Pesquisar no blog

terça-feira, 2 de julho de 2019

RECEITA DE ADUBO ORGÂNICO

As suas plantas estão começando a murchar e ficar com aquela cara triste, apática, amarela e patética? Tudo o que você precisa está na sua lata de lixo. Os ingredientes necessários para a nutrição da planta podem ser encontrados em qualquer casa, em quantidades enormes. Suas plantas irão te agradecer e te recompensar crescendo fortes e saudáveis. 



Elas decidiram parar de crescer de vez? Até mesmo colocá-las em um local bom e regá-las regularmente nem sempre ajuda em situações assim porque o que suas plantas precisam é da energia de um fertilizante. Você não vai precisar usar produtos caros e nada seguros cheios de substâncias químicas. Tudo o que você precisa está na sua lata de lixo. A partir desta informação, você pode relaxar, divertir e aproveitar o tempo. Mãos a obra, além de diminuir seu lixo, suas plantinhas agradecem. Um jardim, horta ou vasos verdinhos, floridos com ótima saúde requer alguns cuidados como a irrigação correta, exposição ao sol adequada e principalmente, uma boa manutenção do solo. 

Para que nunca faltem nutrientes para suas plantas. Siga essas receitas para fazer adubo caseiro, fácil e rápido. 



Adubo de borra de café 

Passou o cafezinho de manhã? Pronto, agora deixe o pó esfriar e aproveite para adubar suas plantas. Essa receita não deve ser feita com o café seco, sem ter sido passado na água quente, pois suas propriedades só são ativadas em contato com o calor. A borra do café, além dos nutrientes relativos ao grão, tem uma boa quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio, sendo rica também em material orgânico. É recomendado para germinação e crescimento das plantas. 

Passo a passo 
  • Deixe a borra do café esfriar 
  • Adicione a borra em um litro de água e misture bem 
  • Regue a terra que precisa ser adubada com essa mistura, sem molhar as folhas 
  • Essa técnica pode ser utilizada uma vez por semana. Como a quantidade de café é relativamente pequena em cada refeição, pode-se focar em diferentes partes do jardim a cada rega, fazendo com que toda a região seja adubada ao longo dos dias. 

Adubo de casca de ovo 

O adubo feito das cascas de ovos é rico em cálcio, potássio e magnésio, contendo também uma pequena quantidade de nitrogênio, alimentos fundamentais para suas plantas, e, além de barato, é super fácil de fazer. 
Antes de começar, as cascas de ovos devem estar bem lavadas (para não dar mal cheiro e nem atrair insetos) e secas à sombra para não perder o nitrogênio. Podem ser de galinhas de quintal ou de granja, ambas funcionarão muito bem, o importante é que estejam limpas, para que se possa armazenar a quantidade necessária para a preparação. 

Passo a passo 
  • Lave 12 cascas de ovos e as deixe secar à sombra; 
  • Depois de secas, coloque em um saco plástico resistente; 
  • Quebre as cascas, amassando com as mãos; 
  • Despeje no liquidificador e bata bem, até obter um pó fino; 
  • Guarde em potes de plástico bem fechados; 
  • Utilize uma vez por semana, direto na terra. 

Adubo de casca de banana 

Outra opção barata e funcional é a utilização do suco de casca de banana nas suas plantas, pois a fruta preferida pelos brasileiros é rica em fósforo e potássio, sendo recomendada para floração. 

Passo a passo 
  • Pique em pedaços pequenos, 5 cascas de banana 
  • Coloque em uma panela para ferver, 1,5 litros de água 
  • Adicione as cascas das bananas e deixe cozinhar por 15 minutos 
  • Desligue, tampe e deixe esfriar 
  • Depois de frio, coe e coloque o conteúdo em uma garrafa pet 
Esse adubo deve ser diluído em duas partes de água e utilizado uma vez por semana. A durabilidade é de um mês ou até que sua aparência comece a se modificar, tornando-se mais turva. 
As cascas que sobrarem podem ser adicionadas a uma composteira, o que acha? 

Ervas daninhas 

E você pensando que as ervas daninhas só faziam mal às suas plantas enquanto elas podem ser um maravilhoso adubo! São muitos os nutrientes que elas podem oferecer, como é o caso da consuela, que possui altas doses de potássio, da urtiga que possui ferro e nitrogênio e do dente de leão, que é rico em cálcio e magnésio. Não imaginava, não é? Então pare de jogar fora esse precioso adubo natural e anote esse 

Passo a passo
  • Pegue um vasilhame de plástico com tampa, de preferência o mais comprido e baixo, parecido com uma assadeira; 
  • Cubra com um guardanapo de pano ou pano de prato que possa ser eliminado ao final do processo; 
  • Coloque as ervas daninhas por cima do pano, até que cubram toda a superfície, fazendo uma pequena camada; 
  • Coloque água o suficiente apenas para cobrir as plantas; 
  • Deixe por 10 dias, mexendo uma vez ao dia e repondo a água que evaporar; 
  • Aplique as plantas fermentadas diretamente na terra, uma vez por semana. 
  • Esse adubo caseiro pode ser utilizado para qualquer tipo de planta em qualquer estágio, provendo diversos nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

    Cinzas de madeira
Sabe as cinzas que sobram da fogueira depois das festas ou aquelas do fogão a lenha? Elas podem se tornar excelentes adubos caseiros, sendo ricas em potássio e fósforo. Esses nutrientes contribuem para aumentar o aroma e o sabor das flores e frutos. São excelentes também para afastar pragas, mas cuidado, pois as cinzas de madeira não são recomendadas para plantas de solo ácido. Apesar de ser uma matéria prima menos acessível, é muito fácil de fazer, bastando adicionar 3 colheres de cinzas à um litro de água e regar a terra que precisa de adubação, uma vez por semana. 

Vantagens dos adubos caseiros 
Além de economizar, deixando de comprar adubos para suas plantas, você estará contribuindo com uma menor produção de lixo e ainda evitando lidar com ainda mais substâncias químicas. Assim você leva mais saúde para suas plantas, para sua família e principalmente para você, que irá manipular constantemente o jardim ou horta. 

Alternativas 
Se você prefere não utilizar o adubo químico (NPK), mas também não quer investir algum tempo em adubos caseiros, existe a opção de buscar outros tipos de adubos e mantenedores para o jardim, que não são caseiros, porém menos agressivos do que os químicos. 
  • A torta de mamona, farinha de osso, casca de pinus, calcário de conchas, torta de algodão, ureia entre outros podem ser encontrados em casas especializadas, devendo sempre buscar a orientação correta para sua utilização, desde a acidez do solo à necessidade de cada planta. 
  • Você e tem espaço no quintal? Que tal abrir um pequeno buraco e jogar nele todas as casca ovos, de frutas, de legumes, verduras, pó de café. Toda vez que for adicionar algum produto, procure revolver a terra. Adicione um  óxido de cálcio (cal - encontra em casa de material de construção) para evitar proliferação de mosquitos e cheiro forte. Após um período de 3 a 6 meses, dependendo do clima,você terá produzido uma insumo.O ideal é deixar a própria umidade do composto agir! Inserir mais água pode comprometer a qualidade do adubo. 
Lembrando que essas são recomendações e dicas preciosas, mas que podem não se adequar às necessidades de cada uma, então antes de colocá-las em prática, vale consultar um especialista e realizar testes em áreas menores. 


Então, que tal testar algumas destas receitas em suas plantinhas?

3 comentários:

  1. OTIMAS DICAS. SEMPRE USO PÓ DE CAFÉ, NO SITIO USO MUITO AS CINZAS DO FOGÃO. NÃO SABIA QUE A ÁGUA DA CASA DE BANANA TB É BOM.

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer cada receita desta e observar meus vasos. eles estão precisando de adubação. Posso misturar o pó de café com o pó de casaca de ovo, na água da banana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema, mas não esqueça de diluir e regar somente 1x na semana com o produto. Depois que a planta apresentar melhor desenvolvimento, a rega pode ser de 15 dias.

      Excluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...