Pesquisar no blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O PÁSSARO IMITADOR

É uma motosserra ou uma furadeira ? Ou será uma sirene ? Também pode ser a mutante Mística com sua transmutação corpórea, mestre em manipulação. Não... Espera... É o Pássaro Lira Soberba em ação.



O Pássaro-Lira (Menura novaehollandiae) é um passerídeo grande. Tem um comprimento de 100 cm, com plumagem castanha na parte superior do corpo e plumagem cinzenta na parte inferior. Tem asas arredondadas e pés fortes. O lira soberba é uns dos maiores pássaros. É uma espécie de pavão encontrada na Austrália que intriga cientistas por um motivo bem particular: ela é capaz de imitar perfeitamente sons que variam entre uma furadeira e uma máquina registradora, passando - ufa - pelo canto de outros pássaros, barulho de asas batendo e o que mais ele quiser. Além de ser um animal de excepcional beleza, um adulto mede cerca de 1 metro de comprimento e possui 16 penas características na cauda, que incrementam a estética do bicho. O mimetismo dos sons pode ser feito por ambos os gêneros, porém, os machos conseguem cantar mais alto e mais forte.

A biologia não entende exatamente porque o Pássaro-lira é tão bom em imitar os sons de coisas tão aleatórias, em parte porque nunca foram feitos estudos extensos para investigar isso. Presume-se que ele tenha memória e audição extraordinárias, claro, para ser capaz de registrar e reproduzir sons tão distintos com tanta perfeição. O órgão do Pássaro-Lira que reproduz os sons é parecido com a nossa laringe e se chama siringe. Outros pássaros que cantam têm siringe, mas no Pássaro-Lira, esse órgão é ligeiramente diferente - tem menos músculos, por exemplo, o que é associado com menos complexidade vocal, o que, curiosamente, é o contrário no caso dessa ave. Todas as aves da floresta são facilmente plagiadas. Todas as suas imitações são tão boas que chegam a ser uma cópia exata do original. Frequentemente animais de outras espécies imitadas, são totalmente enganadas.
O Pássaro-Lira, inclusive, tem um dos rituais de acasalamento mais esquisitos da natureza, que envolve canto e uma dança coreografada.  É uma combinação de cantoria, dança e penas bonitas que torna o macho mais apto a procriar aos olhos da fêmea, o que acaba aperfeiçoando as habilidades artísticas da espécie.
O pássaro-lira soberba é um símbolo popular, e até encontra-se na moeda australiana de dez centavos.


Assista o vídeo logo abaixo e surpreenda com a capacidade desta ave.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...