Pesquisar no blog

domingo, 1 de julho de 2018

DORMINDO COM O INIMIGO

Quem nunca viu um filme de terror? Agora imagine estranhas, horripilantes e bizarras criaturas que podem estar andando por seu corpo enquanto você dorme. Sugando seu sangue, roendo sua pele. Sim pode ficar apavorado, desconfortável, porque certamente é o que ocorre com a maioria de nós. Mas não vale gritar!

De onde vem essas estranhas e inexplicáveis criaturas que surgem na noite, de forma  furtiva e assustadora, a espreita do momento certo para alcançar seu objetivo. Ali mesmo, deitado seminu, você liga seu "sentido aranha", seus olhos já acostumados com a ausência de luz, observa uma sombra a movimentar-se na penumbra, seu organismo paralisa, sua mente congela, sua boca seca, o suor começa escorrer.  Correr? Gritar? ou jogar o chinelo?

Quando a temperatura esquenta, pouca gente se importa com isso. Mas você já parou pra pensar nos riscos que um quarto pode representar para sua saúde? Se os cuidados com a higiene não estiverem totalmente alinhados, as chances de perigo são enormes. Com a umidade e o calor é comum o aparecimento de mofo nas paredes da nossa casa. Viver com umidade e mofo é um perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que podem causar até infecções.  Além do mofo vamos conhecer um pouco sobre outros animais perigosos que podem habitar nosso quarto.

TRAÇA  
Este inseto se alimenta de cola, fotos, algodão, fibras artificiais, insetos e até de cabelo, caspa e sujeiras. Além disso o bicho só sai de seus esconderijos durante a noite e pode ficar até um ano sem se alimentar. Não são nocivos em relação ao ser humano, porém podem causar grandes estragos, principalmente ao vestuário, tecidos, tapetes e livros que normalmente ficam armazenados nos armários.

MOSCA DOMÉSTICA 
Pode pousar em comida contaminando-a com bactérias, sendo responsável pela propagação de várias doenças. Esta mosca realiza a contaminação pelo contato de suas patas e também pelos seus fluídos gástricos e restos de alimentos anteriormente ingeridos, pois o inseto “vomita” na sua comida antes de ingeri-la. Então para quem não liga em cobri seus alimentos, podem ingerir junto a eles “vomito de mosca contaminado” ! Ecaaaaaaaa 

FORMIGA 
Também podem ser consideradas uma praga urbana, pois se adaptam e podem viver em casas e apartamentos. Além de picadas dolorosas que podem causar alergias, também podem causar doenças ao passarem em ambientes contaminados e depois em alimentos. 

ÁCARO 
Devido a maior parte destes bichinhos serem visíveis apenas com um microscópio, não temos ideia que muitos deles vivem em nossas casas, inclusive em sua cama como nos colchoes, mantas de lá, almofadas, travesseiros e bonecos de pelúcia. Por isso são os principais responsáveis por alergias respiratórias como a rinite alérgica e a ama. Os ácaros podem se alimentar da descamação da pele humana e de outros animais. 

CUPIM
Conhecidos como uma praga urbana, estes insetos vivem tranquilamente dentro de portas, batentes, camas e quaisquer outros móveis de madeira. Muitas vezes passam despercebido sendo notados apenas por alguns de seus rastros, como por exemplo, uma poeira mais grossa que aparece sempre perto do móveis (que na verdade são as fezes dos insetos). 

PIOLHO
São insetos que vivem no couro cabeludo, podendo viver também nas sobrancelhas, nos cílios, em lençóis, edredons e outras roupas de cama. e podem transmitir diversos tipos de doenças ao se alimentar com o sangue do hospedeiro. 

ARANHA
Diversos tipos de aranhas podem coabitar uma casa. Sendo um das mais perigos a conhecida aranha marrom (foto). Pois sua picada pode causar febre, escurecimento da urina, necrose da área picada e alguns casos até mesmo a morte. Outras não trazem perigos algum. 

PERCEVEJO DE CAMA 
Os percevejos de cama vêm se tornando um problema no Brasil, pois além de se alimentar de sangue humano e outros mamíferos também podem transmitir doenças. Como não bastasse ainda suas picadas causam irritação e desconforto. Geralmente os percevejos entram nas casas transportados em roupas, no interior de moveis ou em malas de viagens. A origem desta s infestações ocorre na estadia e visita de hotéis infestado. 

PULGA 
São parasitas que se alimentam do sangue de mamíferos e aves podem, também, ser portadora de diversos tipos de doenças. Uma fêmea pode colocar de 300 a 400 ovos de cada vez podendo demorar dias, meses e até anos para sair do casulo e se transformar em um novo inseto, por isso a dificuldade de se acabar com infestações. 

BARATA

As baratas também podem transmitir diversos tipos de bactérias, vermes, fungos ,vírus, etc. sendo considerados muito perigosas para a saúde humana. Elas costumam sair a noite para procurar alimento e podem andar praticamente qualquer lugar, até mesmo por cima de seu corpo enquanto você dorme!!! Inclusive existem espécies de baratas que podem se alimentar mordiscando a pele das pessoas ou ingerindo outros tipos de material orgânico como fezes, couro e sangue. 

PERNILONGO 
Quer barulho mais irritante que um pernilongo voando sobre nossa cabeça?. Ele tem 5 milímetros, pesa 1 miligrama, voa a 2,5 km/h e atormenta as suas noites. Trata-se do Culex quinquefasciatus, pernilongo para os íntimos, que costuma atacar nas noites mais quentes do ano.O pernilongo possui um tubo único da boca ao ânus. Os nutrientes que a fêmea ingere (somente elas picam) começam a ser digeridos pela saliva e termina no intestino que fica inchado e vermelho após o banquete. E Para nós resulta aquela coceirinha, inchaço e vermelhidão. 

TARUÍRA
Conhecida também como Gekko, jacaré de parede, labigó e lagartixa. Embora algumas pessoas a vejam como anti-herói e não tardam em correr atrás desses bichinhos com chinelo à mão. Meus caros leitores, não precisam temer este animalzinho, muito pelo contrário ele é nosso amigo. Na verdade não é perigoso, é um herói que se alimenta de todos os perigosos insetos encontrados em sua casa.

4 comentários:

  1. huahauhauha.. A introdução foi ótima, muito criativa. A leitura fez um misto de hipnotismo.

    ResponderExcluir
  2. Prof, meu filho esta querendo saber se você mata estes bichos? Desculpe ele é insistente.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rosa. Diz a seu garoto, que sim. Extermino somente insetos nocivos e peçonhentos se estiver dentro de minha casa. Caso eu esteja no ambiente natural, não mato. Afinal sou eu quem está invadindo o espaço deles. abraços

    ResponderExcluir
  4. Durmo com inimigo todo dia. No prédio mora um político corrupto.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...