Pesquisar no blog

segunda-feira, 16 de julho de 2018

NÃO PROVOQUE. É COR DE ROSA CHOQUE..

Ela é grande. Ela é pegajosa. Ela é rosa-choque. Conheça a Triboniophorus aff. Graeffei, espécie de lesma de 20 cm encontrada apenas em uma montanha australiana. Endêmica do Monte Kaputar.


A lesma rosa passou tanto tempo sem ser estudada porque os pesquisadores de lesmas e caramujos – conhecidos como malacologistas – são uma minoria. O governo australiano designou a montanha onde vivem as lesmas, no estado de Nova Gales do Sul, como “área ecológica ameaçada”, em uma tentativa de proteger essas raridades rosas e outras espécies únicas. 
Há 10 milhões de anos, a Austrália era parte de um grande continente chamado Gondwana, que incluía Austrália, Papua Nova Guiné, Índia, partes da África e América do Sul. Era coberto por florestas tropicais parecidas com as existentes hoje em Papua Nova Guiné. 
Uma erupção vulcânica há 17 milhões de anos no Monte Kaputar, manteve uma pequena área de 10 quilômetros quadrados, exuberante e úmida, ao mesmo tempo em que tornou a maior parte do resto da Austrália em deserto. Esta mudança no ambiente deixou as plantas e animais do Monte Kaputar isolados de seus vizinhos mais próximos por milhões de anos, transformando a área em um paraíso singular para espécies como a lesma rosa. 

Como as lesmas rosas vivem em leitos de folhas vermelhas dos eucaliptos, suspeita-se que a cor sirva de camuflagem, ajudando os animais a se misturarem com seu habitat folhoso. Entretanto, passam grande parte do tempo no alto das árvores, bem distante das folhas caídas, então é possível que a cor seja apenas uma peculiaridade da evolução. Acho que se você vive isolado no topo de uma montanha, você pode ter a cor que quiser. 
As lesmas têm papel importante em seus ecossistemas – como por exemplo, reciclar matéria vegetal.

Fonte:
www.nationalgeographicbrasil.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...