Pesquisar no blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE BORBOLETA E MARIPOSA?

Além de ser um animal notável, pela beleza e elegância, as borboletas diurnas são muito importantes como bioindicadores. Pois são sensíveis às mudanças negativas em qualquer dos fatores ambientais dos quais dependam. Já mariposas podem ser consideradas pragas em alguma ocasião. Clique e aprenda a diferencias esses maravilhosos insetos. 



VIDA 

O ciclo de vida das mariposas e borboletas é composto de quatro estágios, que são o ovo, lagarta, pupa e o adulto. O tempo de vida varia muito conforme a espécie, pode durar de semana a um ano. Entretanto, a maior parte da vida desses insetos passa despercebida por nós, pois algumas espécies passam quase toda a sua existência entre as superfícies superior e inferior de uma única folha, e só a forma adulta que acabamos conhecendo. 


VAMOS APRENDER A DIFERENCIAR 

As diferenças que podem ajudar a distinguir essas duas lepidópteras, borboletas e mariposas, baseiam-se em algumas características em relação ao comportamento como quanto à forma de seus corpos. Há quem suspeite que, para diferenciar borboletas de mariposas, seja necessário definir se o hábito de vida delas é diurno ou noturno. Mariposas são comumente conhecidas por realizarem suas atividades durante a noite, enquanto o horário principal para visualização de borboletas seria durante o dia. Mas há espécies que fogem a esta regra. 

1 - Posição das asas em relação ao corpo 
Enquanto as mariposas mantêm as asas encostadas sobre o dorso, quando estão fechadas, as borboletas ficam com as asas erguidas verticalmente, quando realizam o mesmo movimento. No pouso as borboletas deixam suas asas elevadas, enquanto as mariposas mantêm suas asas sempre abertas. 
Algumas mariposas são tão coloridas e estampadas quanto as borboletas e por isso são confundidas com elas. As cores desses insetos variam muito de acordo com o ambiente e com as condições de alimentos que os animais estão dispostos.


2 - Relação às antenas
As mariposas possuem diversos tipos e formatos, que nunca se igualam às duas formas típicas encontradas em borboletas: forma de “cotonete” ou de “gancho”. 

3 - Voo
Diferença interessante é em relação a velocidade do voo, as borboletas podem voar até 20 km/h, enquanto as mariposas podem voar até 40 km/h. 

As borboletas são importantes polinizadoras e alimentam-se de líquidos variados (néctar que extraem das flores ou o suco dos frutos maduros que caem das árvores). Ao contrário das mariposas, que quando jovem (lagarta) ingerem uma quantidade enorme de folhas para terem reserva de energia para a fase adulta, pois muitas espécies não se alimentam na fase adulta. Por isso, as mariposas são às vezes consideradas pragas de plantações durante sua fase jovem. 

AS LEPIDÓPTERAS SÃO PERIGOSAS?
  • As mariposas de colorações mais vibrantes podem ser venenosas, normalmente essas espécies se alimentam de folhas tóxicas e absorvem um pouco do veneno. Atraídas pela luz, ao se debaterem, liberam cerdas no ar que podem entrar em contato com a pele, podendo causar irritação dermatológica. 
  • Algumas borboletas tropicais possuem escamas venenosas em suas asas para escapar de predadores, como pássaros e lagartos. Por isso é melhor evitar tocar nesses lindos insetos. 
  • A mesma atitude deve ser tomada em relação às lagartas. Se você avistar uma lagarta colorida ou com pelinhos recobrindo o corpo, não toque, pois, são venenosas e podem causar queimaduras. 


IMAGINÁRIO POPULAR 

As borboletas de cores claras prenunciam notícias felizes, de chegada da pessoa amada, fortuna,  As mariposas, especialmente as de cor negra, trazem sempre presságios funestos, e são consideradas mensageiras da morte. Em muitas partes do Brasil são chamadas de "bruxas".


Um comentário:

  1. Amo borboletas, deixa o ambiente alegre.. q legal muito interessante saber diferenciar

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...