Pesquisar no blog

domingo, 8 de junho de 2014

ABANDONADAS, CAIXAS D’ÁGUA SÃO INIMIGAS DA SAÚDE



Abandonados, os reservatórios domésticos são inimigos da saúde pública, propiciando diversos tipos de patologia no organismo.

MÁ CONSERVAÇÃO É GRANDE "ALIADA" DA DENGUE





A escassez de água própria para o consumo humano vem tomando proporções cada vez maiores e reacendendo a discussão sobre novas formas para sua captação, armazenamento e aproveitamento. Neste contexto, os reservatórios conhecidos como caixas d’água são elementos vitais em qualquer edificação. São elas as alternativas encontradas para atender à demanda em casos de interrupção do fornecimento de água pela rede.
O grande problema é que, se não estiverem dentro das normas e não forem bem conservados, podem ser insuficientes e ainda se tornar inimigos da saúde pública ou contribuir com problemas estruturais nas residências.
As inadequações constatadas nos reservatórios vão desde a falta de manutenção e limpeza, passam pela capacidade insuficiente e vão até mesmo a ausência deles. Para atender a necessidade, esses reservatórios devem obedecer a determinações em relação ao tamanho, localização e peso conforme a edificação. A orientação, que segue definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é de que as caixas d’água nos imóveis tenham a proporção mínima de 500 litros por dormitório.
A Defesa Civil ainda ressalta que algumas casas não são projetadas para suportar o peso das caixas d’água e acabam apresentando rachaduras.  A estrutura tem que ser feita para suportar o peso e, como a caixa enche e esvazia, tem que suportar também o processo de fadiga na construção. As pessoas não tomam conhecimento, mas às vezes o problema esta, literalmente, em cima da cabeça.




MÁ CONSERVAÇÃO É GRANDE "ALIADA" DA DENGUE

O desrespeito à determinação de limpeza periódica das caixas d’água a cada seis meses faz com que os reservatórios sejam aliados na proliferação de mosquitos como o transmissor da dengue.  A caixa d’água é uma das campeãs no ranking de criadouros do mosquito da dengue. Além disso, existem outras questões sanitárias e doenças, como verminoses e cólera, que podem ser evitadas com a manutenção e limpeza desses reservatórios. 

COMO LIMPAR SUA CAIXA D'AGUA























Fonte: anvisa/sabesp/saae/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...