Pesquisar no blog

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS APLICADA AO MEIO AMBIENTE

 
Ecossistema pode ser definido como a aplicação conceitual da teoria geral dos sistemas, à ecologia, significando toda a relação entre os indivíduos e seus atributos, envolvendo matéria, energia e informação.





Não é possível abordar a questão da gestão de resíduos sem contextualizar toda questão ambiental. A questão dos resíduos sólidos deve ser tratada como parte integrante dos grandes temas de meio ambiente. Os seres humanos e a humanidade por extensão costumam despertar para uma realidade quando submetidos a situações-limite. Assim é com os resíduos sólidos, assim foi com o meio ambiente como um todo. O planeta tem uma potencialidade infinita representada por sua biodiversidade e ao mesmo tempo com suscetibilidades próprias e muito delicadas, conforme comprovam os desrespeitos com os mananciais, que é a face mais notável da exposição ambiental.
O meio ambiente no qual vivemos é integrado por três compartimentos distintos, todavia relacionados entre si:
  1. O meio físico - constituído de rochas, solos, águas superficiais, águas subterrâneas, geomorfologia e climas;
  2. O meio biológico - constituído de flora e fauna;
  3. O meio antrópico ou socioeconômico - correspondente a todas as atividades humanas e suas relações com os meios anteriores;

Portanto, para perceber o meio ambiente, é necessário obter um conhecimento básico dos meios físico e biológico, para poder avaliar suas inter-relações com o meio antrópico. As próprias resoluções do Conselho Nacional do Meio-Ambiente que orientam os trabalhos a serem efetuados na área ambiental têm conceitos que obrigam a compreensão integrada e sistêmica, com ampla influência da Teoria Geral dos Sistemas (*). O conceito de impacto ambiental do Art. 1º da Resolução 001 de 23 de janeiro de 1986 considera:
 “impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio-ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente podem afetar”:
  1. I - A saúde, a segurança e o bem-estar da população;
  2. II - As atividades sociais e econômicas;
  3. III - A biota;
  4. IV - As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
  5. V - A qualidade dos recursos ambientais”;
No Artigo 6º, a mesma Resolução define que o estudo de impacto ambiental desenvolverá trabalhos nas áreas do meio físico, meio biológico e meio socioeconômico.

A influência dos conceitos sistêmicos é evidente.

  • Um sistema é um conjunto de elementos e das relações entre eles e seus atributos. (HALL e FAGEN, 1956).
  • Um conjunto de objetos ou atributos e das suas relações, que se encontram organizados para executar uma função particular. (THORNESS E BRUNSDEN, 1977).
  • Um sistema é um conjunto de unidades com relações entre si. A palavra “conjunto” implica que as unidades possuem propriedades comuns. O estado de cada unidade é controlado, condicionado ou dependente do estado das outras unidades (MILLER, 1965).
A riqueza da humanidade pode ser de várias naturezas, dentre elas destaca-se:
  • Material - corresponde aos conjuntos de materiais disponibilizados para serem transformados em modo de sustento ou acumulação.
  • Cultural - corresponde ao conjunto de significados que os seres humanos atribuem a suas experiências de vida.
  • Biológica - é representada pela biodiversidade, que por ser pouco conhecida, é pouco compreendida em toda a sua extensa importância.

A expressão biodiversidade tem um amplo significado. Engloba a variabilidade genética que é a diferença existente entre indivíduos da mesma espécie, como a cor dos olhos, por exemplo; expressa também a diversidade biológica que significa a quantidade de espécies (e, por consequência de genes e cadeias genéticas) existente. Também integra o conceito de processo ecológico, que descreve todas as reações que ocorrem dentro de uma cadeia de vida. De todos estes aspectos, a diversidade genética talvez represente a expressão maior do patrimônio natural, representando milhões de anos de evolução, concentrados no espaço e no tempo, e que podem representar um patrimônio imensurável e intangível de codificações genéticas com suas devidas atribuições.

(*)A importância da TGS é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar o todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente. Outro fator também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo.


fonte: www.ecodebate.com.br/ wikipedia/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...