Pesquisar no blog

quinta-feira, 11 de julho de 2019

A BARATA DIZ QUE TEM.....

Você tem medo de barata? Poucos bichos são tão liberais quanto as baratas quando se trata de alimentação. Elas comem praticamente tudo. E isso inclui coisas bizarras. Elas estão moídas no seu chocolate, sobrevivem sem cabeça e comem seres humanos vivos. A boa notícia: elas não resistiriam a um ataque nuclear. 




Elas parecem que saíram de uma nave interplanetária. Não têm dentes, mas usam sua forte mandíbula para raspar as superfícies até deixar buracos doloridos. Também podem se alimentar de restos de comida, especialmente de leite seco na boca de bebês que estão dormindo. As crianças são mais suscetíveis por terem o sono mais pesado, mas adultos também não escapam. Se você é do tipo que curte tomar cerveja e comer salgadinho no sofá e acaba dormindo por lá mesmo, chegou a hora de repensar sua vida. 

Casca dura 

Para proteger o interior delicado, elas são revestidas por um casco duro de quitina. O formato achatado permite que elas suportem esmagamentos leves sem morrer. Como seu corpo tem um revestimento de células sensíveis à luz, ela ainda pode localizar e correr para as sombras a fim de se proteger. Mas, como todos, inevitavelmente um dia acaba morrendo. 

Creme 
A massa branca que sai quando você esmaga uma barata é gordura e protege os órgãos internos. Ela permite que o inseto fique dias sem comer. 

Filhotes 
A maioria das baratas guarda seus ovos em um recipiente chamado ooteca, que fica dentro do corpo. Algumas espécies seguram os filhotes dentro de si até estarem prontos para ir ao mundo; outras largam a ooteca em um lugar seguro para os ovos eclodirem sozinhos. Um casal de baratas pode gerar até 100 mil descendentes no período de um ano! Por isso é tão difícil se livrar delas. 

Antenada 
Dotadas de pequenos pelinhos ultrassensíveis, as antenas das baratas captam odores. 

Fôlego 
A barata respira por 20 aberturas laterais chamadas espiráculos, que levam o ar para o corpo todo. Assim, pode ficar horas sem oxigênio. 

Radar
Esses espinhos no traseiro dão informações detalhadas sobre ameaças: percebem movimentos sutis do ar e captam informações sobre possíveis ameaças, como localização, tamanho e velocidade. 

Boas de prato 
As baratas geralmente optam por comidas mais doces, mas, quando os tempos ficam mais difíceis, elas podem comer de tudo: cola, graxa, sabão, couro, cabelo e, claro, fezes – talvez seja por conta disso que as pessoas achem elas tão nojentas. Ah, só tem uma coisa que elas não gostam tanto: pepino, e ninguém sabe explicar por quê.

The Flash 
As baratas podem chegar a uma velocidade de 3,2 km/h. Achou pouco? Se elas tivesse o tamanho de um guepardo, seria o equivalente a se movimentar a mais de 80 km/h. Além disso, graças aos três pares de pernas e a um sistema extremamente sensível para detectar a mudança nas correntes de ar, uma barata tem um tempo de reação extremamente rápido, podendo chegar a 8,2 milissegundos. 

Vovós 
Muito antes de o ser humano pensar em habitar esse planeta, as baratas já faziam suas presepadas por aqui. Já existam há mais ou menos 200 milhões de anos. 

Morte 

Uma barata pode viver por mais de 3 anos. Se você não der uma chinelada nela e esmagar ela vai viver mesmo sem cabeça por um período. As principais estruturas vitais da barata não estão na cabeça. O coração é um vaso estendido ao longo do dorso do bicho. O sistema nervoso fica espalhado pelo abdome. E mais importante: as baratas respiram por estruturas chamadas espiráculos, uma série de pequenos poros distribuídos ao longo do corpo que mantêm o entra-e-sai de ar numa boa. Claro que, sem a cabeça, a desgraçada não vai conseguir fazer grande coisa: ela vai perder os olhos, o cérebro e, principalmente, a boca. Por isso, a barata vai ter de se virar com o último rango que mandou pra dentro – a comida pode dar energia por até 30 dias. Depois, a filha da mãe finalmente morre de fome. 

Mãos ao alto! 
Elas morrem de pernas pro ar, porque os inseticidas usados para matá-las têm um componente que provoca espasmos musculares. Com a coordenação motora comprometida pela ação do veneno, elas começam a ter tremeliques, não conseguem se desvirar e acabam morrendo.

Para que serve a barata?
Apesar dessa reputação ruim, as baratas são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema. Sendo seres saprófagos (nutre de restos orgânicos em putrefação), as baratas desempenham papel de reciclar a matéria orgânica no meio ambiente, ou seja, enquanto se alimentem elas decompõem o que está morto devolvendo nutrientes ao ambiente. As baratas auxiliam na decomposição de cadáveres humanos e de fezes. Além disso, com vimos elas  consomem tudo. Ah, também serve como fonte de alimento para vários animais, que por sua vez, desempenham um papel de controlar a população desses insetos.

Então não devo matar barata?
Se as baratas sumissem do planeta, sofreríamos com um desequilíbrio ecológico, onde o lixo biológico aumentaria, principalmente nos esgotos e nos cemitérios, e muitas outras relações ecológicas iriam se alterar, causando um efeito dominó, perda de umas espécies e aumento de outras. Logicamente que por motivos de saúde e higiene as baratas devem ser evitadas e eliminadas do ambiente doméstico.


2 comentários:

  1. Vc fez a barata uma super heroína, kkkkkkkk♪♪♫♫♫

    ResponderExcluir
  2. Muito prazer, dona baratinha! É a primeira vez que passo a conhecer a sua dinastia. A senhora foi muito bem tratada pelo professor Omar, que passei um tempão vendo suas "trampulias." A senhora é o terror das madames, sabia? Corra delas! Eu apenas não tenho medo, mas tenho nojo ao esmagá-la com um chinelo. Se vire!

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...