Pesquisar no blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

LIXO TECNOLÓGICO



PROCEDIMENTOS PARA O DESCARTE CORRETO ELETRÔNICOS.









Instituições  aceitam doações em geral como televisões, DVDs, players, câmeras digitais, entre outros. A fabricante HP recebe todos os tipos e marcas de produtos eletrônicos pelo programa Take Back & Recycling, que aceita inclusive cabos, teclados e mouse. É possível vendê-los ainda em sites de leilão pelas internet ou em lojas especializadas.

  • CARTUCHO/TONNER DE IMPRESSORA
Se eles estão encostados em casa, há possibilidade de desfazer-se deles e, de quebra, ganhar algum dinheiro. Basta vender esses dispositivos para as empresas que fazem seu recondicionamento. Segundo a Associação Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos para Impressora (Abreci), as empresas costumam pagar R$ 5 por cartucho e R$ 10 por tonner.
  • PERIFÉRICOS
A maioria das instituições de caridade aceitam todo os tipos de equipamentos e se não tiverem conserto, são enviados para cooperativas de coleta seletiva, como a que fica na Estrutural.
  • HARDWARE DEPOIS DO UPGRADE
O CRC do Gama, assim como outras entidades em todo o país, recebem placas-mãe, pentes de memória, drives de CD- ROM, entre outros. Além disso, é possível vender esses dispositivos em sites de leilão virtual ou em loja de usados.
  • CELULAR
A empresa Nokia tem programa de reciclagens de baterias e aparelhos. Mais de 80% dos aparelhos da empresa são recicláveis. Outros fabricantes como a Motorola recolhem o telefone móvel antigo dos usuários. Algumas instituições de caridade aceitam doações desses dispositivos para vendê-los e reverter em verba para manutenção do local.
  • COMPUTADOR
Se o seu computador tiver CPU 486 ou superior, você pode doá-lo para a Fundação Pensamento Digital, pelo site da empresa Dell. Também podem ser doados monitores, teclados e mouses.O CRC do Gama também recebe máquinas. Quem preferir, sempre há a possibilidade de vender o PC em lojas de usados, via internet ou entrar em contato com a fabricante para que ele faça o melhor descarte.
  • BATERIAS E PILHAS
De acordo com a resolução do Conama, as baterias e pilhas que contiverem alta quantidade de chumbo, mercúrio e cádmio devem ser recolhidas e recicladas pelos fabricantes de celulares e eletrônicos.A orientação de descarte deve vir na embalagem do produto. A Sony Ericsson, a primeira a interromper o uso de baterias de níquel-cádmio em todos os celulares, faz a reciclagem de aparelhos e bateria em suas lojas especializadas.
  • EMBALAGENS
Além disso, algumas empresas como a Nokia já comercializam capas para celular feitas de matéria-prima orgânica, constituída de mais de 50% de material reciclável.

RECOMENDAÇÕES
  • INSTITUIÇÃO DE CARIDADE
Verifique o histórico da entidade que você pretende ajudar.Além disso, cheque se a instituição escolhida irá dar um destino correto aos aparelhos doados.
  • FABRICANTE
Entre em contrato com a empresa que produziu seu aparelho antigo e certifique-se de que ela tenha algum programa específico de coleta de materiais. Lembre-se de que, por uma resolução federal, fabricantes são obrigadas a recolher baterias e pilhas que possuem alta incidência de materiais tóxicos. Não se esqueça de verificar a composição do produto, que vem descrita na embalagem.
  • VENDA ONLINE
Procure saber se a loja que receberá o produto tem uma política ecologicamente correta para o descarte de peças danificadas. Para evitar calotes em negociações virtuais, prefira entregar o produtos nas mãos do comprador ou escolha sites de leilões conhecidos. Não esqueça que, para conseguir sucesso nas vendas, o preço deverá estar abaixo do que o oferecido no mercado.

PENSE BEM
Antes de jogar no lixo, veja os perigos que os aparelhos podem causar: 
  • COMPUTADOR: Um PC comum carrega cerca de dois quilos de chumbo e, se descartado de forma incorreta, pode causar danos aos sistemas nervoso e sanguíneo se entrar em contato com pessoas.O mercúrio, também presente, pode afetar gravemente o cérebro. Já o cádmio, pode causar envenenamento.
  • CELULAR: Além do chumbo, traz o arsênico, uma substância que pode afetar o sistema digestivo e causar doenças nos pulmões, coração, fígado, entre outros órgãos.
  • TELEVISOR: Assim como computadores e celulares, possui chumbo, só que em grande quantidade: cerca de 8 quilos. Além do mercúrio,comum em aparelhos LCD.

Nenhum comentário: