Pesquisar no blog

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CHICLETE


O chiclete fez e ainda faz parte da infância de muitas pessoas e ainda é muito popular entre todas as pessoas, independente de suas idades ou diferença de culturas. Seja para ter breves momentos de prazer com o sabor muitas vezes doce mas que pode variar com a grande diversidade no mercado, ou se divertir com a consistência do produto que pode ser mastigada por horas a fio, o chiclete é consumido por um número enorme de pessoas.





Tenho más notícias
Quase tudo aquilo que você já ouviu falar sobre o chiclete é verdade. Sim, é feito de um derivado de petróleo; sim, estraga os dentes se contiver açúcar; e sim, pode  causar problemas intestinais se for engolido, como sua mãe avisou milhares de vezes — confesse: por essa, você não esperava.

A boa notícia
Sem açúcar comum, ele pode mesmo limpar os dentes quando não der para escovar, graças ao xilitol, um adoçante presente na composição.

Do mais comunzinho ao mais sofisticado, todos os chicletes são feitos a partir da goma base, uma fórmula que aparece no rótulo sem muito detalhamento — e que fez as vezes da matéria--prima nos primeiros chicletes de que temos notícia: os produzidos com seiva de árvores. A goma é elaborada com base em um polímero, em geral o PVA — o que impede que o chiclete se desmanche na boca (e no tubo digestivo, caso seja engolido). O PVA é também o que dá elasticidade para o chiclete. E umectantes como a glicerina são fundamentais para que a goma não resseque, amaciando o chiclete quando há o contato com o calor da boca.
A partir daí, o céu é o limite. A indústria incorpora uma miríade de sabores, aromatizantes, corantes, açúcares, casquinhas e recheios. Tudo para ser dissolvido em mais ou menos 15 minutos. É que, depois disso, só sobra mesmo a borracha — que leva perto de cinco anos para se degradar no meio ambiente.
  • Ácidos graxos - Podem agir como um detergente, removendo a gordura presa nas paredes dos dentes.
  • Corantes - Como o nome deixa claro, servem para dar cor. Os rosados são os mais tradicionais, mas há quem goste até dos azuis
  • Aromatizantes - Sua função também é autoexplicativa. Ou você acha que PVA tem cheiro de tutti-frutti?
  • Glicerina - O umectante faz com que o chiclete amacie em contato com o calor da boca.
  • Edulcorante texilitol - Adoça, não fermenta com bactérias, ou seja, é anticárie e ainda por cima tem efeito refrescante, um ingrediente e tanto para um chiclete. 
  • Acetato de polivinila - O polímero é a parte que não se desmancha do chiclete e a matéria-prima da goma base.

Curiosidades 

Chiclete e cigarro podem dar cadeia em Cingapura

Não existe chiclete normal pra vender em Cingapura. Como assim?! Só chiclete para fins dentários e chiclete de nicotina pra quem quer parar de fumar. Eles só são vendidos em farmácias e pra comprar é preciso dar o nome e mostrar um documento de identificação. Tenso! E olha que a situação já foi pior, hein. Eu explico: Durante 12 anos (de 1992 a 2004) mascar chiclete foi proibido em Cingapura sob pena de multa de U$ 500 a U$ 1000. Aliás: mascar, comprar, vender, fabricar e importar. O governo proibiu o produto porque as pessoas não estavam fazendo o descarte correto do chiclete, ou seja, jogando o lixo no lixo. O custo que o governo tinha pra manter as ruas limpas e consertar os equipamentos de limpeza eram muito altos. A situação ficou ainda mais séria quando o metrô, principal transporte público do país, passou a não funcionar propriamente por causa dos malditos chicletes grudados nas portas dos vagões. Com tantos danos causados ao patrimônio público, o governo então decidiu em 1992 banir o chiclete no país. Em 2004, a lei foi revista e os chicletes para benefícios da saúde foram então liberados.
Na verdade, não há problema em dar tragadas em público. O problema é oferecer um cigarro a um colega. As pessoas podem te pedir cigarros, mas jamais ofereça. Se for pego, você terá de pagar US$ 200 em multa. Para quem não vive sem uma goma de mascar e acha que pode "driblar" a lei e jogar o chiclete no chão, câmeras de vigilância "entregam" os infratores à polícia. São praticamente duas a cada cem metros, espalhadas por postes, sinais de trânsito e fachadas de lojas. Não há privacidade em Cingapura, esse é o lado ruim. No entanto, a cidade é limpa, não há sujeira, violência ou pobreza.

Referências bibliográficas
http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2017/03
http://esportes.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...