Pesquisar no blog

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

COMO MINHA AVÓ JÁ DIZIA

Toda língua tem algumas expressões que fazem sentido dentro de seu contexto, com significados próprios, muitas vezes diferentes do sentido literal das palavras. Usamos certas expressões, mas não temos ideia do que elas significam. São ditados ou termos populares que através dos anos permaneceram sempre iguais, significando exemplos morais, filosóficos e religiosos.



Tanto os provérbios quanto os ditados populares constituem uma parte importante de cada cultura. Algumas vezes, usamos essas expressões e ditos populares, mas não temos ideia do que elas significam, ou de qual é a sua história. Ao investigar a origem dessas expressões, nota-se que o significado e até mesmo as palavras de alguns ditos populares sofreram alterações com o tempo. Isso acontece porque há uma relação com a oralidade muito forte. É como na brincadeira do telefone sem fio, a constante reprodução com o passar dos anos causa mudanças e adaptações.

ALGUMAS EXPRESSÕES POPULARES 

Elefante branco 
Significa - algo que se tem ou que se construiu, mas que não serva para nada.
A expressão vem de um costume do antigo reino de Sião, situado na atual Tailândia, que consistia no gesto do rei de dar um elefante branco aos cortesãos que caíam em desgraça. Sendo um animal sagrado, não podia ser posto a trabalhar. Como presente do próprio rei, não podia ser vendido. Matá-lo, então, nem pensar. Não podendo também ser recusado, restava ao infeliz agraciado alimentá-lo, acomodá-lo e criá-lo com luxo, sem nada obter de todos esses cuidados e despesas.

Como sardinha em lata
Significa - superlotação de veículos de transporte público.
A palavra sardinha vem do latim sardina. Designa o peixe abundante na Sardenha, conhecida região da Itália. É um alimento apreciado e nutritivo, de sabor bem peculiar. As sardinhas, quando enlatadas em óleo ou em outro molho, vêm coladas umas às outras. 

Pagar o pato
Significa – Sofrer consequências de algo, ser enganado.
Num conto do italiano Giovanni Bracciolini (1380-1459), um camponês vende um pato a uma mulher em troca de sexo. O rapaz, insaciável, quer mais, mas ela se nega. Aí chega seu marido, perguntando qual o motivo da discussão. Para escapar, o camponês diz que faltam 2 vinténs para completar o pagamento. Preocupado com o jantar, o corno literalmente paga o pato.

Bicho de sete cabeças
Significa – Problema sério.
Vem da história mitológica dos 12 trabalhos de Hércules. Um deles era matar a hidra, uma serpente de sete cabeças que ficava em Lerna, um pântano da Grécia. Além de o bicho ser assustador por si só, cada vez que uma cabeça dele era cortada, duas apareciam no mesmo lugar.

Fazer uma vaquinha
Significa – Unir-se para arrecadar dinheiro.
Na década de 20, a torcida do time carioca Vasco da Gama bolou um novo jeito de incentivar os jogadores: caso o time vencesse, os atletas levavam 10 mil réis ou “um coelho” (animal correspondente no jogo do bicho), coletados entre os torcedores. No caso de vitória importante, o prêmio era 25 mil, uma “vaca”.

Tirar o cavalo da chuva
Significa – Ordem para desistir de fazer algo.
Vem dos tempos em que o cavalo era o principal meio de transporte. Se não tivesse a intenção de demorar, o visitante deixava o animal desprotegido na frente da casa. Porém, às vezes, o anfitrião o convidava para ficar mais, falando para o amigo abrigar melhor o bicho com a frase “Pode tirar o cavalo da chuva”. Ou seja: “Desista dessa ideia de ir embora”.

Bode expiatório
Significa - Quem leva a culpa pelo que não fez.
Vem de um ritual da tradição judaica, o Yom Kipur (Dia da Expiação). Durante ele, acreditava-se que uma boa forma de se livrar dos pecados consistia em depositá-los simbolicamente em um bode, que depois era abandonado à própria sorte para morrer no deserto. Assim, todos estariam livres.
Curiosidade:Outra versão conta que eram usados dois bodes: o primeiro era sacrificado e o outro atirado de um precipício.


Tempo de vacas gordas/magras
Significa  - Período de prosperidade/crise.
Tem origem na Bíblia, na história de José, filho de Jacó. Levado ao Egito por mercadores de escravos, ele interpretou um sonho do faraó em que sete vacas gordas eram devoradas por sete vacas magras. Na sua interpretação, isso significaria sete anos de prosperidade seguidos por sete anos de problemas na economia.

A cobra vai fumar
Significa – Algo importante vai acontecer.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na 2ª Guerra Mundial na Europa, tinha um símbolo inusitado: uma cobra verde fumando um cachimbo. O desenho foi uma resposta à provocação de um jornalista do Rio de Janeiro, que disse que era mais fácil uma cobra fumar que o Brasil entrar na guerra.


Espírito de porco
Significa – Alguém malicioso ou que só atrapalha.
Essa expressão está ligada à fama de que porcos são impuros e demoníacos, que vem desde os livros do Antigo Testamento. Além disso, em uma história do Evangelho de São Marcos, no Novo Testamento, Jesus permitiu que espíritos ruins que haviam possuído um grupo de humanos fossem transferidos para uma vara de porcos.

Afogar o ganso
Significa – refere-se a um homem que está precisando fazer sexo.
No passado, os chineses costumavam satisfazer as suas necessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poderem sentir os espasmos anais da vítima. 

Lágrimas de crocodilo
Significa - choro fingido.
O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima. 

Gatos pingados
Significa - pequena assistência sem entusiasmo ou curiosidade para qualquer evento.
Esta expressão remonta a uma tortura procedente do Japão que consistia em pingar óleo fervente em cima de pessoas ou animais, especialmente gatos. Existem várias narrativas ambientais na Ásia que mostram pessoas com os pés mergulhados num caldeirão de óleo quente. Como o suplício tinha uma assistência reduzida, tal era a crueldade. 

Pensando na morte da bezerra
Significa - Estar distante, pensativo, alheio a tudo. 
Esta é bíblica. Como vocês sabem, o bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificados para Deus num altar. Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar “pensando na morte da bezerra”. Consta que meses depois veio a falecer.

Isso está da cor de burro quando foge
Significa - Está indefinido, não tem uma cor definida.
O burro, quando enraivecido, é muito perigoso. Nesse contexto, a frase original tinha sentido: “Corra do burro quando ele foge”. A tradição oral foi modificando a frase, e a palavra “corra” foi transformada em “cor”. Com a mudança, um novo sentido foi atribuído a esse dizer popular.

Quem não tem cão, caça com gato
Significa -  Você deve se virar como puder, com os recursos que tem, para alcançar seus objetivos.
A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino.

Amigo da onça
Significa - amigo falso, hipócrita.
Segundo estudiosos da língua portuguesa, este termo surgiu a partir de uma história curiosa. Conta-se que um caçador mentiroso, ao ser surpreendido, sem armas, por uma onça, deu um grito tão forte que o animal fugiu apavorado. Como quem o ouvia não acreditou, dizendo que , se assim fosse, ele teria sido devorado, o caçador, indignado, perguntou se, afinal, o interlocutor era seu amigo ou amigo da onça.

Esse menino parece que tem bicho carpinteiro
Significa -   O menino é muito agitado, não para quieto.
A expressão original era “Esse menino parece que tem bicho no corpo inteiro”, que também tem o sentido de um corpo agitado, que não consegue ficar parado. Segundo o dicionário Houaiss, o bicho carpinteiro é uma espécie de besouro que, durante o estágio de larva, alimenta do troncos e cascas de árvores, causando brocas.

Mais vale um pássaro na mão que dois voando
Significa - é melhor ter pouco que ambicionar muito e perder tudo. 
É tradição de antigos caçadores. Eles achavam melhor apanhar logo a ave que tinham atingido de raspão, antes que ela fugisse, do que tentar atirar nas que estavam voando e errar o alvo.

Ave de mau agouro
Significa - pessoa portadora de más notícias ou que, com a sua presença, anuncia desgraças.
O conhecimento do futuro é uma das preocupações inerentes ao ser humano. Quase tudo servia para, de maneiras diversas, se tentar obter esse conhecimento. As aves eram um dos recursos que se utilizava. Na antiga Roma, a predição dos bons ou maus acontecimentos (Avis spicium, em Latim) era feita através da leitura do voo ou canto das aves. Os pássaros mais usado para isso eram a águia, a coruja, o corvo e a gralha. Ainda hoje perdura, popularmente, a conotação funesta com qualquer destas aves.

A galinha do vizinho é sempre mais gorda
Significa - as coisas dos outros são sempre melhores.
Transmite a ideia da inveja. Algumas pessoas nunca estão satisfeitas com as coisas que possuem, sempre desvaloriza o que tem, sempre o do outro vai ser melhor.

Tá com o burro na sombra
Significa - quando a pessoa está muito tranquila.
O burro é um animal usado para trabalhos pesados, animal que trabalha muito e se alguem está com ele na sombra é porque não está precisando de trabalhar, esta tranquilo financeiramente.

Dar com os burros n'água
Significa - se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo.
Surgiu no período do Brasil colonial, onde tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul à Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde alguns dos burros morriam afogados.


Fonte
CASCUDO, Luís da Câmara. Locuções Tradicionais no Brasil. São Paulo, Editora Global/2008.

Um comentário:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...