Pesquisar no blog

terça-feira, 12 de setembro de 2017

CAPIVARA

São animais muito sociais, de fato, e vivem em grupos de até 30 indivíduos. Talvez seja por isso que sejam boas companhias para outros animais também. Além disso, são herbívoras, então os bichos não têm porque temer ficar perto desses roedores, que poderia ser um híbrido de rato com lontra.



As capivaras são a maior espécie da ordem dos roedores e são grandes as chances de também serem os animais mais simpáticos da natureza. Podem ser encontrados principalmente na América do Sul e outras curiosidades incluem o fato de que conseguem ficar debaixo d’água por mais de cinco minutos e são chamadas de “Kapiyva” — mestre das gramas — por uma tribo amazônica. Saiba mais sobre os roedores mais amorosos do reino animal:

Tamanho e peso
Capivaras medem entre 100 e 130 centímetros de largura e 50 de altura. Costumam pesar algo entre 30 e 80 quilos, dependendo do sexo. Fêmeas costumam ser um pouco maiores do que os machos.

Habitat
Os roedores amam água e precisam dela para manter a pele úmida. São encontrados apenas em áreas como estuários, pântanos, margens de rios e próximos de córregos na América Central e do Sul, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Hábitos
As capivaras são bastante sociáveis. Um grupo típico delas costuma conter dez membros. Durante a temporada chuvosa, podem chegar a 40 membros por grupo e até 100 na seca. Esses grupos ocupam espaços entre 2 e 200 hectares e são sempre liderados por um único macho dominante, de acordo com o Zoológico San Diego.


Dieta
Herbívoras, só se alimentam de vegetação, normalmente plantas aquáticas e grama, mas opções como grãos, melões e abóboras também podem fazer parte do menu. Cerca de 80% de sua dieta consiste apenas em cinco espécies diferentes de grama. Em um dia típico, podem consumir entre 2,7 e 2,6 quilos de grama fresca.
Noturnas

Consideradas animais “crepusculares”, capivaras são animais mais ativos durante o amanhecer ou anoitecer. Em alguns casos, caso se sintam ameaçadas, passam a ter hábitos mais noturnos: ficam acordadas a noite inteira e dormem durante o dia. A escuridão oferece abrigo e segurança para que possam comer e socializar sem se preocupar tanto com predadores. Chamadas também de “porco d’água”, dormem perto da água, em áreas com vegetação densa para se esconder de predadores. Às vezes dormem na lama e em águas rasas.

Gestação

A gravidez de uma capivara pode durar até 120 dias. Ela normalmente dá à luz três filhotes por vez, mas pode engravidar até sete vezes. Os filhotes nascem pesando cerca de 1 a 1,5 quilo e já nascem com dentes. Em 18 semanas, já cresceram a ponto de pesar 40 quilos. Com um ano de idade, os filhos abandonam o grupo dos pais para encontrar um grupo novo. O tempo de vida da capivara vai de seis a 12 anos.

Zoonose
A capivara, assim como o cavalo, é um dos hospedeiros primários do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), o qual transmite a bactéria intracelular Rickettsia rickettsii, agente causador da zoonose Febre Maculosa Brasileira. As capivaras hospedeiras, ao serem infectadas por carrapatos vetores, apresentam bacteremia por até três semanas, podendo evoluir ao óbito ou à cura. Durante a bacteremia, as capivaras podem disseminar o agente para outros carrapatos que as estiverem parasitando, causando a amplificação da bactéria no ambiente. Os carrapatos podem se alimentar de qualquer hospedeiro acidental, inclusive o ser humano, transmitindo assim o agente infeccioso e causando a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...