Pesquisar no blog

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

TEIÚ: CONHEÇA ESTE BELO RÉPTIL

É o maior lagarto do Brasil, robusto, forte bom nadador e escalador. Agressivo, usa a cauda como chicote, com habilidade de Indiana Jones, para se defender dos predadores. Sua mordida é poderosa. Este réptil pode chegar a 2 metros. São de hábitos diurnos, predadores oportunistas e generalistas. Se encontrar um lagarto desses cara a cara, não aproxime.






Características
A cabeça é comprida e pontiaguda, com mandíbulas fortes providas de pequenos dentes pontiagudos. Da boca salta uma língua cor-de-rosa, bem comprida e bifurcada. Tem uma cauda longa e  Arredondada. As escamas tem uma coloração geral negra, com manchas e faixas brancas sobre a cabeça e membros. O papo e face são brancas, adornados de manchas negras. E é grande: em média tem 1,40 metros de comprimento, mas não é incomum atingir os 2 metros. Se encontrar um lagarto com estas características, estará diante de um teiú.
O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, abrange sete espécies, todas nativas da América do Sul.
  • Tupinambis teguixin L. (teiú-branco)
  • Tupinambis rufescens (teiú-argentino ou teiú-vermelho)
  • Tupinambis palustris (teiú-palustre)
  • Tupinambis longilineus (teiú-comprido)
  • Tupinambis dusenil (teiú-mascarado)
  • Tupinambis quadrilineatus (teiú-de-quatro-linhas)
  • Tupinambis merianae (teiú-comum ou teiú-gigante)


Habitat
O teiú é um réptil da família dos Teídeos (comumente chamados teiús, tejus ou tegus). Trata-se do maior e mais comum lagarto no Brasil, sendo encontrado desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina. Com grande capacidade de adaptação,habita regiões de cerrado, mas pode ser observado também em regiões mais úmidas como florestas, bordas de matas-de-galeria e dentro de matas mais abertas, inclusive em regiões de clima temperado como é o caso dos teiús argentinos. O animal, quando encontrado no seu habitat natural, é conhecido sobretudo por sua agressividade e voracidade. Se atacado, primeiro tentará fugir, mas, se impedido, desferirá golpes violentos com a cauda. Outro mecanismo de defesa é a mandíbula: a mordida de um teiú adulto é tão poderosa que pode esmagar dedos humanos. Os teiús nascidos em cativeiro, no entanto, costumam ser dóceis. 


Reprodução
A teiú fêmea constrói tocas para colocar seus ovos ou se aproveita de cupinzeiros. Põe, em média 12 a 35 ovos, que serão protegidos até que choquem. O período de incubação é de 90 dias. Os filhotes são esverdeados, uma coloração que vai esurecer à medida que amadurecem. Esses lagartos podem viver por até 16 anos. Diferentemente das outras espécies de lagartos, o Teiú é capaz de regular a própria temperatura corporal em períodos de acasalamento. 


Alimentação
Os Lagartos Teiú são onívoro. Ou seja: alimentos de origem vegetal e animal fazem parte do cardápio. Sua língua bifurcada serve também para farejar comida. A dieta desses animais inclui pequenos mamíferos, pássaros e seus ovos, répteis, anfíbios, insetos, diversos artrópodes, vermes e crustáceos. Além disso, eles também se alimentam de frutas, folhas, verduras e até mesmo flores. No interior do Brasil, o bicho é famoso por assaltar galinheiros para atacar ovos e pintinhos.



Curiosidades
  • Embora sejam lagartos terrestres, os Teiús são capazes de escalar pequenas árvores e rochas.
  • Eles também são exímios nadadores, capazes de permanecer submersos por até 22 minutos.
  • A espécie também apresenta dimorfismo sexual. Os machos são maiores que as fêmeas e exibem “papadas” mais avantajadas.
  • Os teiús estão entre os répteis mais explorados comercialmente no mundo. A espécie é muito caçada por suas peles e abastecem o comércio ilegal de animais e também para consumo humano.
  • O Teiú brasileiro costuma ser branco e preto ou com manchas amarelas no lugar do branco, enquanto o argentino tem coloração rosa que pode variar até o vermelho intenso. Em geral, coloração varia bastante conforme o local de origem e a idade. 
  • Usa a cauda para se defender dos predadores, como se fosse um chicote;
  • Ele é acusado de invadir galinheiros para roubar ovos;
  • No Brasil, há duas espécies de lagarto-teiú: Tupinambis teguixin, da Amazônia, e Tupinambis merianae, encontrado na Mata Atlântica e cerrado;
  • Para saber o sexo do bicho, basta olhar para a cabeça; o macho  apresentam uma papada maior do que das fêmeas.

4 comentários:

  1. Muito legal a sua reportagem sobre o Teiú. Parabéns pelo texto claro e conciso.

    ResponderExcluir
  2. Nossa gata caçou um filhote e concegui salvar apesar da gatinha ter ferido sua coluna e perninhas está comigo a 2 meses e adora dormir com a gente não soltei pois tenho medo dele não sobreviver ele e meu bebezinho alhas da familia toda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha minha gata tbm caçou um pequeno lagarto teiú verde. Eu tbm não o soltei, estou procurando informações aqui para criá-lo da melhor maneira possível, pois meu filho 10anos adoro répteis.

      Excluir
  3. Muito bom o seu esclarecimento,tenho dois com mais ou menos 5 meses e quero trata- lo muito bem,caso qu.eira me dar dicas,meu e mail é alexandrecaveirao@gmail.com.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...