Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de julho de 2019

CARCARÁ

Ave de rapina mais comum do Brasil, pode ser encontrado em campos abertos, pastagens, borda de matas praias e centros urbanos. Bastante oportunista, alimenta-se desde invertebrados, pequenos mamíferos, até animais moribundos ou atropelados nas estradas.


Conhecido como carancho, gavião-de-queimada, caracaraí e caracará. Descrição: Mede cerca de 56 cm de comprimento, envergadura de até 123 cm,pesa menos de 1kg. Em voo, assemelha-se a um urubu mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na ponta das asas, além da cabeça diferenciada.

Adulto apresenta plumagem geral que varia do marrom ao preto, cabeça branca com um penacho preto, pescoço branco listrado de preto, tarsos amarelos. O jovem é marrom mais claro, coberteiras manchadas, sem o padrão barrado do peito, com estrias mais escuras pelo pescoço e peito. 


Dieta 
Não é um predador especializado, e sim um generalista e oportunista. Onívoro, aproveita de todas as fontes disponíveis. Alimenta-se desde invertebrados até animais moribundos ou atropelados nas estradas. Ocasionalmente consome a polpa de alguns frutos. É também uma ave necrófaga, comedora de carniça.


Comportamento
Saqueia ninhos de outras aves e fica nas proximidades dos ninhais para comer restos de comida caídos no chão, ovos ou filhotes deixados sem a presença dos pais. Pode se aproximar de gado, capivaras e outros mamíferos, para retirar carrapatos, bernes e outros parasitas. Chega a reunir-se a outros carcarás para matar uma presa maior, comportamento não muito comum para a espécie. Também pode vir a caçar, podendo capturar aves e outros pequenos vertebrados. Quando caça, costuma matar suas presas com bicadas na nuca. Geralmente voa e segue os urubus para localizar uma carcaça. É dotado de poderoso sistema digestivo e o que não consegue digerir é regurgitado. Pode realizar cleptoparasistimo (ato de roubar alimento) em outras aves, inclusive aves de rapina. 
Passa muito tempo no chão, ajudado pelas suas longas patas adaptadas à marcha, mas é também um excelente voador e planador, costuma acompanhar as correntes de ar ascendentes.


Distribuição Geográfica
Possui uma distribuição geográfica ampla, que vai da Argentina até o sul dos Estados Unidos, ocupando toda uma variedade de ecossistemas, fora a cordilheira dos Andes. Sua maior população se encontra no sudeste e nordeste do Brasil.




2 comentários:

  1. Até pouco tempo pensava que esse era o urubu rei, pq sempre via o Carcará junto dos urubus

    ResponderExcluir
  2. Lá no sertão.../ É um bicho que avoa que nem avião/ É um pássaro malvado/ Tem o bico volteado que nem gavião.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...