Pesquisar no blog

sexta-feira, 26 de julho de 2019

BARATA D’ÁGUA

O inseto mostrado é um Belostomatideo, chamado popularmente de barata d’água apesar de ser mais aparentado aos percevejos que às baratas. Eles não são transmissores de nenhuma doença até onde se sabe. Sua saliva apresenta uma enzima que liquefaz tecido e causa dor intensa na região da picada. Apesar disso, nos humanos todos os sintomas desapareceram até cinco horas depois da picada.


Predadoras vorazes e destemidas que se alimentam de tudo

Apesar de seu tamanho, esses bichinhos amarronzados se confundem com as plantas às quais se prendem e ficam de ponta cabeça para que consigam respirar por meio de uma espécie de “esnórquel” que sai de seu traseiro. Assim que a presa entra em uma área de alcance, os predadores rapidamente fecham as patas dianteiras e agarram a criatura com as outras patas. Em seguida, perfuram a presa com um probóscide parecido com um punhal. As maiores, Lethocerus grandis e Lethocerus maximus, vivem na América do Sul e podem chegar a mais de doze centímetros.

REPRODUÇÃO
As baratas-d'água podem sair de seu habitat a noite para se acasalarem. Para atrair as fêmeas, os machos fazem uma série de movimentos periódicos perto da superfície da água, o que gera ondulações na água. Acredita-se que por serem animais que evoluíram orientando-se pelas estrelas, costumam ser atraídas por luzes brilhantes, o que faz com que se desorientem, voem em espiral e depois morram de exaustão. Por isso, é comum aparecerem baratas-d'água mortas embaixo de postes de luz. A cópula ocorre durante a primavera e os ovos são postos em plantas aquáticas ou em matéria vegetal em decomposição. Em algumas espécies, as fêmeas depositam os ovos sobre as costas dos machos, junto com um líquido de grande poder adesivo, obrigando-os a carregar os ovos até a eclosão.

PÃE (pai e mãe)

Baratas-d’água estão entre os insetos incomuns nos quais os machos são os principais responsáveis pelo cuidado dos ovos. Em algumas espécies, machos protegem as postas, até cinco de uma vez só, de predadores, como formigas. Em outras, as fêmeas colam seus ovos diretamente nas costas dos machos, e eles os carregam por aí até eclodirem em ninfas. Algumas fêmeas estão tão dispostas a encontrarem um parceiro que comam os ovos de outras fêmeas. Ao destruir os ovos da concorrente, uma fêmea pode copular com o parceiro da outra e se certificar de que o macho tome conta de seus ovos.


CADEIA ALIMENTAR


As ninfas de baratas-d’água, cujo ciclo de vida dura até 60 dias, precisam ser tão valentes quanto os adultos. Na maioria das espécies, elas eclodem em uma estação em que presas menores são menos abundantes, forçando-as a procurar presas aparentemente impossíveis, como girinos ou peixes pequenos. As “armas” das ninfas são suas patas dianteiras bastante curvas, o que as ajuda a agarrar a presa mais facilmente. As baratas-d’água  acabam virando presas de peixes maiores, patos e, possivelmente guaxinins ou tartarugas. 
É um inseto predador de girinos, caramujos, lesmas, anfíbios adultos (rãzinhas), pequenos peixes e outros insetos, sugando seus líquidos orgânicos. Geralmente caçam durante a noite. Para conseguirem comer as suas presas, as baratas-d'água agarram as suas "vítimas" com as patas dianteiras e injetam uma poderosa saliva digestiva que dissolve o interior da sua presa.
Algumas pessoas também as comem fritas ou cozidas no Sudeste da Ásia. Seu status de predador no topo da cadeia alimentar significa que são importantes para manter o ecossistema equilibrado. A poluição da água pode prejudicar suas populações, além disso, espécies invasoras, como lagostins e rãs-touro, podem caçar as baratas-d’água.

29 comentários:

  1. Isto existe? pare um Alien..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de matar um aqui em casa e fui procurar pra ver o que era.. eu quase infartei pq ele é mto grande pra um inseto... é quase um animal.

      Excluir
  2. Este inseto é bizarro, ja vi alguns em córregos. A primeira vez que vi sai correndo.

    ResponderExcluir
  3. Ja apareceu uma dessa na minha casa

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe acabou de matar uma 😱😳

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tivemos que matar uma Ago apouco pq as crianças estavam com medo 😱

      Excluir
  5. Hoje dia 17/04/20 Meu esposo achou uma barata desta em nosso terraço ficamos com medo' pois eu nunca tinha visto um deste. É muito estranho um bicho de lagos aquáticos aparecer assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser um animal tipicamente aquático, esses insetos têm fortes asas e são voadoras poderosas. Pela noite, eles costumam ser atraídos pela luz, o que os fazem ser encontradas desorientadas pela cidade.

      Excluir
  6. Rafael vi seu comentário.. e vi que achou 1 dentro de sua casa no mesmo dia e horário que eu... A noite. Que bizarro este bicho aquático está aparecendo assim em casas. Aqui não tem nada perto de lagos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com atividade sobretudo noturna, usam a luz como orientação para se movimentarem. Os adultos podem ser vistos voando em busca de uma parceira ou de companheiros.

      Excluir
  7. Tomem cuidado...não sabemos muito sobre a espécie... estamos no outono e não Primavera que é estação dele... de que país é esse bicho?

    ResponderExcluir
  8. Estou horrorizada 😱eu não sabia da existencia

    ResponderExcluir
  9. Tasquei fogo num desse ontem a noite

    ResponderExcluir
  10. Sou de Caruaru, meu marido matou uma dessa ontem é muito feia pessoalmente

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Sou de em Fortaleza e as crianças acabaram de achar uma perto do poste de luz e coloquei foi fogo nela pois ela é assustadora.

      Excluir
  12. Achamos uma em casa ontem (04/01/21), interior de SP, nunca tinha visto um bicho desse! Meu pai pisou nela e espatifou um monte de bolinhas verdes, tipo ovinhos.. horrível!

    ResponderExcluir
  13. Achei uma em casa hoje a noite, também nunca tinha visto, fiquei assustada.

    ResponderExcluir
  14. Também achei uma aqui em casa eu moro em Fortaleza ceara

    ResponderExcluir
  15. Nunca vi so por fotos

    ResponderExcluir
  16. Um acabou de picar uma criança aqui na praça. Ela chorou dizendo está sentindo muita dor.

    ResponderExcluir
  17. Achei um hoje em Marília - SP, entrou dentro da Sala voando

    ResponderExcluir
  18. Morei em Macapá. Lá são comuns essas baratas.

    ResponderExcluir
  19. Dei uma chinelada nela que acordou todo mundo que estava dormindo. E empurrei o bicho com a vassoura pra fora. Minutos depois tive que sair o bicho estava vivo andando. Joguei veneno pra matar baratas. Só com o veneno ele morreu. Nunca tinha visto antes.

    ResponderExcluir
  20. Hoje tinha um desse na minha piscina,quase tive um treco,que bicho feio. Como será que ele chegou aqui?

    ResponderExcluir
  21. Acabei de matar uma que bicho horrível
    Diz que a picada foi de mais credo.

    ResponderExcluir
  22. Eu acordei com um barulho estranho em casa, fui verificar e era esse bicho de ponta cabeça tentando se virar. Eu moro acima do 10° andar e mesmo assim fui atormentado por este alien.

    ResponderExcluir
  23. Ouvir um barulho e quando fui procurar o q seria era uma barata dessa enorme.como nunca tinha visto achei estranho e matei com uma sandália + deu trabalho pra morrer.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...