Pesquisar no blog

domingo, 15 de março de 2020

MINHA PRIMA É UMA BRUXA


Muitas pessoas enxergam as mariposas apenas como bicho nojento, que traz mal presságio quando entra no seu quarto bem na hora que você vai dormir. O que a maioria das pessoas não sabe é que as “primas” das borboletas são criaturas extremamente curiosas e que elas escondem segredos que você nem imagina. 



Se você gosta de lepidópteras, qual o problema de gostar de uma mariposa? Algumas são tão belas, quiçá mais bonitas que as borboletas. 

Grandes, pequenas, de cores sólidas e que voam ao redor da luz, as populares ‘bruxas’ são o pavor de muita gente, mas são insetos incríveis. Muitas espécies de mariposas voam de dia e são bastante coloridas. Da mesma forma que existem borboletas que voam no crepúsculo até o início da noite, tem cores escuras e sombrias.


SÓ NO REGIME 
Esta lagarta de mariposa astuta imita uma cobra quando se sente ameaçada

Quando jovem (lagarta) ingerem uma quantidade enorme de folhas para terem reserva de energia para a fase adulta. Por isso, as mariposas são às vezes consideradas pragas de plantações durante sua fase jovem. Esses insetos se alimentam principalmente em sua fase larval. Quando se tornam adultas, a maioria das mariposas não precisa comer mais nada, já que sua função nessa etapa da vida – que dura poucos dias – é apenas acasalar e botar ovos. Algumas espécies, inclusive, nascem sem a boca! Para que perder tempo, elas só pensam “naquilo”, não é mesmo?

ELA É “NINJA” 
Mimetismo da mariposa da espécie Uropyia meticulodina

Algumas espécies são mestre em camuflagem, podem imitar desde folhas, vespas a tarântulas e cocô de passarinho! Tudo para sobreviver mais tempo até achar o parceiro ideal, acasalar e botar ovos. É um esconde-esconde, trapaça e espionagem, somente pra conseguir a “mina” e garantir a linhagem. 


TODO ODOR PROVOCA SENTIMENTOS 
Attacus atlas

Algumas mariposas não possuem boca e outras não possuem narizes... Mesmo assim, o olfato delas é apuradíssimo. Através de suas antenas, algumas mariposas podem sentir um cheiro a até 10 km de distância! É o que faz o macho da mariposa-atlas para encontrar sua fêmea, acasalar, e perpetuar a espécie. Que tal passar um perfume para encontrar seu príncipe? 


OPEN BAR 

Parece bizarro, mas é verdade. Biólogos da The Nature Conservancy até ensinam uma brincadeira: misture cerveja, açúcar mascavo e banana e “pinte” alguma árvore da região. À noite, ela vai estar cheia dessas bichinhas alcoólatras que ao invés de estarem se reproduzindo nos poucos dias de vida que possuem estarão lá se divertindo, embebedando com a galera no happy hour. Ah, danadinha, só curtindo a vida! 


SOMOS MAIS 


Existem muito mais espécies de mariposas do que de borboletas. Apesar de serem “parentes”, existem cerca de nove vezes mais espécies de mariposas em comparação a borboletas. Para se ter uma ideia, há cerca de 160 mil espécies desses bichos voadores no mundo – bem mais que as 17,5 mil espécies de borboletas.

CUIDADO.. PIRIGUETE NO AR
Mariposa gênero Hylesia 

As mariposas de colorações mais vibrantes podem ser venenosas, normalmente essas espécies se alimentam de folhas tóxicas e absorvem um pouco do veneno - é assim que elas escapam do cardápio dos pássaros. No Brasil, as mariposas do gênero Hylesia são as principais responsáveis por acidentes com as pessoas.

VOCÊ CONHECE?  

Os Hesperídeos, formam um grupo de transição entre as borboletas e as mariposas, as asas dianteiras ficam elevadas como nas borboletas e as posteriores deitadas sobre o corpo como as mariposas.

Mariposa beija-flor,  esse inseto tem hábitos muito parecidos com os do pássaro, como pairar no ar, se alimentar de flores e até o formato do nariz.  Além disso, elas voam durante o dia, no final da tarde e até na chuva, o que é muito incomum para as demais mariposas.


2 comentários:

  1. adoro borboletas, as bruxas nem tanto

    ResponderExcluir
  2. não sabia q existia esse bicho hesperídeos, ja vi achei q era uma mariposa diferente

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...