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domingo, 31 de julho de 2011

PLANO DE AULA – MAQUETE

Como construir maquetes a partir de mapas com curvas de nível.
Uma maquete com detalhes topográficos pode ser construída com certa facilidade a partir das cartas. 





Os detalhes aparecerão ou não dependendo da escala com que se trabalha. Na Faculdade pedi algumas vezes maquetes amplas e maquetes mais simples. Elas sempre ficaram corretas e bem bonitas. No Caraça (muito antigo e tradicional Internato em Minas Gerais, hoje museu e pousada) existe uma maquete muito interessante confeccionada em lâminas de madeira.

Os passos para a construção da maquete seriam:
  1. desenhar em folha fina o contorno geral do mapa;
  2.  desenhar no mesmo tipo de folha toda curva de nível de menor altitude
  3. desenhar em folhas separadas cada uma das curvas de nível mapeadas
  4. cole cada uma dessas folhas sobre isopor de meio centímetro;
  5. recorte as curvas do isopor, usando agulha quente
  6.  cole as peças (as curvas), montando o relevo: as curvas de maior altitude sobre as de menor, até o topo das montanhas mais altas;
  7. cobrir com papel "marchê" (papel toalha ou higiênico aplicados com pincel embebido de mistura cola branca-água) para facilitar a aplicação da massa corrida, que eventualmente pode até ser desnecessária;
  8. caso ache necessário, passar massa corrida para eliminar os degraus que restarem e depois pintar.
  9. o trabalho pode ser feito em EVA, papelão ou outro material, o essencial é manter a equidistância e o mesma espessura do material para cada curva.
  10. calcular o exagero vertical como veremos a seguir.
Tento ilustrar abaixo: Crie uma paisagem da sua imaginação, abaixo criei uma colina em curvas de nível e vou fazer uma maquete com ela.
Agora copio as curvas: primeiro o contorno geral, que corresponde, aqui, à altitude mais baixa: os 200 metros: em seguida faço cópia da curva subsequente (210 metros); depois as curvas superiores, até a última curva.
Colo cada "peça" sobre o isopor ou papelão e recorto peça por peça. Em seguida é colar uma peça sobre a outra (fiz esta de papelão, a de baixo, de isopor):

Volto a insistir que para uma maquete mais realista deve-se eliminar os degraus da colina, suavizando suas vertentes, utilizando para isto massa corrida. Outros preferem deixar como mostrado acima.
Foi uma maquete simples, porém, as mais complicadas seguem os mesmos princípios, apenas requerem tempo maior de trabalho e mais acuidade…
Obviamente é melhor que o aluno faça a maquete por ele mesmo. Ensine-o com simplicidade (a colina acima, por exemplo) e depois parta para maquetes mais complexas. O mais difícil e trabalhoso é fazer e mandar que sua escola reproduza, folha por folha, cada uma das curvas de nível, como mostrado abaixo. O resto se torna mais simples e prazeroso. Com um mapa topográfico verdadeiro, o trabalho é muito maior, mas não impossível, e as maquetes ficam impressionantes. Com turmas de alunos mais velhos todo este trabalho fica por conta dos alunos.
Detalhando:
Copie as imagens para seu computador e as imprima. Recorte-as do papel; coloque-as sobre o isopor e recorte-as do isopor. Cole-as:
Esta primeira "prancha" é a base da maquete.
Esta segunda prancha representa toda a extensão do terreno mapeado acima do nível do mar:
Esta outra prancha representa toda extensão mapeada que tem altitude superior a 200 metros (jogue fora a área de altitude inferior):
Agora, prancha de altitudes superiores aos 400 metros, excluir altitudes inferiores ( e assim por diante…):



Agora é colar peça sobre peça…
Faça o acabamento com massa corrida ou com "papel marchê ", capriche nos rios e pronto, é utilizar das maneiras criativas que você sabe (invente as escalas, aumente o mapa original, faça exposições, etc)
Procurarei expor em outra página deste site, como faço no livro, a construção de maquetes de um estado do Brasil ou de um continente.
Veja agora: tentei eliminar os degraus e suavizar as vertentes, colando papel marchê e depois passando massa corrida (massa de parede). Trabalhei na metade direita da maquete para permitir comparações. Agora é pintar.

Pintarei a metade em que passei massa corrida e mostrarei aqui.
Eis ai, a parte pintada da maquete. Pintei com guache e passei cola branca depois de seco, o que deu o brilho. Note que ficou uma mistura de paisagem reduzida e mapa físico (convenção das cores). Uma maquete é uma minuatura do espaço verdadeiro, logo, deveria ter cores da paisagem real. Imagens de satélite e fotografias aéreas coloridas podem nos inspirar em relação as cores a serem usadas. Na maquete abaixo há uma transição irreal do verde para o marrom. Num mapa físico, tudo bem, mas em uma maquete deveria ter sido evitada… Tenho agora que desenhar os rios…

O site australiano abaixo tem uma base para uma maquete de uma cidade (ou de parte de uma cidade), com as ruas praças e tem também as edificações e macetes para você fazer sua maquete:
http://www.parents-choice.org/article.cfm?art_id=254&the_page=editorials

O endereço do excelente site é:
http://www.yourchildlearns.com/owlmouse.htm

A página em que você deve ir para chegar aos mapas mudos de diversos tamanhos é esta:
http://www.yourchildlearns.com/megamaps/print-world-maps.html

EXCELENTE SITE COM VARIAS TÉCNICAS DE MAQUETES E DICAS PARA ENSINAR CARTOGRAFIA
http://cartografiaescolar.wordpress.com/

2 comentários:

  1. Como faço para conseguir as a representação das curvas de nível? Pode indicar o site que utilizou?

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CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

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