Pesquisar no blog

terça-feira, 19 de setembro de 2017

PERIGOS DA NATUREZA

O nosso Planeta é um lugar fascinante e belo, que nunca para de nos surpreender com sua diversidade e variedade. Se você achou que estava correndo perigo ao avistar os dentuços peixes dourados ou uma sucuri adormecida enquanto descia boiando os tranquilos rios de Bonito (Brasil). Nadando nas águas do rio Amazonas com seus minúsculos peixinhos candirus e imensos jacarés, dê uma olhada nesses destinos e, após isso, nos diga se seu pensamento continua o mesmo.



A Terra é o lar de montanhas magníficas, vulcões impressionantes, rios majestosos, desertos intermináveis e muitas outras coisas. Ainda assim, apesar de toda a beleza exibida pelo nosso mundo, não podemos esquecer do quanto a natureza pode ser perigosa. Existem lugares incríveis em nosso planeta, alguns deles o que tem de bonito e interessante, também tem de perigoso. Não é porque os lugares são considerados um pouco inóspitos que precisam ficar longe do seu alcance, porém, alguns cuidados devem ser seguidos. Sempre visite esses pontos em grupos e acompanhados de um guia, e siga todas as recomendações passadas. Elas são fundamentais para garantir sua segurança.
Quem não gosta de uma boa adrenalina? Coração disparado, sangue correndo a alta velocidade, pupilas dilatadas. Quando você está no topo da montanha-russa tudo o que pensa é “quero ir para casa”; mas quando sai do brinquedo tudo o que diz é “de novo, de novo”. Sim, que nem criança.



ILHA DA QUEIMADA GRANDE, BRASIL

Localizada e 35 quilômetros do litoral de São Paulo, essa ilha abriga um tipo específico de cobra: Jararaca-ilhoa. O problema não é apenas por conter este espécime de cobra, mas a quantidade, que chega a 5 exemplares por metro quadrado. Seu veneno também é muito poderoso, visto que mata quase que imediatamente após a mordida.

O JARDIM VENENOSO DE ALNWICK, INGLATERRA


Situado na propriedade da duquesa inglesa Jany Percy, o jardim possui mais de 100 espécies de plantas venenosas e narcóticas. Entre elas estão as famosas cicuta (que serviu para matar Sócrates), beladona, maconha, ópio e alguns cogumelos mágicos. As plantas mais perigosas ficam em gaiolas. O projeto custou R$ 120 milhões e faz parte do complexo The Alnwick Garden. Guias acompanham os visitantes, que contam histórias, dados científicos e estão ali para assegurar que você não toque e nem mesmo cheire as plantas.

VULCÕES DE LAMA, AZERBAIJÃO


O problema aqui não é a temperatura da lama, já que diferente do magma, ela é muito fria. Quando esse tipo de vulcão entra em erupção, arremessa lama a centenas de metros no ar e a gravidade a faz voltar ao solo, matando qualquer azarado que estiver no local da queda. Isso já aconteceu com pastores e milhares de ovelhas no Azerbaijão, lugar que concentra um terço de todos os vulcões de lava do mundo.


LAGO FERVENTE, ILHA DE DOMINICA

Águas termais podem ser uma boa opção de relaxamento, mas no Boiling Lake (Lago Fervente) esta ideia não é muito boa. A temperatura fica em torno de 90º, isso na margem. Cientistas acreditam que no meio seja muito mais quente, onde a água fica borbulhando sem parar. Ao redor do lago as rochas são extremamente escorregadias, aumentando ainda mais a periculosidade do local.


CRATERA DE DARVAZ, TURCOMENISTÃO

Mais conhecida como “A Porta do Inferno”, essa cratera de 70 metros de diâmetro apareceu em 1971, quando exploradores da União Soviética estavam explorando o local, e durante perfurações em busca de petróleo, fizeram com que o chão cedesse e liberasse grandes quantidades de gases tóxicos. Os cientistas precisavam tomar providências, visto que os gases estavam causando mortes em aldeias próximas, e resolveram colocar fogo no buraco, que, segundo eles, queimaria por alguns dias. Acontece que o lugar está em chamas ainda desde aquele dia, soltando labaredas a mais de 40 anos.


CAVERNA DOS CRISTAIS, MÉXICO

Tão linda quanto perigosa, a caverna situada na cidade de Chihuahua só é acessada por cientistas que utilizam roupas especiais e tem treinamento para essas operações. Uma pessoa que entra lá sem os devidos equipamentos sobrevive no máximo por 10 minutos. A caverna é um dos maiores depósitos de zinco, prata e chumbo do mundo. A temperatura fica em torno dos 50º e a umidade em 100%.

DESERTO DE DANAKIL, ERITREIA
Ácido sulfúrico fervendo, gases, calor infernal e lava em ação. Não, esta não é uma descrição do inferno, e sim do Deserto de Danakil, na Eritreia. Vulcões ativos estão espalhados pelo lugar, o termômetro bate os 50° C e as profundezas da Terra emitem gases tóxicos. É um lugar assustador, mas a beleza típica de outro planeta atrai muitos visitantes. Caso você decida ver este deserto com seus próprios olhos, não esqueça de levar junto um guia muito experiente.

BOLTON STRID, INGLATERRA
Você deve estar pensando que estou de brincadeira. Esse corregozinho medíocre seria o lugar mais perigoso do planeta? Para prender sua atenção, vamos direto à estatística que circula mundo afora: 100% das pessoas que se atreveram a tomar um banho no Bolton Strid se perderam para sempre em suas águas. Se quiser, podemos ser mais claros – morreram. Todos. Eu sei, é incrível. Acontece que esse agradável rio, apesar de não ter mais do que poucos metros de largura, tem uma profundidade imensamente desconhecida e uma correnteza fortíssima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...