Pesquisar no blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

CLIMOGRAMA

O climograma é uma ferramenta clássica de representação do clima que permite uma compreensão mais fácil do perfil climático de determinada região.


Através do climograma pode se representar graficamente as variações de temperatura e precipitações durante um determinado período de tempo, geralmente de 1 ano. A temperatura geralmente é representada por um gráfico linear sobreposto a um gráfico de barras (histograma) que representa as precipitações ao longo do período estudado.





A análise do climograma é feita sempre comparando-se a taxa de precipitação e a temperatura. Quando as barras do histograma estão abaixo da linha de temperatura significa que há mais calor do que precipitação. Entretanto, isso nem sempre quer dizer que o clima é seco: alguns climogramas utilizam o índice conhecido como "Índice de Gaussen" para o qual deve ser obedecida a relação: P=2T, ou seja, o valor máximo estabelecido para a precipitação deve ser pelo menos duas vezes a temperatura máxima.
Com o uso do climograma é possível identificar os períodos de estiagem, as épocas onde a precipitação é maior e até fazer comparações entre os climas de localidades diferentes através da comparação de seu climograma.


O climograma na verdade são DOIS gráficos.


  • Um histograma de pluviosidade e um gráfico de linha de temperatura. 
  • Ambas as variáveis são médias mensais, os meses ficam no eixo X. O climograma identifica o clima de uma região em função da temperatura e da pluviosidade( isso não quer dizer o clima como um todo).
  • Há outras variáveis como pressão e umidade relativa que não são mostradas em um climograma. 
  • Os climogramas, normalmente, se restringem ao período de 1 ano. Isso não pode ser considerado normal para o CLIMA de um região. Basta comparar os climogramas em anos de el niño e la niña que vocês perceberão as diferenças!
BAIXE PROGRAMA PARA CONSTRUÇÃO DE UM CLIMOGRAMAhttp://www.sgrillo.net/climog/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...