Pesquisar no blog

segunda-feira, 11 de julho de 2016

AGROECOLOGIA TAMBÉM SE FAZ NA ESCOLA

As Cartilhas agroecológicas da série Meio Ambiente foram elaboradas levando em consideração 8 temas: Proteção de nascentes, Conservação do solo, Sistemas Agroflorestais, Reserva Legal, Agroecologia, Adequação Ambiental, Controle de pragas e doenças e Adubação.


De maneira bem didática, os assuntos são abordados em forma de história em quadrinhos. Elas são excelentes materiais para todos; escolas, alunos, agricultores, professores, educadores. Ótimo material de apoio pedagógico para o ensino fundamental.

Para facilitar sua vida, o homem criou instrumentos, técnicas e processos. A isso deu o nome de tecnologia. Para utilizá-la, paga-se caro. Por isso, surgiu o conceito de Tecnologia Social. São também, instrumentos, técnicas e processos, só que de baixo custo, que podem ser utilizados em qualquer ponto do país, desde que haja a participação da comunidade. Servem para solucionar problemas e promover a transformação social.

Professor, aproveitando os conceitos das cartilhas, implante um programa de produção agroecológica integrada e sustentável na sua escola. Esse sistema além de conscientizar para o respeito ao meio ambiente, a vida, desperta, principalmente para a sustentabilidade de muitas comunidades. O modelo convida a todos que desejam trabalhar com a terra e não causar danos ao meio ambiente.
Dependendo do tamanho e localização da escola, pode-se desenvolver o plantio das hortaliças e legumes e uma mini granja
A mesa está servida..

Baixar as Cartilhas é só clicar .





Cartilha adequação ambiental: todos os passos necessários para adequar ambientalmente a propriedade rural.










Cartilha Adubação: muitas receitas de como fazer adubação orgânica de hortas e pomares.









Cartilha Agroecologia: Aprenda sobre os princípios agroecológicos de produção de alimentos. A agroecologia pode ser aplicada tanto no campo quanto na cidade.



Cartilha Conservação do Solo: Fazer o manejo ecológico do solo é fundamental para torná-lo cada vem mais rico em fertilidade

download
Cartilha Controle de Pragas e Doenças: Na agroecologia o conceito de praga e doença é tratado com outro ponto de vista. O aparecimento de pragas é consequência de um ambiente desequilibrado e a chave para manter a horta saudável é entender as causa desse desequilíbrio e traçar estratégias para aumentar a biodiversidade.






Cartilha Protejam as Nascentes: as nascentes são locais sagrados onde aflora a água, o bem mais precioso para os agricultores, aprender como preserva-las é fundamental para nossa sobrevivência no planeta terra.







Cartilha Sistema Agroflorestal: sistemas agroflorestais são a união de cultivos com arvore, é o futuro da agricultura. Você vai aprender como implantar um sistema agroflorestal e sua importância para a produção de alimentos saudáveis.








Cartilha Reserva Legal: Como manejar a reserva legal de modo ambientalmente saudável.








http://universidadeorganica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...