Pesquisar no blog

terça-feira, 21 de junho de 2016

VIDEOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Como é sempre gostoso falar de cinema, um Especial Animações. São produções animadas para você assistir na internet, descobrir novos olhares sobre o planeta, repensar práticas e, sobretudo, passar adiante a causa da sustentabilidade. Assista, compartilhe com os amigos e divida conosco dicas de outras animações curiosas sobre o tema.




            1. Não desista [Don’t Give Up]

Produzida pelo grupo português Quercus, a animação surpreende ao retratar as reações de três animais diante de um planeta devastado. Representantes de diferentes regiões do globo, são mamíferos que enfrentam a seca, o desmatamento e o derretimento das calotas polares. No final, a mensagem “Se nós desistirmos, eles desistem”.








2. Dinheiro (Money)


A campanha da WWF Brasil mostra como as ações humanas desencadeiam um efeito cascata na natureza. E as consequências desse efeito cascata também incidem sobre o próprio homem. Na sonoplastia, a ganância é retratada pela canção “Money, Money (makes the world goes around)”, do musical Cabaré da década de 1970.








 3. De Homo consumus a Homo responsabilus
A animação, de Pablo Llorens para Setem Comunita Valenciana, apresenta a rotina de dois tipos de seres humanos: o Homo consumus e o Homo responsabilus. Mais do que isso: apresenta como pequenas mudanças de hábito podem fazer o Homo consumus se transformar em responsabilus e ter uma postura mais coletiva e solidária.






4. Os animais salvam o planeta
O canal Animal Planet lançou uma divertida campanha em prol da educação ambiental, “Os animais salvam o Planeta”. São vídeos curtos que retratam como os animais se dão mal por terem atitudes nada ecológicas, como o desperdiçar de água, poluir rios e comer carne.








5. A maior flor do mundo

Adaptada do conto de José Saramago, a animação conta, de forma lúdica, a história de um garoto que, diante de uma flor murcha, buscou água e fez crescer a maior flor do mundo. Seguindo a trilha de outros trabalhos de Saramago, o curta é uma metáfora do quão importante é um comportamento ativo, ético e solidário diante do outro. Um conto para crianças que carrega muitas lições para adultos.






6. Xixi no banho

Esse curta, dirigido pelo brasileiro Fernando Sanches para a SOS Mata Atlântica, faz parte de uma campanha para estimular as pessoas (e até seres de outro planeta!) a fazerem xixi durante o banho! O motivo? Economizar água. O curta colecionou prêmios, incluindo um Leão de Ouro em Cannes (2010). E aí, vai fazer xixi no banho em prol do meio ambiente?







7. A lata de lixo (Castelo Rá Tim Bum)

Quem foi criança nos anos 1990 provavelmente se lembra do Ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum (aquele do “meu pé, meu querido pé que me aguenta o dia inteiro-ôôô!”). Na animação “A lata de lixo”, produzida em stop motion e com massinha de modelar, o ratinho aparece alimentando uma lata de lixo e deixa a dica: jogue lixo na lata de lixo (mesmo se a lata não tiver essa voz “sensual” da animação).




8. Adaptação
Produzido em 2009, durante a campanha internacional TicTacTicTac, para pressionar governos a assinarem um acordo climático na COP-15, a animação refere-se à necessidade de o homem mudar seus hábitos para tornar possível a existência de vida no planeta: não são os animais que devem se adaptar aos hábitos insustentáveis e consumistas dos homens; são esses que devem mudar sua postura diante da natureza.




 
9. O homem que plantava árvores

Vencedor do Oscar de melhor animação em 1988 e é título frequente em listas das melhores animações de todos os tempos. Poética, a animação francesa narra a história de Elzéard Bouffier, um pastor que, em uma área devastada e árida, planta, sozinho, uma floresta. O filme é de Frédéric Back e se baseia na obra homônima de Jean Giono.







10. O Rei Leão

Clássico lançado em 1994 e um dos desenhos com maior bilheteria da história do cinema. O filme retrata a selva, apresenta a biodiversidade, discute as relações entre os seres vivos, trata de valores, de ética. O ciclo sem fim”, tema da animação, apresenta como os seres vivos podem viver em harmonia.








11. Rio, o filme 
Para fechar a lista, nada de destruição! O último componente de nosso Top  Animações Sutentáveis.....Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda , com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...