Pesquisar no blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS

Quando os dias quentes do Verão chegam, uma coisa é fato: ninguém quer ficar em casa passando calor. Se o seu perfil faz a linha “bicho do mato” que tal aventurar-se? Então... fuja das altas temperaturas, das ilhas de calor, do concreto e do estresses. Quem já encontrou a fórmula mágica pra fugir do calor põe o dedo aqui! Descubra onde encontrar águas cristalinas no Brasil para um mergulho perfeito! 



Com inúmeras cachoeiras, rios, lagoas e piscinas naturais, vai ficar difícil você não se molhar. Conheça alguns dos melhores lugares para fugir do calor, neste verão escaldante.


 Amazonas

A apenas 100 km de Manaus, em Presidente Figueiredo há muito o que se ver, incluindo mais de 120 cachoeiras de águas cristalinas, cavernas, praias fluviais e rios escuros. Não deixe de conhecer a Gruta da Judeia, onde uma queda d’água forma uma piscina natural

... e a Lagoa Azul, na comunidade Boa Esperança, que chama a atenção pela cor azul turquesa, proveniente de suas algas submersas.

Bahia

Não faltam belezas na Bahia e a Gruta da Pratinha é uma delas. Dentro do Parque Nacional Chapada da Diamantina, essa é uma das poucas grutas no Brasil onde dá para fazer flutuação nas águas intensamente azuis e transparentes.

Na mesma propriedade, a Fazenda Pratinha, está a Gruta Azul, um lago translúcido com até 70 metros de profundidade, em que o nado não é permitido, mas o visual impressiona.

Às margens do Lago da Pratinha, vai se sentir em uma praia do Caribe


Espírito Santo

O Espírito Santo tem paisagens lindas, desbravadas por aventureiros destemidos. Na região do Caparaó está Ibitirama, que concentra montanhas como o Pico da Bandeira, de 2.897 metros de altitude, e a cachoeira da Pedra Roxa, que forma poços de águas cristalinas impressionantes.
Por ali também está Hidrolândia, um complexo de cachoeiras do Rio Brás, com quedas d’água maravilhosas e refrescantes! o Poço do Egito, em Rio Claro, entra na lista de desejos dos turistas. Rodeada por pedras, suas águas claras e esverdeadas formam uma linda paisagem. É impossível não parar para um mergulho.

Goiás

Em pleno Planalto Central, no Cerrado Brasileiro existem belezas naturais exuberantes, surreais. Lagoa Santa, um pequeno paraíso de águas termais e cristalinas na divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul. Dá até para ver peixinhos e algas!

Já em Formosa, quem faz sucesso são duas cascatas encontradas depois de uma trilha. Dentro de uma fazenda particular e com uma cor surreal, a Lagoa Azul/Poço Azul é uma das meninas dos olhos da região.

Na cidade de Cavalcante, parte da Chapada dos Veadeiros, as águas cristalinas e azuis da cachoeira Santa Bárbara encanta qualquer mortal.

Não muito distante dela está a cachoeira Candaru, com tom verde escuro mas igualmente translúcida e muito bonita.

Não dá para falar de Goiás sem citar Alto Paraíso, um lugar esotérico e muito zen, terra dos xamãs. Lá se concentram retiros espirituais, o Festival Encontro de Culturas e algumas das melhores paisagens do estado. A Cachoeira Loquinhas tem cara de poço encantado. Um complexo de sete poços de beleza única, caracterizados pelas águas cor de esmeralda.


Maranhão

Dunas, deserto, mangues e lagoas de água doce compõem o cenário surreal e mundialmente famoso de Lençóis Maranhenses. O ponto mais conhecido e entre os mais incríveis é a Lagoa da Gaivota, em Santo Amaro. A areia fina e leve que rodeia as águas cristalinas passa por alterações por conta dos ventos fortes, alterando a paisagem, que fica em constante mudança.

Saindo do óbvio, siga rumo ao Parque Nacional Chapada das Mesas, em Riachão. Entre seus atrativos está o Encanto Azul, um belíssimo poço de águas cristalinas, onde há uma queda d’água e peixes como os cascudos e os lambaris. A região ainda encanta por seus sertões, cânions, buritizais, cavernas e formações rochosas curiosas.


Mato Grosso

Semelhante ao o que se encontra em Bonito, a cidade de Nobres, a apenas 150 km de Cuiabá, também abriga águas cristalinas. Por lá é possível fazer flutuação e snorkel no rio Triste, além de curtir balneários e cachoeiras, como a Serra Azul.

Na Chapada dos Guimarães, a natureza também é bem generosa. Cânions, cachoeiras e cerrados formam a paisagem deslumbrante. Na Gruta da Lagoa Azul, dentro da caverna Aroe Jari, não se pode nadar, mas o visual compensa, assim como o do mirante do Centro Geodésico.

Em Primavera do Leste, a Lagoa Azul tem ganhado destaque. A cerca de 25 km da cidade, a Lagoa da Lua, também chamada de azul, é ponto para mergulho e descanso. Tem cerca de 8 metros de profundidade e algumas espécies de peixes.

Há também a Lagoa Encantada, nas margens do Rio das Mortes, onde dá para fazer flutuação. A 25 km de Cáceres, a Dolina Milagrosa e seu visual incrível é outro passeio imperdível. Depois de uma trilha leve dentro de uma propriedade particular, os turistas avistam as águas intensamente azuis do local. Há crenças de que ela possui benefícios para saúde, sendo capaz de curar doenças.


No Mato Grosso do Sul

Um dos principais pontos turísticos do Brasil, Bonito está cercado de belezas e boa parte de sua fama é atribuída às suas águas cristalinas. Flutuações em aquários naturais, como o Rio Sucuri e a Nascente Azul, oferecem encontros com lindos peixinhos. Já nos balneários, que possuem preços populares, as águas mudam de cor, mais esverdeadas, mas continuam translúcidas.

Outro deslumbre é a Gruta do Lago Azul, a 20 km da cidade, descoberta por um índio Terena em 1924. Esperto foi ele, que desbravou suas águas encantadoramente azuis com 90 metros de profundidade. Não é permitido nadar, apenas admirar.

No Parque Nacional da Serra da Bodoquena, os aventureiros também estão bem servidos de lindas paisagens e cachoeiras, como a Boca da Onça, a maior cachoeira do estado, a apenas 60 km de Bonito. O visual é incrível, com uma queda d’água de 150 metros, que forma uma piscina natural cristalina.

Minas Gerais

Se você ainda não veio para Minas Gerais porque aqui não tem praia, saiba que elas não fazem tanta falta. Nestas terras altas existem pequenos paraísos de águas cristalinas para se refrescar.  Diversos vilarejos e  municípios do estado, são repleto de belas cachoeiras, riachos e nascentes com águas  coloridas limpas e refrescantes.
Em Ibitipoca se concentram algumas das melhores paisagens mineiras, formadas por cachoeiras e piscinas naturais de águas amareladas e escuras, porém muito transparentes.

Cada vez mais famoso, Capitólio já se tornou um dos queridinhos dos brasileiros. Depois de navegar entre os belos cânions do Lago de Furnas, siga até as cachoeiras, como a Dicadinha e a Lagoa Azul, um braço do lago, bem translúcido e com um visual incrível.

Serra do cipó, água cristalina e a beleza das cachoeiras, das grutas e trilhas são as principais atrações do parque. Um dos lugares mais bonitos de Minas Gerais, a Serra do Cipó, localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, logo depois de Lagoa Santa, reserva tudo o que amantes da natureza, procuram: esporte, sossego, cachoeiras, grutas e trilhas, na divisa dos biomas cerrado e mata atlântica, ambos ameaçados. Inserida na Estrada Real e no Circuito do Diamante, parte da serra está protegida no perímetro do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Serra do Alves, um complexo natural localizado no município de Itabira, lugar de sossego e aventura no Refúgio Ecológico. Região com várias cachoeiras incríveis e lindas para se refrescar e se divertir. Além de cânions e mirante para se praticar caminhada ecológica, esporte de aventuras, ou mesmo uma banho de floresta com ar puro da natureza. Infelizmente o suporte aos turista não existe. É uma verdadeira e dantesca aventura.

 Pará

Pouco conhecido, Mocajuba é um município com pouco mais de 30 mil habitantes. E por lá eles também têm não só praias fluviais como também uma Lagoa Azul para chamar de sua. Na comunidade de Baratinha, interior zona rural da cidade, se encontram as águas cristalinas e super azuis.

Em Igarapé Açu, o nome volta novamente. A cerca de 110 km de Belém, próximo a Castanhal, a Lagoa Azul é um balneário pago, com águas extremamente claras.

 Roraima

No município de Uiramutã, em Roraima, se destaca a cachoeira do Urucá, que tem 20 metros de altura e águas esverdeadas cristalinas que formam um poço.

Seguindo por ela encontra-se ainda a cachoeira das Sete Quedas, uma incrível sucessão de quedas d’água e piscinas naturais.

São Paulo

Ah, São Paulo…se a gente fugir dos seus prédios, estamos mais do que apaixonados! A capital econômica do Brasil tem essa cara de “selva de pedra”, mas basta dirigir um pouquinho para encontrar seus encantos. 
A primeira parada é a Cachoeira do Paraíso, em Cubatão, a apenas 40 minutos de São Paulo. Os 80 metros de queda d’água, que forma um poço translúcido. Não muito longe dali está a cachoeira da Lagoa Azul, igualmente linda.

....os caminhos em busca de águas cristalinas nos levam até a Areia que Canta, nascente de água cristalina no meio da mata nativa de Brotas. Se esfregar a areia que tem no fundo do lago, pode ouvir um som que lembra o de uma cuíca.


Em Lavrinhas, no pé da Serra da Mantiqueira e já na divisa com o RJ, está o Poço Azul. Suas águas são ricas em sulfato de alumínio, responsável por deixá-la cristalina e muito azul.

Quase divisa com o Paraná há ainda o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), que conta com diversas cachoeiras e piscina naturais formadas pelas águas azul turquesa do Rio Betari.

Rio de Janeiro

Procure pelo Poço do Marimbondo, em Visconde de Mauá. A região a 1.200 metros de altitude tem entretenimento para um ano inteiro! São mais de 100 cachoeiras catalogadas em seu território preservado. O Poço Paraíso, em Petrópolis, e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos também não deixam a desejar quando o assunto é água limpa para nadar.


Tocantins

Um dos lugares mais conhecidos do estado, o maravilhoso Jalapão conta com os chamados fervedouros, nascentes de águas cristalinas e intensamente azuis, onde ninguém afunda. O da Bela Vista fica cercado de bananeiras e conta com boa infraestrutura, incluindo área para camping e banho de água quente.

Em Natividade, as águas da Cachoeira do Paraíso são bastante convidativas. Formam um poço esverdeado e muito translúcido, ótimo para se refrescar.

Outro ponto interessante e pouco conhecido é o Lago do Japonês, a 236 km de Palmas. Entre os paredões rochosos próximos a Pindorama emergem águas translúcidas de tons entre o verde e o azul. A pedra calcária é responsável por manter a água limpa durante o ano todo, mas vale lembrar que a preservação por parte dos visitantes é fundamental. Ali é permitido o banho recreativo, mergulho de flutuação e stand up paddle..



Do norte ao sul, do leste ao oeste, o Brasil está cheio de aventuras coloridas. São tantas opções de turismo ecológico nessa terra continental, que fica difícil escolher. Deslumbre-se com trilhas, cachoeiras, montes, rios, lagos, cânions, santuários ecológicos, etc.. Uma coisa é certa, tudo vai depender de sua disposição física e financeira. O Brasil está cheio de lugares incríveis para explorar! Difícil é escolher onde viajar. 





4 comentários:

  1. Brasil, país de paisagens naturais exuberantes. Pouco conhecido pelos próprios brasileiros. Cada mergulho é flash. Prefiro nem comentar.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhas. conheço vários desses lugares mencionados. Cada um tem beleza impar. Vale a pena visitar e curtir.

    ResponderExcluir
  3. Queria ser rico para conhecer todos esses lugars. Meu maior desejo é conhecer Lençóis Maranhenses e Bonito

    ResponderExcluir
  4. Q inveja.... eu morrendo de calor e vejo belas imagens de cachoeiras...

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...