Pesquisar no blog

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

CORRUPTO - CRUSTÁCEO

Não torça o nariz para o bichinho colorido estampado nesta página. Ele pode até nem ser assim tão bonitinho, mas tem a sua graça. Parente distante do camarão e da lagosta, a criatura vive entocada na beira da praia, nas profundezas do mar ou camuflada no manguezal. Além de se movimentar apenas nos bastidores, não se entrega fácil aos seus caçadores. Vai ver por isso o coitado ganhou o apelido de corrupto.




O CORRUPTO 
Callichirus major  é um crustáceo decápode cavador, que pertence a família Callianassidae, apresenta indivíduos maiores atingindo aproximadamente 20 centímetros de comprimento, tendo o abdomem com coloração amarelada. Possuem garras em forma de pinças sendo uma delas bem maior que a outra. Deve-se tomar cuidado com os espécimes de maior tamanho, já que sua garra pode causar pequenos ferimentos. São apelidados de Corruptos, pois são muitos, não "aparecem" e são difíceis de capturar. Eles cavam buracos onde se escondem, e as pessoas os pegam com o equipamento que faz furos para guarda-sol.


Quem já viu pescadores capturando o corrupto na praia sabe que o trabalho não é mole mesmo. É preciso meter uma bomba de sucção na toca onde o crustáceo está escondido e puxar com força. O corrupto entra pelo cano, literalmente, e é jogado no chão misturado com água e areia. Detalhe curioso, o bicho sai "vivinho da silva" dessa manobra, para virar isca de pesca.
Amarrado no anzol é um atrativo para tudo quanto é peixe. Quanto mais você tira, mais corrupto aparece. É como se fosse um mistério. Com a maré baixa, cada buraquinho na areia denuncia o esconderijo do animal. Usando a bomba de pressão a vácuo, "é tiro e queda". 
O corrupto é da mesma ordem dos camarões e lagostas, mas ao contrário dos primos nobres, não costuma ser servido à mesa. Ele é apenas um camarão diferente, com o abdômen mais mole. O bicho se alimenta de pequenos caranguejos, vermes, micro organismos e detritos e é encontrado no litoral brasileiro, na Austrália, Estados Unidos e África do Sul. “Não existe só um tipo de corrupto, são muitas espécies, mas se não houver controle, a população pode se acabar.


Se a extinção do corrupto do gênero humano não faz mal nenhum, o mesmo não se pode dizer do crustáceo. O extermínio desses animais provocaria um impacto ambiental, uma quebra no elo do ecossistema. Nisso, eles são totalmente distintos. 

Não confunda “corruptus brasiliensis”(político) com o Callichirus major(crustáceo)


  • O corrupto - Callichirus major - não é um crustáceo para consumo humano. Ele se alimenta de matéria orgânica em decomposição e de pequenos animais. Por isso, serve apenas como isca para peixes grandes. 
  • Pode ser encontrado em praias rasas de areias duras e escuras do litoral brasileiro.
  • Possui garras em forma de pinças. Uma delas é bem maior do que a outra.
  • É preciso cuidado na hora de retirá-lo, pois a garra pode causar ferimentos. O corrupto pode demorar horas até morrer. 
  • A fêmea do corrupto é identificada pela bolsa laranja onde carrega as ovas.


Referências bibliográficas
http://diariogaucho.clicrbs.com.br/
http://jconline.ne10.uol.com.br/
https://pt.wikipedia.org/

Um comentário:

  1. Desconhecia este crustáceo e sua utilidade única para apenas pesca. Grato por me agregar conhecimento.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...