Um mineral do grupo da platina foi descoberto em 2008 na mina Cauê, da mineradora Vale, na cidade de Itabira, em Minas Gerais. Batizado de jacutingaíta e oficialmente reconhecido em 2011. Passaram mais de uma década desde a descoberta de desse mineral. Mas e ai? Quais os impactos de sua extração para o município?
A jacutingaíta foi oficialmente reconhecida como um novo mineral pelo IMA (International Mineralogical Association) em 2011, cuja primeira ocorrência natural foi documentada em Itabira/MG. Trata-se de um raro mineral descoberto em um bloco ou fragmento de hematita, na mina Cauê. E que estaria no topo da lista dos mais promissores minerais para aplicação na nanotecnologia – e em outros processos tecnológicos mais avançados. Batizado de jacutingaíta, o mineral foi descoberto em 2008, mas só agora uma equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, comprovou que é um material topológico.
Que mineral é este?
A jacutingaíta é um isolante topológico, material que é, ao mesmo tempo, isolante e condutor de energia – como se fosse borracha e metal. O tipo de material está no topo da lista dos mais avançados e promissores quando o assunto é nanotecnologia. Sua fórmula química é Pt2HgSe3, o que a torna um mineral do grupo da platina, apesar de ter sido encontrado na superfície de um bloco de hematita, um mineral de ferro. Mais do que ser um isolante topológico, o mineral apresenta um Efeito Spin-Hall Quântico (fenômeno físico, detectado em uma camada condutiva ultra-fina incorporada no interior de um chip) extremamente forte. Os físicos esperavam encontrar esse fenômeno no grafeno, mas os experimentos mostraram que o efeito na camada monoatômica de carbono é pequeno demais para ser medido. Além disso, o mineral brasileiro mostrou ter propriedades adicionais quase insuperáveis.
Hematita
Em primeiro lugar, a Jacutingaíta tem uma banda de energia (bandgap, em inglês), que é a diferença de energia entre suas bandas de valência e de condução, algo que o grafeno virtualmente não tem. E uma banda de energia é essencial para uso qualquer material na eletrônica baseada em semicondutores.
Em segundo lugar, a estrutura cristalina da jacutingaíta é mais complexa que a do grafeno. Graças a essa complexidade adicional, a fase Spin-Hall Quântica do mineral é comutável: a aplicação de um campo elétrico fora do plano leva o material a uma fase isolante comum, o que significa que é possível manipular o comportamento da fase, ligando-a e desligando-a.
Enquanto isto.....
Porém, a exemplo do que acontece com o grafeno e com qualquer material de alta tecnologia, não basta ter uma mina para usufruir dos seus benefícios. As vantagens destes novos materiais só podem ser usufruídas por quem dispor da ciência, da tecnologia e das fábricas capazes de produzi-los de forma pura e inseri-los em dispositivos úteis. As informações são do site Inovação Tecnológica.
Mas e aí.....
Assim que a notícia da “descoberta” foi publicada, a mineradora VALE foi questionada sobre o potencial econômico desse mineral. Quais seriam os impactos econômicos e ambientais da sua extração? Argumentar que a sua ocorrência é extremamente rara, não responde às indagações do município que está diante da iminência da exaustão de sua maior riqueza mineral, o minério de ferro. No passado, a empresa também dizia que a ocorrência de ouro junto com o minério de ferro era insignificante. Pouco depois surgiu o garimpo de ouro na grota do Minervino, que chegou a ter milhares de garimpeiros por lá, bateando a cata do precioso metal. Acesse o link e conheça um pouco da caça ao ouro na cidade de Itabira. (https://bibocaambiental.blogspot.com/2019/04/garimpo-do-ferro-ao-ouro.html).
Sem informações claras e precisas, as dúvidas permanecem a alimentar lendas minerárias e urbanas na cidade. Onde Japão, Alemanha e outros países compravam o mineiro bruto para garimpar o ouro. Será que mais uma vez terá Itabira perdido outro mineral? As barragens de rejeitos, que são mais de 30, estarão repletas de ouro e jacuntingaita?
♪♪♪♪Te ver e não te querer / É improvável, é impossível / Te ter e ter que esquecer / É insuportável, é dor incrível♪♪♪.Skank
ResponderExcluira empresa tem tecnologia para explorar? tem tantas coisas para ser descoberta. se o homem souber administrar a natureza sempre ajuda
ResponderExcluirOlá sou.Adroaldo Martins RS achei uma.pedra.tipo carvão na praia
ResponderExcluirEu achri uma pedra igual a da foto tem algum valor
ResponderExcluirAchei uma pedra dessa. Tem algum valor?
ResponderExcluirEu tenho uma pedra dessa e muito linda sou do Rio de Janeiro
ResponderExcluir