Pesquisar no blog

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

CASA DO PAPAGAIO

A tranquilidade típica do Sul de Minas impera em Aiuruoca, uma cidadezinha a 1.050 metros de altitude, encravada na Serra da Mantiqueira. Mas não é só o clima bucólico que atrai visitantes - em especial, ecoturistas. As muitas e belas cachoeiras, poços, trilhas em meio a araucárias e mirantes são os cartões-postais da região.


Aiuruoca significa "Casa do Papagaio".
Mas Aiuruoca não atrai turistas pela sua parte urbana, os atrativos turísticos estão todos na área rural, Ecoturismo. Cachoeiras, mirantes, poços, araucárias... a natureza em estado puro emoldura a região e convida a longas caminhadas encerradas com refrescantes banhos. É bom estar com o preparo físico em dia, mas caso não esteja, recarregue as energias com os produtos naturais vendidos na Reserva do Matutu.
Nos arredores desta pequena cidade de nome difícil de pronunciar, fica ainda o Pico do Papagaio, com 2.100 metros de altitude; e o Vale do Matutu, um povoado com pousadinhas, restaurantes e comunidade alternativa. O Matutu fica a 17 quilômetros do centrinho e o acesso é por estrada de terra - a mesma costuma ficar intransitável no período de chuvas, que vai de dezembro a março. No caminho, uma infinidade de cachoeiras dá o ar da graça, como a Deus-Me-Livre, com três quedas de 15 metros e piscinas naturais; além do poço dos Macacos, com duchas em meio às pedras. 
Já no povoado os destaques são as cachoeiras das Fadas, de fácil, acesso e boa para banhos; e a do Fundo, a maior de Aiuruoca, com 130 metros - para chegar, porém, é preciso caminhar duas horas. E ainda tem mais!
Seguindo para o vale dos Garcia, a cachoeira de mesmo nome é uma das mais procuradas por conta da beleza: trinta metros de queda, com direito a uma deliciosa piscina. Antes, faça uma parada no poço do Joaquim Bernardo, com tobogãs de pedra e hidromassagens naturais.
Quem está com o preparo físico em dia segue o rumo do Pico do Papagaio. O percurso é feito em trilha de nível médio e dura cerca de quatro horas, devidamente recompensadas pelo visual contornado pelas montanhas que delimitam os estados do Rio e de Minas. 


Para saber mais 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...