Pesquisar no blog

domingo, 2 de fevereiro de 2020

SERÁ MESMO QUE SÃO OS HUMANOS QUE MANDAM AQUI?

Eles podem se reproduzir com muita facilidade e demonstrar uma incrível capacidade de adaptação a diferentes ecossistemas. Suas características, como tamanho reduzido, facilidade de reprodução, baixo consumo de energia e auxílio das asas, visão, força, entre outras, permitem o constante crescimento da população. Sim, estamos falando dos insetos.






BESOURO, ESTE É O CARA!

Mais de 40% dos insetos catalogados, são besouros, totaliza mais de 380 mil espécies é o maior grupo de criaturas da biodiversidade. A grande incidência de besouros no mundo, semelhantemente a outros grupos de insetos, se dá pela versatilidade de seu estilo de vida, o que garante que suas variedades não sejam extintas.

FORMIGAS, CAI FORA, SÃO ELA QUE MANDAM!

Não adianta reclamar, o planeta é delas. Cientista confirmam que há 1,4 milhão de formigas por cada ser humano na Terra. É um exército de impor respeito até em Gengis Khan e Ertogrul.

ANTÁRTIDA, SIM LÁ TAMBÉM TEM INSETO

Você pode encontrar insetos pelo mundo todo. Isso porque na Antártida a presença desses bichos é bem escassa. A única espécie de inseto verdadeira no continente de gelo é pequena ‘Belgica antarctica’, que possui entre 2 e 5 milímetros. Para sobreviver ao meio tão gelado, entre diversas adaptações, essa variedade consegue suportar o congelamento com seus fluidos corporais e absorver o máximo de luz solar possível, por meio de sua carcaça preta escura, para se manter aquecida.

HERDEIROS PRA DAR E VENDER

A rainha de uma espécie de cupim encontrada na Ásia e na África, certa vez, foi estudada por um entomologista que constatou que ela botava ovos a cada 2 segundos. Sabe quanto isso resulta em um dia? Aproximadamente 43 mil unidades soltas. Que potência, não? No mais, a maioria das rainhas bota de 6 a 7 mil ovos por dia – o que também não é pouco, diga-se de passagem. No auge, uma rainha de abelha melífera chega a pôr dois mil ovos por dia. Já os mosquitos conseguem postar até 500 ovos por dia.

O MAIS FORTE

O ganhador é o besouro-rinoceronte, nome dado a várias espécies de besouros da família dos Scarabaeidae. Esse inseto de apenas 13 centímetros é capaz de suportar nas costas um volume equivalente a 850 vezes o peso de seu corpo! Já o 'Onthophagus taurus', o besouro rola bosta,  pode puxar 1.141 vezes seu próprio peso. Isso equivale a uma pessoa de 70 kg conseguir levantar 80 toneladas.

O MENOS LONGEVO

Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros, como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas. Esse período serve praticamente apenas para a reprodução, não se alimentam. 

O MAIS PERIGOSO

Os mosquitos são as espécies mais perigosas do planeta. O inseto é mortal devido a transmissão da doenças perigosas; zica, chicungunha, dengue, malária, febre amarela, etc..

O MAIS BIZARRO

O Bocydium globulare é um inseto muito estranho, aparentado com as cigarras e com os gafanhotos, que vive aqui no Brasil. Provavelmente, este inseto tipicamente brasileiros não têm uma aparência muito amigável e assusta com a presença de globos pontiagudos sobre suas cabeças, que servem como defesa contra predadores. Ainda não se sabe, porém, se as cerdas presentes nesses animais servem apenas como defesa ou têm também sensores ou funções táteis. De qualquer forma, é melhor não encostar. Conhecidos como soldadinhos, alimentam de pólen e possuem várias formas, apesar de eles serem comprovadamente da mesma espécie.

O TEMPO E A CIGARRA

A fase de ninfa, o segundo estágio do desenvolvimento de insetos, quando a formação está ainda incompleta, chega a durar 20 anos. Depois do nascimento, o inseto vive no máximo 50 dias. A cantoria é, na realidade, exclusividade dos machos, com o objetivo descarado de atrair as fêmeas para o acasalamento. ... Antes desse clímax romântico, a cigarra passa a maior parte do ano quietinha no solo, alimentando-se da seiva das raízes das plantas

QUER VIVER LONGE DOS INSETOS?

Pois bem, os insetos aquáticos geralmente vivem em água doce. Se você não quer conviver com os insetos e quer ir para um lugar onde se livre deles, a única saída é desenvolver guelras e nadadeiras e procurar abrigo no oceano. Não se sabe ao certo o porquê, mas acredita-se que não haja insetos nos oceanos em virtude de o ambiente não ser favorável, principalmente pela falta de recursos e plantas para a alimentação. Porém, há a mosca alcalina ‘Ephydra hians’, que vive em águas com concentrações muito altas de sais do Mar Morto.

3 comentários:

  1. O título do post pressupõe que seria a natureza que domina o mundo. A surpresa vem logo a seguir, os insetos Este estudo é supreendente. O ser humano não é o dono do mundo. Um post interessante para ser divulgado, não apenas por curiosidade, mas tb para informar que nós, os humanos, temos que admitir que somos pequenos nesta natureza.

    ResponderExcluir
  2. no brasil quem manda é os ratos da politica corrupta e os insetos sujos

    ResponderExcluir
  3. A natureza mostrando ao homem que os humanos são diminutos mas com grande poder de destruição. Por isto temos de repensar nossas ações

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...