Pesquisar no blog

domingo, 9 de dezembro de 2018

TUCANOS - PRINCIPAIS ESPÉCIES BRASILEIRA

Vítimas da ação antrópica e do comércio ilegal, através do tráfico de animais silvestres e das alterações em seu habitat, o tucano é uma ave de grande importância ecológica, pois participa da dispersão de sementes, essencial para a regeneração de florestas. Ainda que atualmente não apresente risco de extinção, a preservação deve ser considerada como estratégia de proteção para essa espécie, a fim de evitar que futuramente desapareça do ecossistema.



Tucano Toco, Tucano-de-Bico-Amarelo ou Tucanuçu (Ramphastos toco)
Família: Ramphastidae 
Espécie: Ramphastos toco
Comprimento: 56 cm
Peso: 540 g.
Características: também conhecido como tucanoçu ou tucano-toco é a maior espécie de tucano. É grande, robusto, asas curtas e arredondadas. Plumagem é completamente negra, com a garganta, bochechas e penas superiores da cauda brancas, crisso vermelho e uropígio branco. Região oftálmica com pele amarela e parte em volta dos olhos azul-violeta-brilhante. Íris castanha. Atinge até 66 cm de comprimento com o bico. Seu enorme bico, com 19 cm de comprimento, de cores brilhantes (amarelo com a ponta preta) parece pesado, entretanto é formado por uma estrutura óssea não maciça e aerada que lembra um favo de mel. Isso torna o bico mais leve e portanto, não dificulta o vôo. Apesar de não ser maciço, o bico é bastante resistente. Este bico é a mais notável característica dos tucanos, útil para apanhar frutos em locais difíceis, descascá-los, intimidar outros animais, perfurar madeira, sondar a lama e impressionar as fêmeas. O bico também é utilizado para jogar frutos um nos outros, durante o ritual de acasalamento. Pernas e pés de coloração azul, fortes, dotados de unhas grandes, aguçadas, muito fortes e cortantes. As garras são outra característica do animal. A garra é constituída por dois dedos dianteiros e dois traseiros o que lhe confere boa sustentação nos galhos. Pesa em torno de 540 g. Não possui dimorfismo sexual. Podem viver até 15 anos.
Habitat: Pantanal, cerrado e Amazônia nas bordas de matas e florestas de terra firme de quase todo o Brasil.
Ocorrência: desde as Guianas, passando pelo Brasil, indo até a Bolívia, Paraguai e Argentina. No Brasil ocorre na região Amazônica, litoral do Amapá, região Central do país e região Sul.
Hábitos: vive em casal e também é gregário, formando bandos de vários indivíduos. É um importante dispersor de sementes das árvores da floresta, pois engole os frutos, digere a parte comestível e depois expele o caroço à alguma distância da árvore mãe. É bom voador e muito bom saltador. Seu voo é lento. É também planador.
Alimentação: onívoro, alimenta-se de insetos, lagartos, ovos, filhotes de outros pássaros e, principalmente, frutas. Seu hábito alimentar é diurno. Predador voraz de ovos de outras espécies.
Reprodução: ocorre no final da primavera. O ninho é instalado em um oco de árvore, aproveitando buracos já existentes, a uma altura de até 20 m, normalmente entre 6 a 7 m do solo. A fêmea bota de 2 a 4 ovos de coloração branca, medindo 43 x 32 mm em seus eixos e pesando de 20 a 25 g cada um. Durante o período de reprodução, o casal alimenta-se mutuamente trazendo comida e regurgitando. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem entre 16 e 20 dias. Quando nascem, sua aparência é desproporcional. Seu bico é grande e o corpo, pequeno, os olhos só abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos, o que ocorre em seis semanas. A coloração do bico só é definida meses após o nascimento.
Ameaças: ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte. Além da caça e do tráfico de animais, outra ameaça é a destruição do habitat.

Tucano-Grande-de-Papo-Branco (Ramphastos tucanus)
Família: Ramphastidae 
Espécie: Ramphastos tucanus
Comprimento:  até 55cm
Peso:600 g.
Características: apresenta o branco na garganta margeado de vermelho. As coberteiras superiores da cauda são amarelo esbranquiçado, e o bico assume coloração vermelho escuro que gradua-se ao alaranjado. O Cúlmen possui uma linha amarelo esverdeado, enquanto uma área basal é amarela (acima) e azul (abaixo), com linhas basais negras. A região facial é verde azulada ou azul, enquanto a região perioftálmica se apresenta mais escura, violeta. A Íris tem cor marrom.Tais aves são conhecidas ainda pelos nomes de pia-pouco, quirina e tucano-cachorrinhotucano-cantador, tucano-assobiador
Habitat: presente em toda a Região Amazônica e também das Guianas e Venezuela à Bolívia. Comum na copa de florestas úmidas, bordas de florestas e capoeiras altas.
Hábitos: vive em pequenos grupos e geralmente permanece mais alto do que os outros tucanos. Seu canto é um dos mais ouvidos da Floresta Amazônica. Faz ninho em buracos de árvores, à alturas variáveis. 
Alimentação: Alimenta-se de frutos, insetos e pequenos vertebrados, como lagartos e cobras, além de ovos e filhotes de outras aves.

Tucano-de-Bico-Verde (Ramphastos dicolorus)

Família: Ramphastidae 
Espécie: Ramphastos dicolorus
Comprimento: 48 cm
Peso: 400gr
Ocorrência: presente do Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás ao Rio Grande do Sul. Encontrado também no Paraguai e Argentina. Habita a copa de florestas altas, principalmente em áreas montanhosas da Mata Atlântica, em seu interior e nas bordas. Era comum ao longo de toda sua área de ocorrência, tendo entretanto se tornado raro em muitas regiões devido à destruição de seu hábitat natural. 
Alimenta-se de frutos de palmitos, bem como de ovos e filhotes de outras aves. Vive em grupos pequenos, de cerca de 6 indivíduos. Faz ninho em buracos de árvores, pondo de 2 a 4 ovos.
Características: é a espécie mais comum do Brasil meridional. Mede 45 cm. Plumagem negra com peito superior amarelo, região ventral vermelho-ferrugíneo, face amarela com região oftálmica circundada por pele vermelha. Íris verde. Bico verde com base preta.
Habitat: áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas.
Hábitos: é gregário e arborícola. São grandes dispersores de sementes. Excelente saltador e voador. Voo lento.
Alimentação: Onívoro (frutos, animais vivos, como pássaros e ratos, sementes, insetos, aranhas e ovos de outras aves).
Reprodução: faz ninho em um oco de árvore onde a fêmea deposita de 2 a 4 ovos que eclodem após 18 dias de incubação. Os filhotes são alimentados pelos pais até que possam sair sozinhos do ninho.
Ameaças: destruição do habitat, caça e tráfico de animais silvestres.

Tucano-de-Bico-Preto (Ramphastos vitellinus)
Família: Ramphastidae 
Espécie: Ramphastos vitellinus
Comprimento: 46 cm
Peso:400gr
Características: mede cerca de 46 cm e sua plumagem é totalmente negra, com a garganta amarelo-alaranjada, peito vermelho e crisso vermelho. Asas curtas e arredondadas e cauda e bico longos. Pernas e pés fortes, azulados, providos de unhas em garras fortes. A pele ao redor dos olhos é vermelha e o bico é quase que inteiramente negro, leve e cortante, possuindo a base amarela. Possui algum dimorfismo sexual, sendo machos adultos mais pesados e possuindo o bico mais longo.
Habitat: florestas úmidas, virgens e secundárias, tanto no interior quanto nas bordas, e em capoeiras altas.
Ocorrência: oeste -setentrional da América do Sul cisandina desde as Guianas, passando pela Venezuela e Bolívia, até a margem esquerda do baixo Amazonas em direção ao oeste de Goiás e Mato Grosso, ocorrendo também em Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Leste de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
Hábitos: é gregário e arborícola. Vive em bandos de tamanhos variáveis, porém nunca muito grandes. Gostam de dormir sempre juntos e com o bico escondido entre as asas, cobrindo a cabeça com a cauda. São grandes dispersores de sementes. Excelente saltador e voador. Vôo lento mantendo sempre o pescoço esticado.
Alimentação: principalmente de frutos. Apanham também animais vivos, como pássaros e ratos. Sementes, insetos, aranhas, ovos e filhotes de outras aves.
Reprodução: faz ninho em um oco de árvore onde a fêmea deposita de 2 a 4 ovos brancos, medindo 38 x 28 mm em seus eixos. A fêmea se encarrega da incubação que dura em torno de 18 dias. Neste período é alimentada pelo macho. Os filhotes nascem sem penas e permanecem no ninho por 40 a 50 dias. São alimentados pelos pais até que possam sair sozinhos do ninho.
Ameaças: perda de habitat necessário para que a espécie se mantenha, caça predatória e o tráfico de animais.

Tucano-de-Cinta (Pteroglossus aracari)
Família: Ramphastidae 
Espécie: Pteroglossus aracari
Comprimento: 43 cm
Peso: 325gr
Presente em toda a Amazônia brasileira, Nordeste, Leste e Sul do País, até Santa Catarina. Encontrado também nas Guianas e Venezuela. Habita a copa de florestas altas de terra firme, várzeas e igapós, tanto no interior como nas bordas. Antigamente era comum na faixa costeira (Rio de Janeiro, etc.), porém hoje está extinto na maioria destes locais. Permanece comum na Amazônia. Vive normalmente em grupos com cerca de 10 indivíduos ou mais, voando em fila indiana através de clareiras na floresta. Faz ninho em ocos de árvores, à média altura (7 m). Alimenta-se principalmente de frutos. Conhecido também como camisa-de-meia, culico (Minas Gerais), araçari-de-bico-branco, araçari-da-mata e araçari-minhoca (Rio de Janeiro).

Tucano Araçari-Banana (Baillonius bailloni)
Família: Ramphastidae 
Espécie: Baillonius bailloni
Comprimento: 35 cm
Peso: 170gr
Características : menores que os tucanos e com plumagem do dorso bruno-azeitona, com rabadilha vermelha e o lado anterior amarelo-ouro. O bico tem ponta verde, a parte alta azulada e uma mancha sangue na parte superior, apresenta vários tons de verde e amarelo. Há uma área vermelha ao redor da parte mediana da maxila, com margens em verde difuso que, gradualmente, se torna azul acinzentado. A região perioftálmica é vermelha e contrasta com os olhos de cor amarelo-pálido. A região dorsal apresenta-se recoberta por verde-esmeralda e oliva, com o uropígio vermelho. O Bico do macho é maior do que o da fêmea, que também é diferente na coloração: o verde tende mais ao oliva e ao acinzentado. Assim, as cores do macho são mais vivas.
Ocorrência: presente em Pernambuco e do Espírito Santo e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Encontrado também na Argentina e no leste do Paraguai.
Hábitos: costuma viver em pequenos grupos de 5 a 7 indivíduos. Espécie de hábitos florestais pula de galho em galho e não tem o hábito de sobrevoar rios e lagos. Usa seu bico relativamente longo para se defender de predadores e costuma atacar ninhos de outras aves. É um animal importante no processo de dispersão de sementes.
Habitat: copa de florestas altas em regiões montanhosas.
Alimentação: alimenta-se de frutos (sobretudo palmito) e insetos, além de ovos e filhotes de outras aves.
Ameaças: destruição do habitat, caça e tráfico de animais.

Tucano Araçari-Poca (Selenidera maculirostris)
Família: Ramphastidae 
Espécie: Selenidera maculirostris
Comprimento: 33 cm
Peso: 170gr
Características: O macho apresenta cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea. Tem de três a cinco riscos transversais no bico, que variam de formato de indivíduo para indivíduo. Tem um tufo de penas pós-oculares de cor amarelo-ouro. Possui uma grande mancha escura na íris, anterior e posterior à pupila, comum ao gênero Selenidera.
ocorrência: Presente da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Encontrado também na Argentina. 
Alimentação: principalmente de frutos, como os da embaúba, coquinhos de palmeiras, goiaba e figo. Cospe os caroços, sendo importante agente dispersor de sementes pelas florestas, ajudando na recuperação de áreas alteradas. Come também brotos e insetos. Alimenta-se também de filhotes de outras aves.
Hábitos: Espécie florestal, típica de Mata Atlântica, de montanhas e encostas. Vive nas matas de galeria secundária e matas mesófilas residuais de grande porte. Habita estratos de copa, médio e baixo, de florestas úmidas, em seu interior e nas bordas. Pode viver em pares, em pequenos grupos de 4 a 8 indivíduos, ou até mesmo ser solitário. Realiza migrações regionais seguindo o período de frutificação de algumas plantas - e pode seguir bandos mistos de aves. Durante a frutificação do palmito (Euterpe edulis), seu alimento favorito, pode-se observar grupos de Selenidera maculirostris nas proximidades dessa palmeira. Como os demais araçaris, vários indivíduos costumam dormir juntos em um mesmo buraco de árvore. Quando o araçari canta, o som que ele emite é muito engraçado, algo como “kulik-kulik-kulik”, sempre pela madrugada ou à tarde.
Habitat:  copa de florestas úmidas, em seu interior e nas bordas. 


 Tucano Araçari-Mulato (Pteroglossus beauharnaesii)
Família: Ramphastidae 
Espécie: Pteroglossus beauharnaesii
Comprimento: 42 cm
Peso: 280gr
Características: possui pequenas protuberâncias em franjas dos lados. O bico é relativamente curto e a cauda longa nesta espécie. Ambos os sexos apresentam penas negras e brilhantes, modificadas no alto da cabeça, de modo que lembram um cabelo encaracolado. Apresenta a região perioftálmica azul, com vermelho-rubi acima e atrás dos olhos, que, por sua vez, tem a íris vermelha. A linha basal do bico é de cor marrom alaranjado, e a mandíbula tem cor marfim, mas vai adquirindo cor laranja, gradualmente, até a ponta do bico. O cúlmen apresenta cor laranja, que expande distalmente. A maxila trás uma faixa marrom que vai ficando mais fina, dos lados, e o serrilhado do bico tem a coloração branco marfim. O uropígio é vermelho, assim como a parte superior do dorso. O restante da região dorsal é verde escuro. Garganta de tom pálido, com penas amarelas quase brancas, com as extremidades negras. A região ventral é amarelada, e pode haver uma cinta na parte inferior do peito, de coloração vermelha e preta. As coberteiras da cauda são amareladas e pode haver também penas vermelhas. A Fêmea apresenta o bico um pouco menor que o macho. É considerado, por alguns especialistas, o mais bonito representante da família dos tucanos e araçaris. 
Ocorrência: Presente na Amazônia brasileira ao sul dos rios Solimões e Madeira (Amazonas) e nos altos cursos dos rios Tapajós e Xingu (Mato Grosso).  Também na Bolívia, Peru e Colômbia
Alimentação: frutos de palmeiras e de outras árvores altas. Os preferidos são os palmitos juçara e açaí, bacabas, figueiras, goiabas e araçás, becuínas e ucuúbas, mandioqueiras e carurus. Alimenta-se também de insetos, e filhotes e ovos de outras aves, que provavelmente levam como fonte de proteína à sua prole nos ninhos.
Habitat:  copa de florestas altas de terra firme e em florestas de galeria.
Hábitosvive  aos pares ou em grupos tanto no interior como nas bordas de florestas geralmente abaixo dos 500 m, mas podendo ser encontrado até 900 m de altitude na região dos Andes. Vive aos pares ou em grupos de até 3 a 12 indivíduos, em busca de árvores frutíferas. Esses grupos atacam vigorosamente ninhos de Cacicus cela.


Tucano Araçari-miudinho de Bico Riscado (Pteroglossus inscriptus)
Família: Ramphastidae 
Espécie: Pteroglossus inscriptus
Comprimento: 33 cm
Peso: 140gr
Características: possui a parte superior escura. A parte traseira, asas e cauda são verde-escuras, e o peito e barriga são amarelos. A rabadilha (uropígio) é vermelha. Tem o bico típico de um tucano. A maxila é principalmente amarelo ou amarelo, com uma série de marcas verticais (“riscos”), e uma ponta preta; o padrão da mandíbula varia geograficamente, e podem ser primariamente amarelo ou (na subespécie oriental) inteiramente preto fosco. As íris são vermelhas ou vermelho acastanhado, a pele ao redor dos olhos apresentam área de pele nua que rodeia a olho, faixa azul acima e diante do olho, com um sinal triangular vermelho atrás e abaixo da parte de trás do olho.
Hábitos: vive solitário, aos pares ou em pequenos grupos na copa de florestas altas de terra firme, tanto em seu interior quanto nas bordas, várzeas, florestas de galeria, capoeiras e clareiras. Apesar de viver em florestas, aventura-se em descampadose pomares em busca de árvores frutíferas.. É possível que os grupos sejam formados por membros da mesma família. É grande predador de ninhos e pode descer ao sub-bosque para seguir correições de formigas.
Ocorrência: Presente principalmente no Brasil, na maior parte da Amazônia e nos estados de Pernambuco e Alagoas. Encontrado também na Bolívia e Colômbia. 
Habitat: Comum na copa de florestas altas de terra firme, tanto em seu interior quanto nas bordas, várzeas, florestas de galeria, capoeiras e clareiras. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...