Como surgiu o jogo do bicho?
Foi o próprio fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, o barão João Batista Viana Drummond, mineiro nascido em Itabira no dia 1° de maio de 1825 quem criou essa loteria em 1893, quando o governo cortou a verba de alimentação para seus animais. Para compensar a perda da subvenção, ele mandou imprimir nos ingressos os desenhos de 25 bichos e, a cada dia, sorteava um deles. “Quem comprasse uma entrada, que custava então 1000 réis(mirréis), ganhava 20.000 réis se o animal estampado no bilhete fosse o mesmo exibido no quadro pouco antes do fechamento do parque”. O dia inteiro a figura do animal ficava encoberto com um pano. O pano somente era retirado no final do dia, revelando o animal do dia.
1. Por que é proibido?
Porque é um jogo de azar, ou seja, só depende da sorte. No Brasil, com exceções para corridas de cavalos e sorteios filantrópicos, só o governo federal pode administrar tais jogos.
2. É um jogo brasileiro?
Nasceu aqui, mas foi ideia do mexicano Manuel Zevada, em 1893. O Zoológico do Rio estava endividado e ele sugeriu ao dono, o barão de Drummond, estampar nos ingressos o desenho de um bicho. No fim do dia, era feito um sorteio e o dono do ingresso com o desenho sorteado levava 20 mil réis. Um comerciante português teria sido o primeiro a aceitar apostas fora do Zoo, pagando ele mesmas aos apostadores. Logo, vários comerciantes cariocas fizeram o mesmo.
3. Qual a relação do jogo com o tráfico?
Desde que o jogo saiu do Zoológico, começaram a ocorrer mortes em brigas por pontos no Rio de Janeiro. No começo da década de 1970, Castor de Andrade reuniu uma cúpula formada pelos 8 bicheiros mais poderosos da cidade e dividiu o Rio em zonas. Cheios da grana, alguns passaram a investir no tráfico de armas e drogas, na prostituição e nos desfiles das escolas de samba – práticas que continuam até hoje.
Há muitas orações e simpatias para ganhar no jogo do bicho, mas a oração forte e poderosa de São Cipriano.
São Cipriano possui orações fortes e conhecidas. Ele, que é considerado santo e feiticeiro, pode ser chamado para pedir por dinheiro, amor e proteção contra inimigos.
“Salve São Cipriano, fazei que muito dinheiro, riqueza e fortuna fiquem para sempre comigo. São Cipriano, trazei muito dinheiro, riqueza e fortuna pra mim.
Assim como o galo canta, o burro rincha , o sino toca, a cabra berra, assim, tu, São Cipriano, hás de trazer muito dinheiro, riqueza e fortuna pra mim.
Assim como o sol aparece, a chuva cai, faça, São Cipriano, o dinheiro, a riqueza e a fortuna serem dominados por mim, (seu nome), assim Seja!
Preso debaixo do meu pé esquerdo, com dois olhos, vejo o dinheiro, a riqueza, a fortuna; com três, eu prendo o dinheiro, a riqueza e a fortuna; com meu Anjo da Guarda, peço que muito dinheiro, riqueza e fortuna venham até mim.
Como uma cobra rastejante, que o dinheiro, a riqueza e a fortuna só se sintam bem perto de mim, que não consigam ficar com quem não merece, que não fique com nenhuma outra pessoa que não seja eu, que atenda todas as minhas vontades, comprando o que eu quiser, gastando como eu queira.
Que nunca me faça sofrer por ficar sem o dinheiro, que quando eu durma e acorde sempre o dinheiro, a riqueza e a fortuna estejam dentro da minha casa, da minha bolsa, do meu bolso, da minha empresa ou onde eu estiver.
Que o dinheiro, a riqueza e a fortuna não consigam estar longe de mim, que seus valores sejam sempre altos, muito altos, voltados só para mim.
Que o dinheiro, a riqueza e a fortuna, São Cipriano, sejam muito valiosos para mim. Que assim seja. Pelo poder de São Cipriano, assim seja!
Que muito dinheiro, riqueza e fortuna em penca, venham atrás de mim, para que possamos ter conforto, fama, poder, saúde, ajudar os mais necessitados, ter um bom convívio e assim sermos felizes.
Peço a São Cipriano que o dinheiro, a riqueza e a fortuna me procurem ainda hoje, peço isto ao poder das Três almas pretas que vigiam São Cipriano, assim seja!
Que o dinheiro, a riqueza e a fortuna venham logo de uma vez para a minha casa, minha vida, minha empresa e meus negócios.
Que os inimigos não nos vejam, não nos enxerguem, assim seja, assim será, assim está feito! Ó São Cipriano e as Três Almas pretas que vigiam São Cipriano, atendam ao meu pedido.”
Que barato, jã naquela época com visão de empreendedorismo e sustentabilidade
ResponderExcluir