
HIDROGRAFIA -  é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta Terra. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra.
OBJETIVOS
- Conhecer a hidrosfera, isto é, as diferentes formas de acúmulo de água na superfície terrestre, em aquíferos e lençóis freáticos;
 - Compreender a dinâmica do ciclo da água;
 - Enumerar os conceitos básicos de hidrologia e hidrografia e associá-los com outros aspectos do meio ambiente, tais como: clima, relevo, vegetação e solo, entre outros;
 - Analisar como a ação antrópica (do homem) interfere nessa dinâmica e os prejuízos que ela pode causar, tanto ao meio ambiente, como à qualidade de vida da população mundial;
 - Conhecer diferentes formas do uso da água, entre elas: pesca, navegação, abastecimento, geração de energia e irrigação;
 - Apontar que a água, devido à sua grande importância, não apenas para as populações ribeirinhas, mas também para as grandes metrópoles mundiais, já provocou disputas e até guerras entre países (hidro-geopolítica).
 
CONCEITOS
Hidrografia, bacia hidrográfica, aquífero,
lençol freático, ciclo da água, curso, potencial hidráulico e irrigação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Capacidade de estabelecer
relações de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar,
associar e relacionar a responsabilidade individual e coletiva (a partir da
ética e do bem comum). O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a dinâmica
hidrológica e as relações entre a água e outros sistemas naturais, além de sua
relação com o homem.
ESTRATÉGIAS
- · Leitura dos textos propostos:
 
- http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2012/08/bacias-hidrograficas-brasileira.html
 - http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2011/07/hidrografia-do-brasil-resumao.html
 - http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2011/08/aquifero-alter-do-chao-norte-do-brasil.html
 - http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2011/05/aquifero-guarani.html
 - http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2011/03/agua.html
 - http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2011/10/historia-da-agua_09.html
 
- Separar a turma em equipes, onde cada equipe deverá estudar a hidrografia local subdividindo nos assuntos a seguir:
 
- Vegetação natural
 - Clima
 - Ações antrópicas(poluição,assoreamento, eutrofização,etc)
 - Agricultura/Urbanização e/ou industrialização
 
- Confeccionar mapas temáticos e de localização.
 - Anexar Fotografias, desenhos;
 - Se possível, fazer a comparação da região hidrográfica através dos momentos antes e depois, ou ontem e hoje.
 - Depois de terminado os levantamentos e feitos os relatórios, os grupos deverão se juntar e elaborar o trabalho final. Será entregue somente um trabalho geral, coletivo, contendo todos os temas trabalhados.
 - Não esqueça que a pesquisa deverá ser entregue de acordos com as normas da ABNT.
 
*Professor, não esqueça de delimitar e contextualizar os assuntos a trabalhar.
- Fazer um seminário sobre a hidrografia local e ou regional, apresentando os problemas ambientais encontrados, propondo soluções para apaziguar os efeitos negativos e um desenvolvimento sustentável na utilização das águas.
 - Montar uma exposição com as conclusões do debate e imagens sobre o tema.
 - Entregar o trabalho impresso completo.
 

ESTE PLANO MIM AJUDOU MUITO, PARA TRABALHAR AS BACIAS HIDROGRAFIAS! BOAS ESTRATEGIAS.
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