Pesquisar no blog

segunda-feira, 14 de abril de 2014

MEU PEQUENO DRAGÃO

O DIABO ESPINHOSO (MOLOCH HORRIDUS) É A ÚNICA ESPÉCIE DO GÊNERO MOLOCH. É UM PEQUENO RÉPTIL EXISTENTE NA AUSTRÁLIA CUJA DIETA CONSISTE SOMENTE EM FORMIGAS.



Apesar do seu nome, o diabo espinhoso não ultrapassa os 20 cm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos. A sua coloração, que eles próprios controlam, tal como o camaleão, varia entre o amarelo e o castanho-escuro, conforme o tipo de solo e serve-lhe de camuflagem. Possui uma "falsa cabeça" atrás da verdadeira que utiliza para confundir os predadores. Possui espinhos cônicos por todo o corpo exceto na barriga onde são substituídos por protuberâncias.
O diabo espinhoso só tem formigas como único alimento, especialmente as do gênero Iridomyrmex. Só come uma formiga de cada vez, que captura com a sua língua pegajosa, mas pode comê-las a um ritmo de 45 por minuto. Podem comer entre 600 a 3000 só numa refeição e mais de 10 000 por dia.

Para beber o diabo espinhoso condensa a unidade existente na noite fria nas escamas e canaliza-a até à boca através de sulcos higroscópicos existentes por entre os espinhos. O mesmo acontece em dias de chuva ou se ele encontrar uma poça.
Embora tenha o corpo coberto de espinhos cônicos, a sua extrema lentidão torna-o uma presa fácil. Os seus predadores são a abetarda, que efetua descidas rápidas sobre ele que o atordoam até o matar, e o varano. No entanto o diabo espinhoso tem algumas técnicas de defesa como enfiar a cabeça entre as patas dianteiras e mostrar a falsa cabeça que os predadores tomam por verdadeira. Se os predadores o tentarem rolar para expor a sua barriga, a zona mais desprotegida do seu corpo, o diabo contra-ataca fazendo pressão com os espinhos e com a cauda. Para assustar os predadores pode também inchar para dar a impressão de ser maior.
Habita principalmente terrenos de vegetação rasteira e desertos na Austrália Ocidental e Central onde se encontra a spinifex - é um gênero de gramíneas perenes costeiras. O acasalamento e a postura dos ovos ocorrem entre Setembro e Janeiro. São postos de 3 a 10 ovos que eclodem 3 a 4 meses depois. O diabo espinhoso atinge a maturidade aos 3 anos e crê-se que vive 20 anos em estado selvagem.
O diabo espinhoso é aparentado com o lagarto de chifres da América do Norte do género Phrynosoma, sendo este um exemplo da evolução convergente.

RESUMO:

-Moloch horridus;
-Também conhecido como demônio da montanha ou dragão espinhoso;
-É um lagarto do deserto australiano;
-Se alimenta de formigas;
-Mede em torno de 20 centímetros;
-Pesa de 70 a 90 gramas;
-Sua cor varia entre o amarelo e o castanho-escuro, conforme o tipo de solo que lhe serve de camuflagem;
-Possui uma "falsa cabeça" atrás da verdadeira que utiliza para confundir os predadores;
-Também possui espinhos cônicos por todo o corpo excepto na barriga onde são substituídos por protuberâncias;
-É um animal solitário;
-Tem como predadores as aves, cobras e o homem.


FONTE: Wikipédia / animaisdaterra/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...