Pesquisar no blog

segunda-feira, 2 de março de 2015

ÁRVORES - ELAS SÃO DEMAIS.... ( texto infantil )

As árvores estão entre os seres vivos mais antigos da Terra: as primeiras surgiram há mais ou menos um bilhão de anos! Elas se adaptaram a diferentes condições e estão em todos os lugares, de cidades a florestas. E, além de serem essenciais para manter o ambiente da Terra, fornecem produtos para a gente.



É PARA COMER!
Maçãs, abacates, laranjas, goiabas e muitos frutos podem ser consumidos do jeito que nascem. Outros precisam de um preparo para virarem alimentos, como o cacau, usado nos chocolates e o açaí usado em refrescos.

CASCA PODEROSA
A parte exterior do tronco protege a árvore de insetos, perda de água e mudanças bruscas de temperatura. E ainda pode ter uma utilidade especial: na espécie sobreiro, a casca produz a cortiça das rolhas e de quadros de aviso.

AS MAIS BONITAS
Flores são lindas e cheirosas. Como se isso não bastasse, ainda possuem uma grande variedade de substâncias usadas em cosméticos e tratamentos de saúde. É o caso da flor da laranjeira, que rende óleos perfumados, também usados como calmantes naturais.

MIL E UMA FOLHAS
Com formatos variados, as folhas são parte mais do que importante para a árvore fazer fotossíntese, produzir seu alimento e gerar oxigênio para o ambiente. Para nós, a utilidade vai além, pois as folhas são ricas em fibras usadas para fazer produtos como cordas.

POR DENTRO DO TRONCO
Várias camadas formam a madeira que sustenta uma árvore. E cada pedaço tem substâncias diferentes, com aplicações variadas:
  • Madeira é o produto principal das árvores; usado para fazer móveis e nas construções de edifícios e casas.
  • Celulose extraída da polpa da madeira serve para fazer papel.
  • Goma presente em produtos que contêm borracha, como as gomas de mascar.
  • Seiva está presente em alguma caldas de doces, além de vários animais e insetos alimentarem delas.
  • Resina é aplicada na fabricação de vários tipos de sabão, verniz e adesivos.

MUITA VIDA
Árvores garantem a vida de milhares de espécies de animais pelo mundo todo. Afinal, é a partir delas que os bichos herbívoros conseguem boa parte dos seus alimentos, como frutos, folhas e o néctar das flores. Isso sem contar os animais que fazem das árvores suas casas, como os pássaros.

POR QUE AS ÁRVORES CRESCEM? E COMO SE DESENVOLVEM?
Porque o crescimento faz parte do ciclo de vida das árvores. E ocorre, principalmente, por causa da luz, que permite a realização da fotossíntese. Ou seja, a luz faz as plantas transformarem água e gás carbônico em oxigênio e carboidratos, que servem de alimento para elas. E a comida as faz crescer!O crescimento também depende do local onde a árvore está: é comum que uma árvore cresça o mesmo tanto que outra próxima a ela para não ficar na sombra e sem luz.

POR QUE AS ÁRVORES NÃO ANDAM?
Por causa das raízes, fixas ao chão: elas extraem do solo os nutrientes que as árvores necessitam. Assim, elas não precisam sair do lugar para se alimentar e nunca desenvolveram um mecanismo de locomoção. E você sabia que, apesar de as árvores não se moverem, as sementes delas podem ir longe? Vento, água e animais transportam as sementes para outros lugares, onde vão germinar e uma nova árvore nascerá.

POR QUE O TRONCO DAS ÁRVORES É MARROM?
Em muitas árvores, o tronco é marrom por ser formado por células mortas, que deixaram de receber, da planta, a hidratação necessária. As árvores de grandes cidades têm troncos ainda mais escuros por causa da poeira e da fumaça dos carros. Mas também existem troncos nas cores verde, cinza e até vermelha! Tudo depende da espécie da planta e até da umidade da região em que ela fica.

UMA ÁRVORE PODE MORRER?
Sim, só que isso leva décadas ou até milhares de anos para acontecer, conforme a espécie. Quando a árvore envelhece, as raízes não conseguem mais absorver do solo a água e os sais minerais necessários para viver. Além disso, o transporte da seiva (substância que contêm nutrientes) para de funcionar. Resultado: os galhos perdem força, as folhas caem, a casca se solta do tronco e a árvore pode tombar. Podemos dizer que a seiva é o equivalente ao sangue dos seres humanos.

POR QUE ALGUMAS ÁRVORES SÃO ALTAS E OUTRAS SÃO BAIXAS?
Existem várias razões e a principal tem a ver com a genética. Há muitas espécies de árvores e cada uma carrega no código genético as características que terá, como o tamanho que vai atingir. Mesmo assim, uma árvore que tem potencial genético para ficar bem alta pode não crescer muito se não receber a quantidade de luz ideal, se o solo não tiver nutrientes adequados para a espécie e se não houver bastante espaço para a raiz crescer (quanto menos espaço, menor ela fica).

COMO AS ÁRVORES DO MANGUE SOBREVIVEM?
Com várias estratégias! Para se fixarem na lama, elas têm raízes que se espalham horizontalmente por um espaço quase igual ao da parte superior da árvore. Já para aguentar o ambiente salgado, elas eliminam pelas folhas o excesso de sal que entra pelas raízes.

POR QUE OS GALHOS SÃO PARA CIMA SE A GRAVIDADE PUXA TUDO PRA BAIXO?
Isso acontece graças a um hormônio que a árvore possui, chamado auxina. Essa substância é a responsável por fazer os galhos crescerem na direção contrária à da gravidade. A auxina estimula o alongamento do caule e dos galhos das plantas, acelerando o crescimento deles para cima. Que poderosa!

VAMOS AJUDAR
As florestas estão em perigo por causa da ação do homem. Além do fogo, causam a destruição: a derrubada ilegal de árvores, o avanço descontrolado da agricultura e da pecuária, a expansão das cidades sem planejamento e a especulação imobiliária.

POR QUE PROTEGER NOSSAS FLORESTAS
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beiras de rios, aparecem às vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar. Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e floretas que tem seu clima mais fresco. Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes. Ah, não se esqueça da sombra propiciada por elas.
  
São vários os motivos para você plantar não uma, mas várias árvores, e ajudar a natureza!



Referências
http://planetasustentavel.abril.com.br
http://www.arvoresbrasil.com.br/
http://www.todabiologia.com/botanica/seiva.htm
Imagens - Árvore, Ser Tecnológico

2 comentários:

  1. perfeito para trabalhar com as crianças,,

    ResponderExcluir
  2. Excelente informação, não só para crianças, mas para grande maioria dos jovens e adultos.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...