Pesquisar no blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

AVE MAIS BARULHENTA DO MUNDO

Você sabia que o pássaro que tem o canto mais alto já registrado no mundo é uma ave brasileira? Uma pequeno pássaro da amazônia, com cerca de 30cm, pesando em torno de 220gr é o animal que emite o som mais alto entre todos os que vivem no planeta — pelo menos dos que se tem registro. Seu canto chega a ser mais alto que o som de uma britadeira, atingindo 125 decibéis! 




Não chega a ser um Banshee, mas trata-se da araponga-da-amazônia (Procnias albus), espécie comum em Roraima e no Pará, do tamanho de uma pomba urbana, da ponta do bico à da cauda, mede 30cm, com peso em torno de 220gr, e  cujo canto pode atingir 125 decibéis (dB), um pouco menos que uma turbina de avião a jato, que chega a 140 dB, mas mais do que um show de rock (até 120 dB), serra elétrica (110 dB), furadeira (100 dB) e rua com tráfego intenso (85 dB). O urro do bugio (Alouatta guariba), atinge 104 dB. Portanto, o canto da araponga-da-amazônia é mais alto do mundo, o que é incrível, porque ela é muito menor. A araponga-da-amazônia tem abdominais de quem malha, ondulados, bem visíveis, com quase um centímetro de espessura, "barriga tanquinho". É uma adaptação para produzir um som muito alto e forte, sem explodir a barriga.


Quando uma fêmea de Araponga-da-Amazônia se aproximava do macho, este emite apenas o canto mais alto. O macho,”para jogar seu charme”, agita seu barbilhão (apêndice carnoso pendente por baixo do bico de algumas aves) e se balança no meio da vocalização para encarar a fêmea durante a segunda nota do canto, nesse momento ou um pouco antes ela recua à cerca de quatro metros de distância dele. Esse distanciamento instintivo da fêmea de certo é uma forma dela se preservar de distúrbios auditivos provocados pela alta sonoridade do macho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...