Pesquisar no blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A LAMA QUE DESTRÓI E MATA

A lama que transforma o verde e as águas de Minas Gerais, num marrom avermelhado, consiste em restos que permanecem após o processo técnico denominado extração e beneficiamento de minério. 


PARA QUE SERVE UMA BARRAGEM DE REJEITO?
O ferro é um dos elementos mais abundantes na natureza, sendo obtido a partir de rochas denominadas minério de ferro. Porém, o ferro nunca aparece puro nessas rochas, mas combinado com outros elementos químicos. Entre os minérios de ferro mais comuns estão a hematita (Fe2O3), a magnetita (Fe3O4), a limonita (Fe2O3 . H2O) e a siderita (FeCO3). Os sulfetos de ferro, como é o caso da pirita (FeS2) também são abundantes, no entanto, não podem ser destinados à extração e produção de ferro, pois o enxofre altera importantes propriedades do ferro e do aço. A parte economicamente mais importante do minério de ferro, são altamente aproveitadas.
Assim sendo, o aproveitamento econômico é maior quando o teor de ferro de um minério também for alto. A hematita e magnetita, por exemplo, são altamente aproveitadas porque contêm um expressivo teor de ferro: 70% e 72%, respectivamente. Já a siderita tem um aproveitamento menor, pois seu teor de ferro chega a 48%, apenas. Para chegar até ela, precisa separá-la de outros minerais menor valiosos. 
O principal deles é areia – na realidade, o quartzo (SiO2), o mineral que forma a areia. Para descartar o quartzo, o minério de ferro é triturado. Depois, ele é jogado em grandes tanques, onde passa pelo processo de flotação. Neles, o mineral mais leve (quartzo), flutua em uma espuma e o mais pesado (hematita) afunda. O minério é moído, o rejeito é composto por partículas muito finas. O tamanho delas varia desde areia fina, que é mais grossa, até argila. E a argila, que é extremamente fina, na presença de água forma a lama. 
Os rejeitos, portanto, saem nessa forma lamacenta. E, uma vez separados do ingrediente principal, a hematita, eles precisam ir para algum lugar. O descarte direto – para um rio, ou para o mar – seria um grande problema ambiental, tanto imediato quanto alongo prazo. A alternativa das mineradores foi, então, construir grandes e profundos buracos, para armazenar esses rejeitos (restos) – são as tais barragens.


LAMA ABAIXO 
Lembra do problema que era jogar os rejeitos no rio? Pois é, após o rompimento, a massa de lama represada, saí como um tsunami, com poder de destruir tudo no seu caminho. A paisagem natural perde sua beleza, tudo é inundado com a cor marrom avermelhada. As matas e florestas transformam-se em áreas apocalípticas. O solo e as águas são contaminados por uma concentração de metais pesados como; arsênio, manganês, chumbo, alumínio, ferro e outros. A vida se esvai de imediato, causando problema maior num futuro próximo. A água fica turva, o solo morre. A natureza na região contaminada nunca mais será a mesma. Com a lama secando o problema aumenta muito, por causa da poeira que é levantada pela força dos ventos.

A foto abaixo retrata o pôr do sol na cidade de Itabira, estado de Minas Gerais, berço da companhia VALE. Essa poeira constante é resultado da exploração do minério de ferro. É como se você estivesse num festival carnavalesco cheio de purpurina. Tudo e todos  na cidade brilham por causa do pó de minério.



Registros fotográficos de 18/02 comparado com uma foto registrada no dia 27 de janeiro, portanto cerca de 22 dias atrás, e algumas alterações puderam ser percebidas no talude, no lado esquerdo de quem está de frente para o vertedouro. (foto atilalemos.com.br)




PARA SABER MAIS






9 comentários:

  1. Bom dia, professor! Suas postagens são maravilhosas! Muito obrigada por existir! 😇🙏

    ResponderExcluir
  2. Professor, esta postagem falou tudo.. Há dias que nem uma ida a sauna, salva nossa pele do pó de minério. Nasci e cresci achando normal ter tanto minério grudado na pele e em nossa casa.

    ResponderExcluir
  3. Professor Omar, seu blog é de tirar o chapéu. Leva informações verdadeiras a todos que procuram conhecimento. Cara, lembro muito das polêmicas causadas por suas aulas, debates e seminários de esclarecimentos. Há não posso esquecer das provas. Desculpe pela expressão, mas era de arrancar cabaço.kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Não só a lama. A corrupção o poder a ganancia a politica brasileira destroe muito mais.

    ResponderExcluir
  5. Triste , vê o homem arruinar com a terra''

    ResponderExcluir
  6. Moisés abriu o Mar Vermelho a VALE abre montanhas

    ResponderExcluir
  7. "!Não vamos colocar a meta. Vamos deixar a meta aberta mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta"

    ResponderExcluir
  8. “Quero dizer que hoje o Brasil está de luto por uma morte que tirou uma vida.”

    ResponderExcluir
  9. abra o olho pessoal, se proibir mineração não vai ter empregos, so os politicos ganham

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...