Pesquisar no blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

PARA QUÊ SERVE A LAGARTA?

Chama-se lagarta ao primeiro estágio larval dos insetos da ordem lepidoptera. Têm o aspecto de vermes. O estado seguinte chama-se pupa e geralmente forma-se dentro dum casulo. 

Dotadas de apetite voraz, as lagartas comem folhas de vários tipos de planta, e podem constituir uma praga nas culturas e jardins. Algumas espécies se alimentem de insetos ou de outros pequenos animais. Graças a estruturas respiratórias subaquáticas especializadas, certas lagartas podem viver em habitats aquáticos. 

Curiosidades
  • À medida que cresce, algumas chegam a 10cm.
  • Devido a um determinado hormônio que segregam, as lagartas não param de comer; algumas comem durante o dia inteiro, outras o fazem durante toda a noite. 
  • A lagarta muda de pele algumas vezes. O período entre duas mudas é chamado ínstar. A lagarta deixa de se alimentar no último ínstar, esvazia o estômago, fixa-se e sofre a última muda, da qual surge a pupa ou crisálida. 
  • Algumas espécies de lagartas, podem ser urtigantes se tocadas, é uma proteção que ela dispõe para evitar predadores como pássaros e animais, procure não toca-las, admire-as a uma distância segura. 
  • Outras desenvolvem-se dentro de frutos em maturação. 
  • Noutros casos, os ovos podem ser colocados por baixo da pele de um animal vivo e as lagartas parasitam-no. 
  • Entre as lagartas que comem insetos estão as borboletas ceifeiras, cuja presa são os pulgões. 
  • Uma pequena lagarta recém-descoberta no Havaí alimenta-se de lesmas. 
  • Larvas parecidas com lagartas também ocorrem em outros grupos de insetos.( as lagartas das moscas alimentam-se de animais mortos ou de dejetos – são detritívoros).
  • Nem todas as lagartas possuem veneno. Apenas as lagartas de mariposa podem causar acidentes, o chamado erucismo (eruca=larva; erucismo é o envenenamento causado por uma larva de mariposa). O contato com as lagartas causa queimadura e dor, não havendo lesões mais graves, exceto quando o acidente ocorre com Lonomia obliqua, a qual pode causar um quadro hemorrágico.

Nem todas as lagartas são prejudiciais – quer ao homem, quer ao ecossistema. 
  • O bicho-da-seda, por exemplo, é a larva que, ao passar a pupa, constrói o seu casulo com seda. 
  • Muitas lagartas fazem parte da alimentação de vários povos. 
  • A lagarta tem uma função importante no desenvolvimento das árvores, as lagartas ao devorarem suas folhas, transformam seus dejetos em importante adubo orgânico que acabam voltando para as árvores fortalecendo seu sistema imunológico, ou seja, a lagarta protege a saúde das árvores. 

Os insetos que causam prejuízos as plantações, transmitem doenças ou incomodam o homem chamam muito atenção sobre essa classe, mas a maioria dos animais tem funções importantes na polinização das plantas, e a diminuição da população desses animais pode causar sérios problemas ambientais. Pela hipocrisia do homem em não conhecer a importância destes insetos, os classificam como pragas, e os matam aos milhões, e juntamente com eles seus predadores.As borboletas e mariposas tem um das funções mais importante no meio ambiente, sem insetos a vida na terra será extinta. Portanto qualquer inseto deve ser preservado e protegido, juntamente com as árvores. , a existência dos insetos, assim como tudo mais que compõem a natureza fazem parte de um conjunto perfeito e harmônico, e a intervenção do homem pode causar desequilíbrio trazendo consequências desastrosas para o equilíbrio da vida no planeta.


Referência
www.achetudoeregiao.com.br/
www. escola.britannica.com.br

http://animais.culturamix.com/

5 comentários:

  1. esta peste serve pra destruir as plantações

    ResponderExcluir
  2. kk verdade. essas meninas acabaram com meu pomar/jardim

    ResponderExcluir
  3. Vou colocar essas pragas no teu pomar kskks para equilibrar teu ecossistema kksksksk

    ResponderExcluir
  4. Interessante isso são muito belas. No entanto comem folhas de minha árvore. Penso em deixar elas por lá.

    ResponderExcluir
  5. Então; com muito custo consegui ler esse post por curiosidade, porque tenho PANICO dessa belas lagartas, porem estou trabalhando para deixa - las em PAZ, pois elas Não me devem NADA. no Entanto também não lhe devo Nada. quero por tanto LIBERDADE E PAZ QUANDO AS ENCONTRAR COMPRIMENTALAS SEM MEDO. KKK quem saber mais; me chame 11945-012590, pois tenho uma historia de fases tao belas quanto as das Lagartas...

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...