duração de 12 horas, quase idêntica, para o dia e a noite. 
As estações Primavera e Outono são marcadas pelo equinócio. Este fenômeno ocorre geralmente no dia 21 de março, com o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Ocorre, ainda, em 22 de setembro, com o início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul. 

Em resumo 
Enquanto o equinócio marca o início do outono e da primavera, o solstício marca o início do verão e do inverno. Ambos fenômenos astronômicos acontecem duas vezes por ano. Eles estão intimamente relacionados com a inclinação da Terra e a incidência solar que ela recebe durante tal estação do ano. Isso porque os movimentos de rotação e a translação do Planeta Terra determinarão a distribuição da luz solar nos hemisférios (norte e sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...