Pesquisar no blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

COMUNICAÇÃO ENTRE OS ANIMAIS

De acordo com Rogério Alvarenga, professor de Programação Neurolinguística (PNL), a natureza fala um idioma universal! Grande descoberta! Se os seres humanos falam, escrevem e se comunicam, por que os animais, os vegetais e os minerais têm que ficar calados? A natureza lê, fala, interpreta e responde àqueles que são capazes de decodificar. 


Ainda segundo o prof. Rogério, a semiótica envolve o estudo dos signos. Os signos envolvem símbolos, ícones e indícios disponíveis à decodificação ou à interpretação de qualquer ser. Cada qual interpreta como pode, de acordo com seu nível cultural. Ou como lhe convém? Dependem, entretanto da acuidade perceptiva. Tudo se projeta em forma de códigos. 
Quando fala-se de comunicação entre animais, refere-se à transmissão de informações de um animal para outro, causando uma ação ou mudança no receptor da informação. Essa comunicação varia desde interações muito simples entre indivíduos até redes sociais complexas. 
Como veremos, em muitos casos a experiência e o aprendizado desempenham um papel fundamental na comunicação. Isso implica que alguns animais têm grande capacidade de memorização. 

Como os animais se comunicam? 
Às vezes, surge a seguinte dúvida: os animais se comunicam entre eles? Existem diferentes tipos de comunicação entre os animais, dependendo do tipo de sinal que é transmitido. Podem ser visuais, químicos (hormonais), táteis, auditivos (sons dos animais) ou até elétricos. 

Comunicação visual 
A comunicação visual é muito comum no mundo das aves. Os machos geralmente têm uma coloração mais chamativa que as fêmeas, o que serve para chamar sua atenção durante o ritual de acasalamento. Em muitas ocasiões, esse ritual é baseado em uma dança elaborada, através da qual eles demonstram à fêmea seu bom estado de saúde e seu compromisso com as crias. Um exemplo são os machos da espécie ave do paraíso.


Alguns insetos, como as borboletas-monarca, têm uma cor muito chamativa. Seus padrões de desenhos e cores indicam aos predadores que elas não são um bom alimento, ou seja, são tóxicas ou têm um gosto muito ruim. O sapo-de-fogo (Bombina orientalis) também usa essa técnica. Como o nome indica, a barriga deste sapo é vermelha. Quando um predador se aproxima, ele mostra seu abdômen e avisa os predadores de que haverá represálias se eles decidirem comê-lo.

Comunicação química
A comunicação química é uma das mais desconhecidas, mas é muito importante no reino animal. Os exemplos mais curiosos são encontrados no grupo dos insetos sociais. Por exemplo, a comunicação das abelhas se baseia em secretar diversas substâncias químicas conhecidas como feromônios. Graças a eles, conseguem informar ao resto da colmeia sobre a presença de um perigo ou sobre as flores das quais extraíram o néctar. A rainha das abelhas também controla as operárias graças à secreção de um feromônio especial que as impede de se reproduzir. É por isso que a rainha é a única abelha capaz de botar ovos. Exatamente a mesma coisa ocorre nas formigas, que usam feromônios para indicar ao resto da colônia o caminho que devem seguir para chegar até a comida. Por isso é que sempre as observamos andando em filas.



Comunicação tátil 
Quanto à comunicação tátil, ela pode ser facilmente observada em macacos como o chimpanzé. Esses animais limpam uns dos outros, removendo seus parasitas. Esse comportamento permite que eles fortaleçam seu relacionamento. Você também deve ter notado que os cachorros demonstram seu amor através das lambidas.

Comunicação auditiva
Em relação aos sons dos animais, trata-se de um mundo muito complexo. Em muitos casos, foi afirmado que a linguagem não é algo característico do ser humano, e que também podemos falar sobre a existência da linguagem dos animais. No entanto, há muito debate sobre isso. Para que você possa formar sua própria opinião, vamos ver alguns exemplos.


  • Chamadas de perigo
Um tipo muito estudado de comunicação entre animais são as chamadas de alarme. São os sons de animais que indicam a presença de um predador. Como resultado, o grupo pode se manter seguro. Em muitas espécies, a chamada de alarme é diferente dependendo do predador. 
  • Aviso de alimentos
Os animais que vivem em um grupo também avisam aos demais quando encontram comida. Eles identificam os sons dos animais e correm para o banquete. No entanto, alguns animais não chamam o resto do grupo até que tenham comido o suficiente. Isso acontece, por exemplo, no caso do macaco-prego. Este é o exemplo de egoismo e mesquinharia.
  • rituais de acasalamento
Durante o ritual de acasalamento, além da dança, muitas aves cantam. Suas canções são muito elaboradas e, embora dentro da mesma espécie sejam muito semelhantes, geralmente existem diferenças entre os indivíduos. Ou seja, é comum que os pássaros aprendam novas notas e personalizem suas canções.

Como os peixes se comunicam? 
Na água, os tipos de comunicação mais frequentes entre animais são os sinais sonoros e químicos. Os peixes se comunicam, fundamentalmente, graças aos hormônios presentes em sua urina. No entanto, alguns deles são capazes de se comunicar usando sinais elétricos. Esses peixes têm sistemas motores modificados que, em vez de gerar movimento, produzem pequenos choques elétricos. Um exemplo é o poraquê ou peixe elétrico (Electrophorus electricus), muito comum nos rios da América do Sul. Também não faltam sinais visuais (cristas, padrões de cores, etc.) com os quais os peixes atraem indivíduos do sexo oposto. Outro sinal visual muito famoso é a bioluminescência, ou seja, a capacidade de de alguns animais de produzir luz. O peixe-diabo-negro (Melanocetus johnsonii) possui uma espécie de "vara de pescar" na qual vivem muitas bactérias bioluminescentes. Peixes menores são atraídos para a luz pensando que é comida. No entanto, eles é que são.


Os sons de animais mais complexo são encontrados, sem dúvidas, na comunicação dos golfinhos. Esses mamíferos vivem em sociedades muito complexas e emitem um enorme repertório de sons. Acredita-se que eles podem trocar informações de maneira semelhante aos seres humanos.



3 comentários:

  1. interessante, gostei demais, sei interpretar a comunicação do meu filhote, quando tem fome ele carrega a vasilha de comida, quando quer carinho fica pulando e lambendo meus pés, quando quer passear pega a coleira.

    ResponderExcluir
  2. show.. li aqui no blog que os animais curte o luto .

    ResponderExcluir
  3. O estudo da Semiótica abrange todo processo de comunicação. Como um animal na selva se encontra e se agrega a sua turma se não houver entendimento entre eles? Na selva e em seu habitat um animal nunca viu sua figura num espelho qualquer. Ele não tem a somatognosia, isto é, a visão do seu corpo. Mesmo assim, ele reconhece e se associa a outros iguais a ele. Fica pois proposta a questão das linguagens dos animais, de qualquer especie, numa babel infinita.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...