Pesquisar no blog

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

TURISMO DE MONTANHA

Minas é um estado facetado pelas cadeias montanhosas. Escarpas e montes precisaram ser domados para erguer bibocas, bitacas, casas, igrejas e vilarejos. Nas longínquas encostas, os desbravadores labutaram a escavação de minas de ouro, diamantes e ferro. Para viajar por essas terras, abriram-se trilhas em serras tão elevadas que receberam a denominação de alterosas.




Um dos territórios brasileiros mais acidentados e inóspitos, Minas Gerais nasceu como destino de aventureiros buscando riquezas minerais. Se por um lado essas cadeias de serras e morros impuseram extrema dificuldade de circulação, por outro, foram responsáveis por preservar a arte, a culinária, a arquitetura e os modos do povo que floresceu no seio das íngremes formações. As montanhas, de certa forma, isolaram Minas Gerais, preservando a sua cultura. Características conservadas e que ainda são visíveis nos hábitos do estado. As montanhas são parte essencial de Minas, guardam segredos, mitos, “causos” e nascentes que crescendo transforma-se em imensos rios. 

Conheça algumas Serras de Minas Gerais 



Da Mantiqueira 

Travessia Serra Fina
A Serra da Mantiqueira é uma das regiões mais bonitas do estado. Atrai pessoas em busca do aconchego das montanhas e também aventureiros prontos para explorar a região. Situada entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo é lar de inúmeras cachoeiras e formações rochosas, com paisagens decoradas por espécies de plantas e animais da mata atlântica. Barreira que impediu a entrada dos europeus por mais de 100 anos, a Serra da Mantiqueira, segundo a tradução do tupi para o português, significa “serra que chora água”. 

Do Espinhaço 

Trecho em MG da Serra Espinhaço
Basta destacar aquela que é considerada a espinha dorsal, senhora das maiores jazidas produtoras de minério de ferro do Brasil, a Serra do Espinhaço é a única cordilheira brasileira e assim foi denominada por lembrar uma colossal coluna vertebral. É composta de um conjunto de montanhas, serras, montes e vales muito conhecidos. Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Serra dos Cristais e Serra de Ouro Branco, Serra dos Alves por exemplo, são alguns dos nomes popularmente conhecidos de trechos do Espinhaço. O nome foi dado por um geólogo alemão Ludwig von Eschwege, devido a sua formação, que se assemelha a uma espinha dorsal, quase que em linha reta. 

Do Cipó 


Cachoeira Grande no rio Cipó - 60 metros de extensão e 10 metros de altura.
A região onde se encontra a Serra do Cipó tem origem no século 18, ao redor de uma pequena capela construída no local. O povoado foi crescendo e hoje é uma cidade, que se chama Santana do Riacho. O município é dotado de vários sítios arqueológicos, que fazem parte da Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa, que comprovam a existência humana no local há mais de 10.000 anos. 

Da Canastra 

Nascente do rio São Francisco - São Roque de Minas
Na região da Serra da Canastra é produzido um dos queijos mais tradicionais do Brasil. Tem ainda o Parque Nacional da Serra da Canastra, com paredões rochosos e inúmeras quedas d’água. A região atrai centenas de turistas, principalmente entre os meses menos chuvosos. 

Da Moeda 

Trecho da travessia - Brumadinho
No alto da Serra da Moeda, a 1.500 metros de altitude é possível desfrutar de uma das mais belas paisagens mineiras, contornadas pelos mares de morros bem característico do estado. Para os mais aventureiros ainda é possível realizar um voo de parapente no local. A Serra da Moeda possui uma extensão de 70 quilômetro Cidade de Moeda, como de Brumadinho, Belo vale, Ouro Preto e Itabirito.

Da Piedade

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Observatório Astronômico
A Serra da Piedade, em Caeté, é considerada um importante marco turístico, religioso e ambiental do estado. Em seu topo está o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. Lá também funciona o Observatório Astronômico Frei Rosário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para quem gosta de apreciar as noites de lua cheia ou eventualidades astronômicas. 

Do Curral 

Belo Horizonte
Rodeando a capital mineira está a Serra do Curral. O parque de nome homônimo é uma ótima opção para quem quer explorar este cartão postal. Com altitude de até 1.380 metros, possui muitos atrativos como trilhas e mirantes, além de espaços para convivência. 

Do Ibitipoca

Paredão de Santo Antônio e Lago das Miragens 
Do alto da Serra do Ibitipoca é possível contemplar as belezas naturais existentes entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. São piscinas naturais, cachoeiras e grutas, que coloca o Parque Estadual do Ibitipoca como o mais visitado de Minas Gerais. 

De São José 

Escarpa de linha e falha - Prados
A Serra de São José contorna a cidade histórica de Tiradentes. O local é famoso entre os moradores e turistas e ideal para apreciar a natureza, curtir as trilhas ecológicas, respirar o ar puro, além de contemplar as belas cachoeiras, riachos e a fauna e a flora. 

Do Caraça 

Santuário do Caraça
Serra do Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço. Localiza entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. No local está o Parque Natural do Caraça, que abriga diversos picos, grutas, cascatas e cachoeiras e uma flora e fauna impressionantes. São ipês, orquídeas, candeias, macaúba, 274 espécies de aves, além de saguis, quatis, raposas, antas e o famoso lobo-guará. 

Do Caparaó 

Pico da Bandeira
Na região da Serra do Caparó, a principal atração é o Parque Nacional, onde está localizado o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude. Nos arredores do parque também é possível explorar as belíssimas quedas d’água. Como por exemplo a Cachoeira Bonita e o Vale Encantado, formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais. 

Dos Alves 

Morro Redondo que contempla uma das Igrejas mais alto do Pais. Ipoema-Itabira 
A Serra dos Alves está localizada a 45 km de Itabira e a 15 km do distrito de Senhora do Carmo. É um lugar ideal para quem procura beleza e tranquilidade. Há muitos atrativos naturais como o Cânion dos Marques e a Cachoeira do Bongue, que valem o passeio. 

Dos Cristais 

Cachoeira dos Cristais - Diamantina
A Serra dos Cristais é uma moldura da cidade de Diamantina. O Conjunto Paisagístico Serra dos Cristais é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) desde de 2010. A Serra é bastante reconhecida por suas belezas naturais e compõe a paisagem e a história do antigo Arraial do Tijuco, atual Diamantina. 

Do Lenheiro 

Três Picos- São João del -Rei
A Serra do Lenheiro está localizada à noroeste da cidade de São João del-Rei. Caracteriza-se por ser uma formação de quartzito. Grandes blocos, chamados de Pontões, compõem o lugar, além dos vários blocos de pedra espalhados por todo o local.


3 comentários:

  1. as montanhas de minas convite a descanso e encontro com a natureza viva

    ResponderExcluir
  2. prefiro as cachoeiras de águas cristalinas e frias de minas que as praias sujas do litoral. As cidadezinhas do interior de minas oferecem belas paisagens pra quem gosta de desfrutar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. tenho grande vontade de conhecer serra da mantiqueira passar uns dias de inverno naquelas cidadezinhas

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...