Pesquisar no blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

ÁGUA, BEM FINITO E VULNERÁVEL

Os problemas da escassez de água que atinge o Brasil, têm causas basicamente na falta de cuidado. O Meio antrópico é o principal causador de todos os problemas. Devemos dar mais atenção aos nossos cursos d’água. O  que poderá a humanidade esperar da diminuição de água potável no planeta? 




Nunca se falou tanto em gestão ambiental, em preservação e conservação da natureza. Muito menos se buscou educar a humanidade para olhar para trás e tirar exemplos dos próprios erros cometidos. Todavia, a água potável no planeta continua diminuindo. Para a maioria da população brasileira, o ato de pagar pelo consumo da água concede o direito ao seu uso ilimitado. Acreditando na possibilidade da escassez da água, as pessoas a veem como um evento futuro, não manifestando interesse por este assunto no presente. Deste modo, alguns hábitos diários permanecem (banhos demorados, lavagem de calçadas, escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças com a torneira aberta, etc.) E você, caro leitor, já pensou sobre a problemática da escassez de água? Se não, comece já a mudar seus hábitos. 
Cabe ainda ressaltar que empresas responsáveis pela prestação de serviços de saneamento, (água e esgoto), precisam melhorar, e muito, seus equipamentos. Com adutoras obsoletas, a perda de água é constante em vários pontos, devido ao rompimento de tubos. 

Cuidar é mais que um ato, é uma atitude 

  • Atitude é o modo de se comportar ou agir. 
  • Ato é a ação individual. 
Preservar e conservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar. 
  • Conservação consiste em proteger os recursos naturais, com a utilização de tais, de modo que garanta o uso das futuras gerações. 
  • Preservação consiste em manter e proteger integralmente o ambiente, sem que a ação do homem interfira.

Mata ciliar 

O nome “mata ciliar” vem do fato de serem muito importantes para a proteção de rios e lagos tal como são os cílios para nossos olhos. Também denominada de vegetação ribeirinha, vegetação ripícola ou ripária, mata de galeria, a mata ciliar é a formação vegetal que se encontra em margens de rios, riachos, lagos, córregos, represas e nascentes (mananciais). Os tipos de mata ciliar variam conforme o ecossistema de cada local. 
Além da proteção física das margens dos rios, são fundamentais para o equilíbrio do meio-ambiente, as matas ciliares oferecem proteção para as águas e o solo, reduzindo o acúmulo de terra, areia e detritos em geral, durante enchentes dos rios – o que mantem a qualidade da água e impede a entrada de poluentes. Outro fator importante para sua conservação é devido ao fato que, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, o que as tornam diretamente responsáveis pelas mudanças climáticas do mundo. São elas que promovem interação entre os ecossistemas terrestre e aquático e desempenham papel de corredor genético para a flora e fauna, o que promove um fluxo de espécies dentro e entre os diferentes biomas brasileiros. Preservar essa vegetação ajuda também a combater a escassez de água.

Permeabilidade do solo 

A permeabilidade do solo é a propriedade que possibilita que a água nele se infiltre, com maior ou menor facilidade, dependendo do grau de porosidade de cada tipo de solo. A permeabilidade é necessária para o equilíbrio dinâmico do volume e vazão de água que escoa na superfície e se infiltra no solo. Quando o sistema de drenagem não dá conta de escoar as águas com a velocidade necessária e/ou quando não há absorção suficiente das águas superficiais pelo solo, principalmente em áreas impermeabilizadas urbanas, pode ocorrer um represamento de águas; um alagamento. 
Em solos com maior granularidade como os arenosos, a água infiltra-se com mais facilidade, por apresentarem alta porosidade e permeabilidade. Já em solos com menor granularidade como os argilosos apresentam menor permeabilidade, e a água encontra maior resistência para infiltrar-se. O problema que encontramos nos grandes centros urbanos como alagamentos é devido a esse princípio, pois o homem além de desmatar também aplica o asfalto desconfigurando totalmente à natureza e consequentemente tirando permeabilidade que ali existia. 
Curiosidade: 
  • O solo argiloso é o solo que possui menor permeabilidade, seguido pelo solo arenoso e por último o solo pedregoso. O filtro de barro que temos em casa respeita esse princípio. 
  • A vegetação é muito importante neste processo, ela protege e ajuda na permeabilidade e na fixação do solo. 

Uso e ocupação do solo

O Uso e ocupação do solo pode ser entendido como sendo a forma pela qual o espaço geográfico está sendo ocupado pelo ser humano e suas atividades nele. O levantamento do uso da terra é de grande importância, na medida em que a ocupação desordenada do solo causa a deterioração do meio ambiente. Os processos de erosão intensos, as inundações, os assoreamentos de reservatórios e cursos d'água são consequências do mau uso do solo. 
A Lei de Uso e Ocupação do Solo define as normas gerais para o desenvolvimento da cidade. Nela se encontram reunidos os princípios e orientações para a utilização e ocupação do espaço urbano, com o objetivo maior de garantir o desenvolvimento da cidade de forma equilibrada e sustentável. O uso do solo é uma combinação de um tipo de uso (atividade) e de um tipo de assentamento (edificação). 
O uso e a ocupação adequada do solo são muito importantes no cuidado com as águas dos rios, contribuindo para a segurança e bem estar das pessoas, reduzindo os riscos de que as áreas em que vivem e/ou trabalham sejam atingidas por enchentes, seja no meio rural ou urbano, e contribuindo para a conservação da mata ciliar e permeabilidade do solo, dentre outros fatores marcadamente influentes na drenagem, qualidade e disponibilidade das águas. 
A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície. No que se refere a ação natural, pode-se citar as chuvas e como principal causadora da erosão, já pela ação antrópica é a retirada da cobertura vegetal que acelera o processo erosivo. Ao atingir o solo em grande quantidade, as águas pluviais provocam deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Já a poluição dos solos é causada pelo lançamento de resíduos contendo produtos químicos e orgânicos, tais como: borras, graxas, óleos, sabões, estopas, lixos, etc. 
O descarte excessivo e incorreto de lixo e a má utilização prejudicam o solo. Boa parte dessa poluição é causada pela indústria e por cada pessoa individualmente. As consequências dessas ações são sentidas na saúde de plantas, dos animais e do ser humano. Para mudar essa história e ajudar na preservação do solo é preciso tomar atitudes simples dentro e fora de casa. 

Mas se há muita água disponível no Brasil, por que está faltando água? 


  • Embora o país possua as maiores reservas de água por unidade territorial do planeta, é preciso destacar que elas estão desigualmente distribuídas no espaço geográfico brasileiro. 
  • É preciso entender a questão demográfica. A maior parte da população brasileira não reside nos pontos onde a água encontra-se disponível de forma mais abundante. 
  • Há questões políticas referentes à utilização e gestão dos recursos hídricos no país, aliado a má distribuição dos mesmos. 
  • No meio natural, as recentes secas que vem afetando o país nos últimos anos, onde os níveis de precipitação ficaram muito abaixo do esperado, por isso, os reservatórios mantiveram baixas históricas. 


Vale lembrar, que a falta de água no Brasil não afeta somente a disponibilidade de água tratada nas residências. As indústrias e a agricultura (os principais consumidores) são os setores que mais poderão sofrer com o problema. Cabe ainda ressalvar de que o principal modo energético do país é o hidrelétrico, que possui como ponto negativo justamente a dependência em relação à disponibilidade, de modo que uma seca extrema pode levar o país a um novo racionamento de energia. 
Temos de conscientizar e estabelecer mudanças de comportamento e de hábitos cotidianos individuais. Água se tornará um dos produtos mais caros a serem comercializados no decorrer do tempo, em vista dos inúmeros fatores que continuam degradando a natureza. 


imagens: água sua linda, árvore ser tecnológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...