"Não basta ensinar ao homem uma especialidade. É necessário adquirir sentimentos, compreender as motivações para determinar com exatidão o seu lugar".

Loading...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O JOGO DO BICHO


Estratégia deu tão certo que se espalhou por outros pontos da cidade e, logo depois, por todo o país.

Se analisar os feitos do jogo de bicho no modo tradicional pelo qual foi inventado, pode ser caracterizado como um dos primeiros feito de   sustentabilidade ecológica e empreendedorismo  , palavra tão usada nos dias de hoje e difundida na Rio+20.
Como surgiu o jogo do bicho?

Foi o próprio fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, o barão João Batista Viana Drummond, quem criou essa loteria em 1893, quando o governo cortou a verba de alimentação para seus animais. Para compensar a perda da subvenção, ele mandou imprimir nos ingressos os desenhos de 25 bichos e, a cada dia, sorteava um deles. “Quem comprasse uma entrada, que custava então 1 000 réis, ganhava 20 000 réis se o animal estampado no bilhete fosse o mesmo exibido no quadro pouco antes do fechamento do parque”. O dia inteiro a figura do animal ficava encoberto com um pano. O pano somente era retirado no final do dia, revelando o animal do dia.
A estratégia deu tão certo que se espalhou por outros pontos da cidade e, logo depois, por todo o país. Apesar de clandestino, o jogo do bicho ainda hoje continua vivo como uma das mais populares e onipresentes tradições culturais brasileiras. Além de seu próprio número de identificação, cada animal responde ainda por quatro dezenas. O avestruz, por exemplo, é o 1; e suas dezenas 01, 02, 03 e 04.




1. Por que é proibido?
Porque é um jogo de azar, ou seja, só depende da sorte. No Brasil, com exceções para corridas de cavalos e sorteios filantrópicos, só o governo federal pode administrar tais jogos.

2. É um jogo brasileiro?
Nasceu aqui, mas foi ideia do mexicano Manuel Zevada, em 1893. O Zoológico do Rio estava endividado e ele sugeriu ao dono, o barão de Drummond, estampar nos ingressos o desenho de um bicho. No fim do dia, era feito um sorteio e o dono do ingresso com o desenho sorteado levava 20 mil réis. Um comerciante português teria sido o primeiro a aceitar apostas fora do  Zôo, pagando ele mesmas aos apostadores. Logo, vários comerciantes cariocas fizeram o mesmo.

3. Qual a relação do jogo com o tráfico?
Desde que o jogo saiu do Zoológico, começaram a ocorrer mortes em brigas por pontos no Rio de Janeiro. No começo da década de 1970, Castor de Andrade reuniu uma cúpula formada pelos 8 bicheiros mais poderosos da cidade e dividiu o Rio em zonas. Cheios da grana, alguns passaram a investir no tráfico de armas e drogas, na prostituição e nos desfiles das escolas de samba – práticas que continuam até hoje.

Nenhum comentário: