Pesquisar no blog

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

LIXO TECNOLÓGICO



Você tem a preocupação em descartar corretamente seus aparelhos tecnológicos que não te servem mais? Saiba por que é tão importante fazer o descarte correto deste tipo de produtos.




De quanto em quanto tempo você troca de celular, TV, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos? E o seu notebook ou desktop? De quanto em quanto tempo você troca sua placa de vídeo por uma mais potente para rodar os últimos jogos, ou troca a bateria do smartphone que já está viciada?
Vivemos em uma sociedade muito consumista, trocamos nossos gadgets com uma frequência cada vez menor para acompanhar as inovações, que estão cada vez mais rápidas. Pois é, legal seu smartphone novo, seu tablet, seu note gamer, mas alguma vez você já pensou se havia um local correto de descarte para estes objetos?
Cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, lítio e várias outras substâncias tóxicas, cancerígenas e até letais estão presentes nestes gadgets. Com a reciclagem dos materiais promove-se a sustentabilidade e uma menor extração de um recurso finito.

PROCEDIMENTOS PARA O DESCARTE CORRETO ELETRÔNICOS

1ª Opção - Devolver ao fabricante
Hoje, grandes empresas fabricantes de produtos de informática, como por exemplo, Dell, Epson, Apple, nokia, HP, motorola, Itautec, LG, Positivo, Sonny, e outras já possuem sistemas de coleta de e-lixo residencial. Fácil e rápido, o sistema popularizado em países desenvolvidos está se tornando comum por aqui também Através dele você liga ou manda um e-mail e a empresa vai até sua residência buscar o produto "velho".


2ª opção - Doações

Se você acha que seu computador, tablet, tv, impressora, ainda está em bom estado e pode ser utilizado por outras pessoas, pode doá-lo a alguma instituição de caridade, Ong ou até mesmo museus. A instituição receptora irá formatar sua máquina, fazer alguns pequenos ajustes e outras pessoas irão usufruir daquilo que já não lhe serve mais, bacana, hein?

3ª opção - Descarte e Reciclagem
Existem várias empresas que coleta seu e-lixo gratuitamente, é só ligar ou enviar e-mail de contato. Em Belo Horizonte/MG - Coleta Gratuita de Lixo Eletrônico Residencial. 

PENSE BEM

Antes de jogar no lixo, veja os perigos que os aparelhos podem causar:

  • COMPUTADOR: Um PC comum carrega cerca de dois quilos de chumbo e, se descartado de forma incorreta, pode causar danos aos sistemas nervoso e sanguíneo se entrar em contato com pessoas. O mercúrio, também presente, pode afetar gravemente o cérebro. Já o cádmio, pode causar envenenamento.
  • CELULAR: Além do chumbo, traz o arsênico, uma substância que pode afetar o sistema digestivo e causar doenças nos pulmões, coração, fígado, entre outros órgãos.
  • TELEVISOR: Assim como computadores e celulares, possui chumbo, só que em grande quantidade: Além do mercúrio, comum em aparelhos LCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...